Início » Rio Grande do Sul » Imbé


Imbé - Rio Grande do Sul



Imbé faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

A praia é muito procurada por esportistas, devido às ondas que se formam nas suas águas. Os melhores picos se encontram no calçadão.

O animal-símbolo do município é o boto (Tursiops truncatus).

História da cidade de Imbé

A origem do núcleo populacional de Imbé surgiu, segundo relatório da Comissão Emancipacionista, a partir da povoação da margem do Rio Tramandaí por pescadores por volta do século XVII.

Sabe-se que, anteriormente, as terras de Imbé tiveram vários proprietários. Alguns anos depois, estas terras foram vendidas a Jorge José Mury e, após sua morte, em 1941, foram negociadas com os Srs. Mariah e Bergamaschi, instituindo o loteamento que até hoje estrutura a localidade.

Após o loteamento, alguns pescadores recorreram a ação judicial, sendo, dessa forma, assentados no outro lado do Rio Tramandaí, junto a Laguna do Armazém.

O topônimo é de origem indígena e significa trepadeira. é o nome de uma planta abundante na região antes do loteamento. Também conhecida também como cipó-imbé, banana de imbé ou também costela-de-adão.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Imbé, pela Lei Estadual n.º 8.600, de 09-05-1988, desmembrado de Tramandaí. Sede no atual distrito de Imbé (ex-zona urbana de Tramandaí). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município me constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Imbé: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Imbé? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: