em

As 5 aves mais velozes do mundo

As aves certamente são os animais que conseguem atingir as maiores velocidades em voo. Isso porque, a aerodinâmica das asas longas e seus bicos alongados concedem sustentação para que esses animais atinjam velocidades altíssimas.

Confira as 5 aves mais rápidas em voo do planeta.

5° – Andorinhão-mongol

O andorinhão-mongol é uma ave que alcança velocidades de até 170 km/h

O andorinhão-mongol (Hirundapus caudacutus), também conhecido como rabo-de-agulha, pode ser encontrado na Austrália, Japão, Mongólia e China, sendo uma ave muito veloz que alcança velocidades de até 170 km/h.

Esta ave possui pernas muito curtas e, por isso, usam somente as asas para se agarrar em superfícies verticais.

O andorinhão mongol constrói seu ninho em árvores ocas ou fendas de rochas. Essa espécie se alimenta de pequenos insetos e passa grande parte de sua vida no ar.

4° – Falcão-gerifalte

As aves da espécie falco rusticolus podem atingir 209 km/h em voo vertical

Presente nos países da América do Norte, Europa e Ásia, vivendo nas montanhas e tundras.

Esta espécie de falcão chega a atingir 209 km/h em voo vertical e 130 km/h em voo horizontal.

Esta ave tem mais de 60 cm de altura e cerca de 1,6 kg, sendo considerada uma das maiores espécies de falcão do mundo.

O falcão-gerifalte (Falco rusticolus) se alimenta de outras aves, pequenos mamíferos e até mesmo carniça, sendo capaz de caçar presas que tenham até três vezes o seu peso por ser bom de briga e matá-las em solo.

3° – Andorinhão-real

O andorinhão-real consegue atingir 250 km/h em seu voo

O andorinhão-real (Tachymarptis melba) é facilmente identificado pelo seu ventre branco, sendo o maior dos andorinhões europeus. Ele pode ser visto principalmente em regiões de zonas rochosas.

Essa ave passa boa parte de seu tempo voando em busca de insetos para a alimentação.

O andorinhão-real pode ser encontrado no sul do continente europeu, África e Índia e consegue atingir 250 km/h em seu voo.

2° – Águia-real

Em mergulhos, a águia-real pode atingir velocidades que variam entre 240 km/h e 320 km/h

Ave de rapina europeia, a águia-real (Aquila chrysaetos) pode ser vista em boa parte da Europa, Ásia, Norte da África e grande parte da América do Norte.

A velocidade normal do voo dessa ave é de cerca de 50 km/h. Contudo, já foram registrados mergulhos que variam entre 240 km/h e 320 km/h. A águia-real voa assim em alta velocidade para capturar suas presas.

Essas aves medem de entre 60 a 100 cm e podem pesar até 12 quilos.

1° – Falcão-peregrino

Os falcões-peregrinos são as aves mais rápidas em voo do mundo

O habitat dos falcões-peregrinos (Falco peregrinus) são as zonas montanhosas e costeiras da América do Norte e na América do Sul eles surgem como ave migratória. No Brasil, essas aves são vistas frequentemente no litoral Paulista, como em Santos.

O falcão-peregrino sobe em grandes altitudes e mergulha de forma abrupta em velocidade de mais de 320 km/h. Esta ave é considerada a que consegue atingir maior velocidade em voo e também é a mais veloz do reino animal.

O choque que a presa leva ao ser atingida pelas garras do falcão-peregrino em pleno voo, faz com que ela morra de forma instantânea. A presa predileta dessa ave é o pombo-da-rocha, que é facilmente encontrada em grandes quantidades.

Os falcões-peregrinos costumam caçar sozinhos, mas também podem buscar presas em pares.

A maior velocidade do falcão-peregrino já registrada foi de 389 km/h.

Deixe uma resposta