Início » Minas Gerais » Caparaó


Caparaó - Minas Gerais



Caparaó é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. A população avaliada em 2004 era de 5 374 habitantes. O município está a 27km de distância da cidade de Carangola.

"Caparaó" é um termo tupi que significa "mar azul da mata", através da junção dos termos ka′a ("mata"), pará ("mar") e oby ("azul").

Em fins de 1842, chegou até a região do Rio Caparaó Antônio Dutra de Carvalho, refugiado político da malograda Revolução de Santa Luzia e que, para fugir das tropas de Caxias, empreendeu uma retirada de Queluz, hoje Conselheiro Lafaiete. Conseguiu trazer todos os seus escravos, familiares, gados e pertences, criando um núcleo de povoamento.

História da cidade de CAPARAÁ - Minas Gerais - MG

Gentílico: CAPARAOENSE

Os índios que habitavam a região eram provenientes da Província do Espírito Santo e chegaram até estas terras por expansão da colonização oriunda do litoral.

Em fins de 1842 chegou até a região, abrangida pelo rio Caparaó, um indivíduo chamado Antônio Dutra de Carvalho, conhecido como Coronel Dutrão. Era refugiado político da malograda Revolução de Santa Luzia e que, para fugir das tropas de Caxias, empreendeu uma retirada de Queluz, hoje Conselheiro Lafayete. Conseguiu trazer todos os seus escravos, familiares, gados e pertences, criando um núcleo de povoamento.

O fator determinante da colonização foi a fertilidade da terra, surgindo grandes fazendas que se dedicavam à cultura cafeeira e, com a descoberta do caolim, mica e feldspato, a povoação teve um grande surto de desenvolvimento. O povoado cresceu, principalmente a partir de 1913, quando a ferrovia The Leopoldina Railway Company Limited atingiu a localidade com seus trilhos, quando da construção do ramal que levaria a Manhuaçú.

O topônimo "Caparaó" é uma corruptela de yg-apara-og, que significa "a casa do rio torto". Outra versão aponta ser a corruptela de "caa-apara" que significa "o pau torto" ou "a folha morta". Existe também a versão de "ur-apara", ou seja, "o rio torto".

O rio José Pedro, que nasce na Serra do Caparaó, nas imediaçãoes do Pico da Bandeira, estabelece, até alguns quilômetros abaixo, os limites dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Seu nome está ligado ao lendário bandeirante José Pedro que, subindo o Rio Doce, resolveu explorar o rio Manhuaçú e após abandoná-lo penetrou pelo rio que recebeu o seu nome, e subiu-o até as proximidades de Pequiá, no Espírito Santo, cravando no tronco de uma árvore milenar a inscrição que se tornou célebre: "Até aqui chegou José Pedro".

FORMAÁÁO ADMINISTRATIVA E JUDICIÁRIA:

O Distrito de Caparaó foi criado pelo Decreto-Lei n.oº 148 de 17/12/1938. O Município foi criado pela Lei n.oº 2.764 de 30/12/1938, desmembrando-se do município de Espera Feliz.

Sua divisão territorial e administrativa é compreendida somente pelo distrito sede.

O Termo jurisdiciona-se à Comarca de Espera Feliz.

Fonte: ROGÁRIO CARELLI - Prof. História Contemporânea - Fundação FAFILE-UEMG Carangola. Sócio-correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Autor do Histórico: OSCAR TONA JÁNIOR

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Caparaó: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Caparaó? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: