em

Criar e Compartilhar Fake News pode Virar Crime!

1-pessoa lendo um jornal de fake news
Imagem: Freepik

As redes sociais são ótimas para manter o contato com aquele amigo que está longe, conferir como está a família e para entretenimento, principalmente nos períodos de isolamento social.

No entanto, é muito comum ver diversas notícias e correntes sendo espalhadas (principalmente nos tradicionais grupos de WhatsApp) com conteúdos duvidosos, a famosa fake news.

Muitas pessoas recebem essas informações de terceiros e acabam repassando-as, por considerar que é importante. No entanto, é aí que mora o grande perigo! O primeiro malefício é que a notícia não vem de uma fonte segura (ou seja, você pode estar compartilhando uma mentira!) e o segundo é que pode prejudicar (e muito) a vida das pessoas que confiaram na sua mensagem e clicaram nos links duvidosos.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Confira Sempre a Veracidade das Informações

Antes de sair publicando e repassando informações, confira se a notícia é verdadeira ou se você estará apenas compartilhando uma fake news. Uma simples busca no Google já é o suficiente para avaliar isso.

Fique Atento aos Links Duvidosos

Sempre que você receber uma mensagem contendo algum link para baixar algum material, entrar em contato com uma empresa ou qualquer outra ação, desconfie! Novamente: confira se a fonte é confiável antes de clicar ou repassar essa informação.

Isso porque você pode ser alvo de hackers, que invadem o seu sistema e acessam os seus dados para realizar empréstimos e compras no seu nome, implementar algum vírus que deleta as informações do seu dispositivo, acessar a sua conta bancária e muito mais.

Além de não clicar nos links duvidosos, outra forma de prevenir que os seus dados sejam roubados é investir no melhor antivírus para PC ou celular. Assim, você tem a certeza de que o seu dispositivo está sempre bem protegido e bloqueará qualquer ameaça.

Entenda o Projeto de Lei que Punirá quem Cria e Divulga Fake News

Infelizmente, as fake news sempre existiram. Porém, com a pandemia, houve um aumento nesse tipo de informação maldosa, por isso, foi criado pela deputada federal Rejane Dias (PT-PI) o PL 2389/2020, que tem como objetivo deter e punir as pessoas que criam e compartilham mensagens falsas sobre a pandemia do COVID-19.

Isso porque, entende-se que as notícias falsas induzem a interpretação e um pensamento errado sobre tudo o que está acontecendo. Além disso, existem muitas mensagens, como tratamentos de saúde, que são compartilhados sem que haja uma comprovação científica, ou seja, não funcionam. Assim, põe em risco a vida da população.

Com relação à detenção e a multa, elas variam de acordo com a gravidade da informação. Por enquanto, o PL está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

O que você acha sobre o projeto de lei? Compartilhe nos comentários sua opinião!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Rotina Digital.

 

Deixe uma resposta