Início » Minas Gerais » Cordislândia


Cordislândia - Minas Gerais



Cordislândia faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 3 528 habitantes e em 2007 de 3 570 habitantes, segundo dados do IBGE.

Por volta do ano de 1860 o fazendeiro de origem pernambucana José Paredes Viana e residente na Fazenda Ipiranga, fundou um povoado com sob o nome de "Paredes". O solo fértil e com facilidade para a formação de lavouras atraiu novos moradores, que foram se reunindo sistematicamente na região. Após edificado o arraial, Joaquim Silvério Grilo e José Máximo fizeram doações de terrenos para a instalação de igreja e cemitério, além das primeiras edificações. Já no ano de 1889 o local era servido por uma escola, tendo como professora D. Vitalina Pereira.

Logo a cidade seria servida por Agência Postal tendo Francisco Tomaz Arantes como agente. Em 30 de agosto de 1911 é criado o distrito de Paredes do Sapucaí através da lei estadual 556 de 1911, e este anexado ao município de São Gonçalo do Sapucaí. Em 1930 é inaugurada a iluminação elétrica e em 1945 criada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Em 30 de dezembro de 1962 foi mudada a denominação para Cordislândia. Pela lei 2764 de 30 de dezembro de 1962 se dá o desmembramento do município de São Gonçalo do Sapucaí, e é então criado o município de Cordislândia (do latim cor), topônimo alusivo ao padroeiro Sagrado Coração de Jesus. O município foi instalado em 1º de março de 1963.

História da cidade de A região banhada parcialmente pelo rio Sapucaí, onde está incrustado o Município, teve os bravos índios Abatingueiras como seus primitivos habitantes, sendo eles, posteriormente, eliminados pelos Cataguás.o Quanto ao território cordislandense, sem registros seguros da presença indígena, recebeu o colonizador branco a partir de 1.860, quando o fazendeiro José Paredes Viana, pernambucano que residia na Fazenda Ipiranga, localizada nestas paragens,o fundou um povoado com a denominação de Paredes.o Contemplado com solo fértil o território foi logo povoado graças ao afluxo de novos moradores, atraídos pela facilidade de formação de lavouras.o Algum tempo após o início da edificação do arraial,o Joaquim Silvério Grilo e José Máximo doaram terrenos para as primeiras construçãoes, inclusive o cemitério e a igreja.o Em 1.889, instalava-se uma escola tendo D. Vitalina Pereira como professora e, logo a seguir, criava-se a Agência Postal sendo seu agente o Sr. Francisco Tomaz Arantes.o Em 1.930, inaugurava-se a iluminação elétrica.o Em 1.945 era criada a Paróquia, tendo o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro.o Ainda hoje, a principal atividade econômica do município é a agropecuária, com a produção de café e leite.O nome de Paredes do Sapucaí foi adotado em 1.911, em substituição ao primitivo nome de Paredes. Com a criação do município, em 1.962, foi mudado para a denominação atual de Cordislândia.o O topônimo, que significa terra do coração, originou-se de homenagemm prestada ao padroeiro da cidade, Sagrado Coração de Jesus.GENTÁLICO: Cordislandense.FORMAÁÁO ADMINISTRATIVA:O distrito, com a denominação de Paredes do Sapucaí e pertencendo ao município de São Gonçalo do Sapucaí, foi criado pela Lei n.oº 556, de 30 de agosto de 1.911.O município foi criado pela Lei n.oº 2.764, de 30 de dezembro de 1.962, alterando-se a denominação de Paredes do Sapucaí para Cordislândia. Trata-se de município de distrito único.

Fonte: Monografias do IBGE Agência do IBGE em Varginha/MG

Autor do Histórico: ROBERTO LEMES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cordislândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cordislândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: