Início » Santa Catarina » Benedito Novo


Benedito Novo - Santa Catarina



Benedito Novo faz parte do estado de Santa Catarina.

Está a 130 metros de altitude. Sua população, em 2011 era de 10.433 habitantes (estimativa - IBGE). Está a cerca de 45 km de Blumenau Municípios limítrofes:

Versão documentada Segundo registros, do Professor Julius Scheidemantel e do Pastor Nelson Weingäertner, constam referências sobre “O Rio Benedito ou Benedicto” - Benedicto em latim significa “o abençoado”. Assim, devido a sua riqueza em peixes, esse seria o responsável pelo nome da cidade Benedito Novo. No início da colonização, segundo documentos depositados na pedra fundamental da Igreja Evangélica Luterana de Benedito Indaial, as novas terras demarcadas receberam o nome “Benedito Linha Nova”. Mas já em fins de 1890 esta denominação foi alterada pela primeira e última vez em Benedito Novo. Existe ainda uma outra formulação do nome, em lugar de “Beneditto Novo” também era corrente “Benedicto Novo”. Versão popular Segundo a versão popular o nome do município de Benedito Novo originou-se da homenagem dos fundadores a um escravo foragido, de nome Benedito, uma pessoa muito generosa e prestativa. Benedito era filho do velho Benedito. O casal Benedito, residente na localidade de Carijós (Indaial), tinha vários filhos, e um deles veio residir em Benedito Novo. Esta denominação surgiu pelo modo de designar a região onde residia Benedito. O pai Benedito tinha uma canoa com a qual servia a comunidade e navegava pelo Rio Benedito - dado esse nome justamente por ele conhecer muito bem o Rio. Benedito, o novo, “filho” do velho Benedito, pode ter sido muito útil aos, considerados, pioneiros da fundação do Município: Joseph Peyerl, Johan Maus e Anton Werling. Exímio canoeiro, auxiliou os imigrantes, que, em agradecimento a ele, nomearam o local com seu nome. Diz-se também que o velho Benedito subiu o Rio Benedito e ao chegar denominou a localidade, com o nome de Benedito Novo em homenagem a nova conquista realizada .

História da cidade de Benedito Novo Santa Catarina - SC

A REGIãO que abrange o atual município de Benedito Novo fazia parte da área de colonização de Frederico Donner, quando este fundou a cidade de Timbó, então colônia de Blumenau, instalando-se na confluência dos rios dos Cedros e Benedito. Os primeiros colonizadores, de origem alemã, fixaram-se às margens do rio Benedito, entre os ribeirões Santa Rosa e das Antas, formando o primeiro núcleo onde se localiza, atualmente, a cidade de Benedito Novo. Esta colonização durou mais de 50 anos. A data da chegada dos primeiros colonizadores não é conhecida dos imigrantes poloneses e italianos, o município tomou um novo impulso, ocupando os poloneses a região rio das Antas e Pinheiros e os italianos fixandose no atuais distritos de Doutor Pedrinho e Santa Maria.

O topônimo do município tem diversas versões, mas a mais provável é que seja originário de um caboclo de nome Benedito que residia às margens do rio Itajaí, na confluência com o rio Benedito.

Em 1961, Benedito Novo foi emancipado e elevado à categoria de município, desligando-se de Rodeio.

Gentílico: benedito-novense ou beneditense

Formação Administrativa:

Em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Benedito Novo figura no município de Rodeio. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Benedito Novo, pela lei estadual nº 805, de 20-12-1961, desmembrado de Rodeio. Sede no antigo distrito de Bendito Novo. Constituído de 2 distritos: Bendito Novo e Doutor Pedrinho. Desmembrado de Rodeio. Instalado em 29-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constiuído de 2 distritos: Benedito Novo e Doutor Pedrinho. Pela lei estadual nº 1010, de 23-12-1964, é criado o distrito de Santa Maria e anexado ao município de Benedito Novo. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Santa Maria. Pela lei estadual nº 1101 de 04-01-1988, desmembra do município Benedito Novo. O distrito de Doutor Pedrinho. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Benedito Novo e Santa Maria. Pela lei nº , de , é criado o distrito de Barra São João e anexado ao município de Benedito Novo.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município e constituído de 3 distritos: Benedito Novo, Santa Maria e Barra São João. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Benedito Novo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Benedito Novo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: