em

Conheça os tipos de hepatite e saiba como tratar

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por intoxicação de remédios, álcool ou outras drogas. A hepatite também pode ser causada por vírus.

As chamadas hepatites virais são classificadas por letras do alfabeto, sendo a A, B, C, D.

Os sintomas da hepatite A, B e C

As formas de hepatites frequentemente podem não apresentar sintomas. Mas, quando apresentam há relatos de:

  • Desconforto e dor abdominal;

  • Dores musculares;

  • Fadiga;

  • Febre;

  • Urina escura;

  • Pele e olhos amarelados;

  • Náuseas, perda de apetite e vômitos.

Na hepatite C, o doente pode também ter coceira e sangramento no estômago e esôfago.

Como o diagnóstico da hepatite é feito

É muito importante procurar o médico, já que o diagnóstico precoce da hepatite C pode evitar que a doença evolua para cirrose.

Há testes rápidos para doença que os resultados saem em até uma hora. Esses testes, que estão disponíveis nos serviços públicos de saúde, são apenas para a hepatite B e C.

O exame para a hepatite também faz parte do pré-natal. Se a mulher grávida for diagnosticada com a doença, ela recebe o tratamento ainda durante a gestação.

Como prevenir a hepatite

A vacina é a forma mais eficaz de proteção para a hepatite A e B. Quem se vacina para o tipo B acaba recebendo imunização também para o tipo D. A vacina para hepatite A e B está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A hepatite C não possui vacina. Assim, a prevenção deve ser feita evitando o contato com sangue contaminado, que pode ocorrer a partir do compartilhamento de objetos cortantes e o sexo desprotegido.

A cura para a hepatite C é feita com medicamentos e possui 95% de eficiência.

Como ocorre a transmissão da hepatite


A transmissão da hepatite pode ocorrer a partir do contato com o sangue por meio do compartilhamento de seringas, agulhas, alicates de unha, lâminas de barbear e outros objetos.

Por isso, ambientes hospitalares, laboratoriais e odontológicos devem estar de acordo com o uso de materiais descartáveis. O mesmo vale para os estúdios de piercing e tatuagem.

O contágio que pode ocorrer durante a gravidez ou o parto é chamado de Transmissão vertical.

A transmissão também pode ocorrer a partir da transfusão de sangue ou hemoderivados. Esse tipo de contágio é considerado raro, já que atualmente há um controle maior e melhores tecnologias para o tratamento do sangue.

Quais os tratamentos para as hepatites


A hepatite C possui é curável em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. O tratamento é feito com remédios.

As hepatites do tipo B e D possuem tratamento e podem ser controladas evitando que haja a evolução para câncer de fígado ou cirrose.

Já a hepatite A é uma doença aguda que o tratamento é feito a base de repouso e dieta. A melhora ocorre em poucas semanas e a pessoa fica imune ao vírus, isto é, não terá uma nova infecção.

É essencial que hepatites virais sejam acompanhadas para que as infecções não se agravem.

Deixe uma resposta