Início » Minas Gerais » São Vicente de Minas


São Vicente de Minas - Minas Gerais



São Vicente de Minas é uma cidade no interior do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas e Microrregião de Andrelândia e. encontra-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 299km. Ocupa uma área de 392,067 km², sendo 1,6859km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2011 era de 7073 habitantes, sendo então o 464º mais populoso do estado mineiro.

A sede tem uma temperatura média anual de 20,7°C e na vegetação do município predomina a mata atlântica. Com uma taxa de urbanização da ordem de 88,4%, o município contava, em 2009, com oito estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,769, considerando como médio em relação ao estado.

Na área da cultura e lazer, destaca-se na realização de diversos eventos anuais, como o Carnaval de São Vicente de Minas, em fevereiro ou março, ou a Festa de São Vicente Ferrer, realizada em abril. Possui ainda alguns atrativos turísticos de valor cultural ou histórico, como a Igreja Matriz de Vicente Ferrer ou os componentes da Fazenda do Espírito Santo. A culinária também tem grande relevância, tendo destaque principalmente na produção de queijos finos.

História da cidade de A exemplo de grande número de municípios mineiros, São Vicente de Minas, originou-se da devoção por uma imagem encontrada à margem de um pouso ou trilha de tropeiros. Diz-se que mais ou menos no início do século XIX um empregado de grande fazendeiro local - Francisco José de Andrade Melo - encontrou à beira de uma nascente a imagem posteriormente identificada como de São Vicente Férrer. O proprietário das terras, homem extremamente devoto, mandou erigir uma ermida em honra ao santo, sendo que depois foi construída uma capela em lugar mais apropriado. Á sombra dessa capela, que se tornou então o centro das atividades sociais da redondeza, cresceu e prosperou o primeiro núcleo, base do futuro arraial de São Vicente Férrer.

Em maio de 1856, São Vicente Férrer, foi elevado à freguesia e consequentemente também a distrito, pela Lei provincial número 762. O Decreto Lei Estadual número 148, de 17 de dezembro de 1938 alterou o topônimo para Francisco Sales, elevando-o à categoria de município. A Lei 1.039, de dezembro de 1953, alterou novamente o nome do município para São Vicente de Minas. Á termo da Comarca de Andrelândia.

LOCALIZAÁÁO - Situa-se o município na Zona Sul do Estado de Minas Gerais. O aspecto geral do seu territórió é montanhoso. Sua área é de 392,56 quilômetros quadrados. A sede municipal, a 961 metros de altitude, tem como coordenadas geográficas 21o° 42′ de latitude Sul e 44o° 26′ 40" de longitude W. Gr.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOÁO BOSCO DOS REIS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Vicente de Minas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Vicente de Minas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: