IBM diminui a presença regional no Brasil | Notícias
As empresas falam mais quando estão ampliando as operações. Em 2010, por exemplo, a IBM convocou jornalistas de todo o país para o seu centro em Hortolândia, no interior de São Paulo, para anunciar a ampliação da sua presença direta para 20 cidades brasileiras, como parte de uma estratégia para ampliar a relevância das vendas fora do eixo Rio-São Paulo.
De maneira típica, a IBM não divulgou na época a lista completa das cidades, mas ela incluía um reforço da presença em capitais como Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Belém e Vitória, e a estreia em cidades pólo como Ribeirão Preto, Uberlândia e Caxias do Sul.
Os novos destinos foram escolhidos pelo potencial de compra de TI do mercado na época. Mas era outro mercado e também outra IBM.
Nos anos seguintes ao anúncio de Hortolândia, a IBM começou um grande reposicionamento mundial, colocando maior ênfase em tecnologias em alta como cloud, inteligência artificial, segurança, blockchain e computação quântica,
Como fazer
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online