em

Cientistas acreditam que o tempo está desacelerando

Seria possível que o tempo esteja desacelerando? É isto que sugere um estudo de um pesquisador espanhol

De acordo com a Teoria do Big Bang, altas temperaturas e densidade deram início a expansão do universo que duraria até hoje.

Estudos da desaceleração do tempo tiveram como base as ondas sonoras


José Senoville e sua equipe que trabalha na Universidade do País Basco tiveram as pesquisas sobre a desaceleração do tempo iniciadas a partir do Efeito Doppler, que é um fenômeno físico observados nas ondas sonoras quando emitidas ou refletidas por um objeto que está se movimentando em relação ao observador.

A sensação é que quanto mais o observador se afasta, o som vai ficando cada vez mais “lento”. A explicação para isso é que as ondas são influências pelo movimento do veículo e diminuem sua frequência. Assim, são ouvidas de modo diferente.

Considerando que o Efeito Doppler é o ponto de partida para os estudos de José Senoville, não há dúvidas de que o universo está em expansão. Isso pode ser observado ao fazer a análise da luz emitida por essas formações, que se assemelha ao que acontece com o som de uma ambulância em movimento, por exemplo.

Senoville observou que as galáxias que estão mais distantes da terra apresentam desvios que tendem para o vermelho. As que estão mais próximas se movem de forma mais rápida.

Logo, ao considerar que o tempo está cada vez mais lento, a luz também chegaria até a gente em uma frequência menor.

A hipótese de o tempo estar mais lento é motivo de debate

Pode parecer uma teoria maluca, mas admitir isso resolve alguns problemas recorrentes e lança luz a outros.
Ao considerar que o tempo está desacelerando, é necessário considerar um motivo para que haja a expansão do universo.

Nesta discussão entra a chamada “energia escura”, que se trata de algo que nunca foi observado e ocupa cerca de 68% do Universo.

Assim, se o tempo está mesmo sendo reduzido, não é preciso considerar a energia escura para a expansão do universo, pois a diminuição da velocidade do tempo é justificada pela Teoria das Cordas.

 

A teoria considera que o universo existe em uma espécie de membrana e no interior de um espaço com várias dimensões.

Esta membrana é chamada de brana e nós vivemos um uma dimensão que possui uma dimensão temporal e três espaciais.

Esta dimensão é a realidade das pessoas que vivem na Terra. Contudo, outras realidades podem ter diversas dimensões temporais ou até mesmo nenhuma.

O conhecimento dos cientistas sobre o assunto ainda é bastante raso. Entretanto, na teoria, é possível que em outras membranas as dimensões podem ser transformadas umas nas outras, o que possibilitaria a mudança de tempo para espaço.

É esta transformação que se especula que esteja ocorrendo na nossa dimensão. Se for assim, o Universo está parando no tempo até o ponto em que vamos viver em quatro dimensões de espaço.

É possível que o tempo já está sendo desacelerado

É provável que nós já estejamos sofrendo uma redução de velocidade do tempo. Mas, é tão pequena que somente analisando em uma escala de bilhões de anos será possível visualizar o fenômeno.

O estudo de Senoville apontou que a expansão da Universo está sendo acelerada. Entretanto, ao observar a energia escura pode se encontrar evidências de que a brana está sendo mudada e, com isso, o tempo está sumindo.

O fato é que o Universo ainda é um grande mistério e a evolução da tecnologia ajuda os cientistas a entenderem melhor o processo.

Em relação à redução da velocidade do tempo, pelo visto não temos que nos preocupar, pois esta é somente uma teoria e, ainda que seja real, será preciso bilhões de anos para o tempo parar totalmente.

Deixe uma resposta