Início » Rio Grande do Sul » Caraá


Caraá - Rio Grande do Sul



Caraá faz parte do estado do Rio Grande do Sul, onde se encontra a nascente do rio dos Sinos. Originou-se de Santo Antônio da Patrulha, sendo emancipado e decretado criado em 28 de dezembro de 1995, através da Lei Estadual nº 10.641. O Município foi instalado no dia 1º de janeiro de 1997.

Os primeiros habitantes de Caraá foram os indígenas que deram o nome à localidade, devido à farta existência de um produto que servia de matéria prima para seus artesanatos, esse produto, era uma planta, que denominava caraá, uma taquara fina utilizada para ornamentação.

História da cidade - Caraá Rio Grande do Sul - RS

Caraá teve como primeiros habitantes os índios, conforme vestígios encontrados pelos arqueólogos em algumas cavernas, grutas e sítios arqueológicos.

Bem mais tarde, chegaram os lusos-açorianos, iniciando um povoamento esparso, principalmente nas trilhas de tropeiros que desciam a serra em busca de terras baixas do litoral para se dirigirem a São Paulo.

Entretanto, sua colonização realmente começou com a chegada dos imigrantes e com incentivos do governo federal promovendo a Vila Nova, em 1888, que trouxe mais progresso para o município, através de muitos imigrantes, principalmente italianos que aqui se estabeleceram. Para cá se dirigiram talvez por encontrarem semelhança geográfica e climática com sua terra natal, possibilitando uma vida mais rica e saudável, conseguido com muito trabalho e persistência. Outras etnias formadoras do Caraá foram austríacos, alemães e poloneses que deixaram uma grande descendência,

Gentílico: caraáense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rio dos Sinos, pelo ato municipal nº 29, de 15-03-1910, subordinado no município de Santo Antônio da Patrulha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito permanece no município de Santo Antônio da Patrulha.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito figura no município de Santo Antônio.

Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o distrito de Rio dos Sinos figura no município de Santo Antônio como zona de Pedra Branca com a denominação de Pedra Branca (ex-Rio dos Sinos).

Pelo decreto-lei federal nº 1307, de 31-05-1939, em substituição ao decreto estadual nº 7643, de 28-12-1938, é criado o distrito de Caraá, criado com terras do antigo território de Rio dos Sinos e anexado ao município de Santo Antônio. .

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Caraá, figura no município de Santo Antônio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 709, de 26-09-1977, o município de Santo Antônio passou a denominar-se Santo Antônio da Patrulha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caraá, pela lei estadual nº 10641, de 28-12-1995, desmembrado de Santo Antônio da Patrulha ex-Santo Antônio. Sede no antigo distrito de Caraá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datado de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Caraá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Caraá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: