Início » Minas Gerais » Manhumirim


Manhumirim - Minas Gerais



Manhumirim faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 21.429 habitantes.

É uma cidade pequena, de tradição católica e possui a primeira igreja da América Latina construída exclusivamente de concreto armado, a Igreja Matriz do Bom Jesus. Manhumirim encontra-se a cerca de 49 Km da cidade de Carangola.

"Manhumirim" é um termo de origem tupi. Sua significação é controversa: alguns acreditam que significa "chuva pequena" (manã-mirim). Outros, que significa "pequeno campo da chuva" (através da junção de amana, "chuva", nhum, "campo" e mirim, "pequeno".Ou até mesmo, simplesmente, rio pequeno.). Atualmente, a cidade é carinhosamente apelidada de Miami e "Maiamirim".

História da cidade de Manhumirim

A cidade teve sua origem em 1808, quando recém chegado ao Brasil, D. joão VI mandou abrir uma estrada ligando Vitória, no Espirito Santo, à então capital mineira Vila Rica para facilitar a passagem por entre as matas, serras e rios.

Pontos de apoio foram estabelecidos em determinados locais com a finalidade de servir de abrigo para diligências que passavam pelo local levando notícias e suprimentos. Esses pontos de apoio eram chamados de quartéis, e um deles ficava exatamente onde hoje se encontra a cidade de Manhumirim.

Manhumirim é um nome de origem indígena , mais precisamente tupi-guarani, que significa "rio pequeno" ou "chuva pequena"devido a baixa incidência de chuvas no local.

O primeiro núcleo desbravador surgiu em 1865, quando Manoel Francisco de Paula Cunha, português, desertor da guerra do Paraguai foi refugiar-se nessas terras até então desabitadas.

Manoel, muito devoto, fez uma doação de um terreno para a construção de uma igreja em homenagem ao Bom Jesus, ficando o povoado com o nome de Bom Jesus do Pirapetinga.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 16 de março de 1924, emancipou-se de Manhuaçu, recebendo o nome de Manhumirim.

Fonte: História de Manhumirim - Município e Paróquia. v. I,II,III BOTELHO, Pe. Demerval Alves. O Lutador.

Autor do Histórico: Rafael Moreira de Oliveira e Souza

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Manhumirim: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Manhumirim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: