Início » Minas Gerais » São Gonçalo do Sapucaí


São Gonçalo do Sapucaí - Minas Gerais



São Gonçalo do Sapucaí faz parte do estado de Minas Gerais. Apresenta em sua história importantes personagens como Barão do Rio Verde, Raimundo Correia e Bárbara Heliodora.

Sua população em 2010 era de 23 895 habitantes, conforme dados do IBGE

A cidade está localizada às margens da Rodovia Fernão Dias, no sul do Estado. Faz divisa com os municípios de Campanha, Cordislândia, Careaçu, Monsenhor Paulo e Turvolândia.

História da cidade de NOTAS HISTÁRICAS:

Atraídos pelas minas de ouro que tomaram os nomes de Ouro Fala e Santana do Sapucaí, os bandeirantes Bento Correia de Melo, Francisco Bento Lustoza e Dionísio da Fonseca Reis chegaram a região, por volta de 1.740, na fase aurífera do Brasil-Colônia, iniciando a povoação. O povoado expandiu-se e no "Ciclo do Ouro" as mineraçãoes antigas, a cargo de companhias francesas, colocaram a região em evidência merecendo, inclusive, a visita da Princesa Isabel e do Conde D`Eu, que chegou a ser proprietário de terras de mineração no município.

Cidade histórica, ligada à Inconfidência Mineira, pois ali residia e era proprietário de terras de mineração o Inconfidente Alvarenga Peixoto. Após a prisão e ao confisco dos bens do Inconfidente, sua esposa, Bárbara Heliodora, passou a residir no Arraial. A cidade guarda os restos mortais daquela que foi considerada a Heroína da Inconfidência Mineira, falecida em 24 de maio de 1.819.

Passada a fase aurífera e exauridas as minas a agropecuária passou a ser a principal atividade desenvolvida na região, destacando-se a cafeicultura e a produção de leite.

O primitivo nome do Povoado foi São Gonçalo da Campanha do Rio Verde. Em 1.743 foi elevado à categoria de arraial. Passou a denominar-se São Gonçalo do Sapucaí em 1.880.

O topônimo do município faz referência ao santo Padroeiro da Cidade, acrescentando-se a ele o nome do rio Sapucaí, que passa na localidade.

GENTÁLICO: Sãogonçalense.

FORMAÁÁO ADMINISTRATIVA:

O distrito foi criado em 19 de outubro de 1.878, pela Lei Provincial n.oº 2.454 e o Município, em 03 de janeiro de 1.880, pela Lei Provincial n.oº 2.556.

Na ocasião, figurou com os distritos de São Gonçalo do Sapucaí (Sede), Paredes do Sapucaí, Retiro, Santa Isabel e Volta Grande. Atualmente, compãoem-no os distritos de: São Gonçalo do Sapucaí (Sede), Ferreiras e Ribeiros.

A comarca foi criada em 27 de julho de 1.889. Atualmente, é de 2oª entrância e sua jurisdição abrange os termos de São Gonçalo do Sapucaí, Careaçu, Cordislândia, Heliodora e Turvolândia.

Fonte: Monografias do IBGE. Agência do IBGE em Varginha.

Autor do Histórico: ROBERTO LEMES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Gonçalo do Sapucaí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Gonçalo do Sapucaí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: