Início » Rio Grande do Sul » Riozinho


Riozinho - Rio Grande do Sul



Riozinho faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se a uma latitude 29º38′28" sul e a uma longitude 50º27′09" oeste, estando a uma altitude de 90 metros. A população avaliada em 2004 era de 4 421 habitantes. Possui uma área de 236,95km². É um município que conta com as águas do rio dos Sinos.

O município foi colonizado a partir de 1875 por famílias de imigrantes húngaros, poloneses, prussianos e suécos. Por volta de 1890 famílias italianas e alemãs começaram a se instalar no local.

A denominação de Riozinho provém de um pequeno rio existente na localidade de que a divide em duas partes.

História da cidade de Por volta de 1875, chegaram a Riozinho famílias de imigrantes alemães, húngaros, poloneses, prussianos e suecos, somando ao todo cerca de 200 famílias, em 1890 somaram-se às famílias já existentes no local, outras de descendência italiana e novas levas de famílias alemãs, ficando a formação étnica de Riozinho constituída por: 80% italianos; 10% de alemães; 5% poloneses; 5% mestiços. Antes da colonização do município, já existiam índios, que deixaram vestígios, como cavernas, instrumentos de trabalho e marcas nas pedras. Atualmente, existem descendentes dessas famílias indígenas que moram na mata virgem do alto da serra. Com o passar do tempo, a comunidade foi se desenvolvendo e criando condições para emancipar-se, a luta emancipacionista transcorreu com apoio da comunidade e em 10 de Abril de 1988, realizou-se o plebiscito de emancipação, sendo criado oficialmente o município de Riozinho, pela lei estadual nº 8603, sendo a Comissão Emancipacionista composta pelos seguintes membros: Presidente Vivaldino Pires da Silva, Vice-Presidente: Antônio Carlos Colombo, 1º Secretário: Gilberto Rogério Saletti, 2º Secretário: Enor Antônio Colombo, 1º Tesoureiro: Clédio Fernandes Colombo, 2º Tesoureiro: Olindo Paraboni, Conselho Fiscal: Paulo Ricarte de Paula e Silvio Luiz Lucini.

A comunidade Riozinhense costuma comentar que DEUS foi generoso ao lhes privilegiar com as belezas naturais que existem no município, sendo nada menos que aproximadamente 14 quedas d′água, conjugadas à beleza da Mata Atlântica e da serra próxima ao mar. Verdadeiro santuário ecológico, estas belezas naturais são um convite à exploração de suas trilhas naturais, lagos, rios, cascatas e cachoeiras, conservando seu ambiente natural, juntamente com inúmeras espécies de árvores e peixes.

Em dias de boa visibilidade e sem nebulosidade, do ponto mais alto do Município- da serra KM 50, é possível avistar o litoral. A altitude ainda reserva os encantos próprios da região serrana. Durante o inverno, com suas baixas temperaturas, há ocorrência de neve.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOSé ROBERTO ALVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Riozinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Riozinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: