Início » Santa Catarina » Blumenau

Tudo sobre Blumenau - Estado de Santa Catarina

Município de Blumenau

Informações Gerais sobre Blumenau

Qual a localização da cidade de Blumenau?

O município de Blumenau pertence ao estado Santa Catarina, ele fica localizado na latitude -26.9155 e longitude -49.0709.

Qual é o tamanho do território de Blumenau?

518,497 km².

Qual a população de Blumenau?

Aproximadamente 352.460 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Blumenau?

blumenauense.

Quem é o prefeito da cidade de Blumenau?

Atualmente a cidade é administrada por NAPOLEÃO BERNARDES NETO do PSDB.

Avaliação geral do município: 4.3 / 5 para Blumenau por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Blumenau é uma cidade da Região Sul, localizado no estado de Santa Catarina, na mesorregião do Vale do Itajaí e microrregião de Blumenau. Cidade-sede da região metropolitana do Vale do Itajaí, é a terceira cidade mais populosa do estado, a 11ª da Região Sul e única cidade média-grande de Santa Catarina, constituindo um de seus principais pólos industriais, tecnológicos e universitários.

Fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via Rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas. Este desembarcou à foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel. O intervalo ocupado entre as fozes dos ribeirões Velha e Garcia definiu o atual centro da cidade.

A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo que em 2012 acontece entre os dias 10 e 28 de outubro, e o stammtisch, tradicional reunião de associações na rua XV de Novembro. O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ainda ocorrerem reuniões de CTG e diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial acha seu nicho na Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente.

História da cidade de Blumenau Santa Catarina - SC

Habitado por silvícolas e por feras, os férteis campos do Vale do Itajaí permaneceram inexplorados economicamente até quase o término da primeira metade do século XIX. Entretanto, desde começos da centúria, atenções governamentais se voltaram para o seu aproveitamento. Em 1821, Vasconcelos Drumond chegou mesmo a despender, sem resultado apreciável, cerca de cinco mil cruzados, na tentativa de colonizá-lo. Segundo documentos existentes nos arquivo públicos, outras tentativas sucederam à de Drumond, todas improficuas, por diversas razões.

Blumenau está intimamente ligado à vida do pioneiro que lhe deu o nome Hermann Bruno Otto Blumenau, nascido em 1819, no Ducado de Brunswick, Alemanha.

Influenciado por seus notáveis amigos Humboldt e Fritz Muler e pelo cônsul geral do Brasil na Prússia, João Stutz Blunemau, doutor em filosofia e prático em farmácia, entrou em atendimentos com a Sociedade de Proteção ao Emigrados Alemães, sediada em Hamburgo, que o convidou a visitar o Brasil, a seu serviço.

Aqui chegando em 19 de junho de 1846, Blumenau, após visitar o Rio Grande do Sul, permaneceu cerca de oito meses na Capital do Império, aprendendo português a fim de examinar com segurança a situação das colônias alemães.

Em 1847, associou-se a Fernando Hackradt, com quem percorreu demoradamente

o Vale do Itajaí, a partir de janeiro de 1848, escolhendo para instalar uma colônia germânica território de ambas as margens do Itajaí, a começar da margem do Garcia, até onde fosse necessário, para estabelecer o maior número possível de famílias.

No intuito de legalizar a posse das terras que devassara, Blumenau foi à capital da Província, tendo deixado Hackradt com a incumbência de dar início aos preparativos para a futura colonização.

Circunstâncias as mais diversas, a maioria de ordem burocrática, dificultaram o andamento dos papéis em que Blumenau solicitava apoio do governo à sua pretensão. Apesar disso, em 1849, obteve do Presidente da Província a concessão de 2 léguas quadradas de terras e nela construiu um engenho de serrar madeira e alguns ranchos. A essa época, dissolvia-se em Hamburgo a Sociedade de Proteção aos Emigrantes Alemães, também chamada Companhia Protetora. A ocorrência modificou os planos do Pioneiro que, apesar de dispor de recursos insuficientes, constituiu com Fernando Hackradt a empresa exploradora Blumenau & Hackradt, a fim de prosseguir em seu intento.

Deixando seu sócio às margens do Ribeirão da Velha, com boa soma em dinheiro para as despesas com ranchos, roças e engenhos e para a compra de alguns terrenos vizinhos, no Garcia e à margem esquerda do Itajaí , embarcou para a Alemanha onde publicou seu livro "Suedbrasilien Auswanderung und Kolonisation" , verdadeira apologia à colonização alemã no Brasil, isso em princípios de 1850.

Gentílico: blumenauense. Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Blumenau, pela lei provincial nº 694, de 3107-1873, subordinado ao município de Itajaí.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Blumenau, pela lei provincial nº 860, de 04-02-1880, desmembrado de Itajaí. Sede na antiga vila de Blumenau. Constituído de 3 distritos: Blumenau, Indaial e Gaspar. Instalado em 10-01-1883.

Elevado à condição de cidade, pela lei estadual nº 197, de 28-07-1894. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Indaial e Gaspar. Pela lei municipal nº 80, de 02-03-1912, é criado o distrito de Harmônia e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 98, de 16-09-1916, é criado o distrito de Encruzilhada e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 120, de 16-04-1919, são criados os distritos de Rodeio e Ascurra e anexado ao município de Blumenau.

Nos quadro de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o município é constituído de 7 distritos: Blumenau, Ascurra, Encruzilhada, Indaial, Hamônia, Rodeio e Gaspar.

Pela lei municipal nº 142, de 16-08-1921, é criado o distrito de Massaranduba e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 148, de 30-05-1922, é criado o distrito de Benedito Timbé e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 1650, de 05-10-1929, foi extinto o distrito de Rodeio, sendo seu território anexado ao distrito sede de Blumenau.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 9 distritos: Blumenau, Ascurra, Benedito Timbó, Encruzilhada, Indaial, Harmônia, Rodeio, Massaranduba e Gaspar.

Pelo decreto estadual nº 498, de 17-02-1934, transfere o distrito de Harmônia do município de Blumenau para o Dalbérgia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 6 distritos: Blumenau, Ascurra, Indaial, Massaranduba, Rio do Testo e Gaspar. Menos os distritos de Encruzilhada, Rodeio e Benedito Timbó foram anexados ao distrito sede do município de Blumenau.

Pelo decreto-lei estadual nº 86, de 31-03-1938, desmembra do município de Blumenau os distritos de Indaial e Ascurra. Para formar o novo município de Indaial. Sob a mesma lei acima citado desmembra o distrito de Gaspar. Elevado à categoria de município.

Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de Massaranduba passou a denominar-se Itoupava. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Itoupava e Rio Testo. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Itoupava e Rio Testo.

Pela lei estadual nº 380, de 19-12-1958, desmembra do município de Blumenau o distrito de Rio Testo. Elevado à categoria de município com a denominação de Pomerode.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Blumenau e Itoupava.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Pela lei municipal nº 251, de 17-12-1999, é criado o distrito de Grande Garcia exlocalidade, criado com área dos bairros Garcia, da Glória, Ribeirão Fresco, Progresso, Vila Formosa e localidade Valparaíso.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Itoupava e Grande Garcia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Blumenau?

47

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Blumenau:

0+Operadora+47+Telefone de destino

Como ligar para Blumenau pela

CTBC Telecom:012 + 47 + telefone
Vivo:015 + 47 + telefone
Aerotech:017 + 47 + telefone
Claro:021 + 47 + telefone
GVT:025 + 47 + telefone
Oi Telemar:031 + 47 + telefone
TIM:041 + 47 + telefone
Sercontel:043 + 47 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Blumenau?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Blumenau Santa Catarina o CEP geral é 89010904.

Prefeitura Municipal de Blumenau

Endereço: Pça. Vitor Konder, 2, Centro, Blumenau - SC, CEP: 89010904
Telefone / Fax:(47) 3326-6994 (47) 3326-3105
Prefeito: NAPOLEÃO BERNARDES NETO do PSDB

Hospitais no município de Blumenau - Santa Catarina

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde blumenauense.

Relação de Cartórios no município de Blumenau SC

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Blumenau com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Blumenau Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Blumenau-SC, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município catarinense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Blumenau

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Blumenau, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Blumenau

ADMINISTRADOR DE RESTAURANTE - FAST FOOD - BLUMENAU
Vaga cadastrada em 15/11/2019
HABIB'S - Blumenau - SC

Descrição * Área e especialização profissional: Alimentação / Gastronomia - Lanchonete, Fast Food, Cafeteria Nível hierárquico: Diretor Local de trabalho: Blumenau, SC Garantir os melhores resultados financeiros da loja, através da elabo...

Home Care Fisioterapeuta - Santa Catarina - Chapecó
Vaga cadastrada em 15/11/2019
INTEGRALE - Blumenau - SC

Descrição * Área e especialização profissional: Saúde - Fisioterapia Nível hierárquico: Especialista Local de trabalho: Blumenau, SC Atendimento domiciliar de pacientes de convênios. Desejável ter condução própria. Exigências * Escola...

Estágio administrativo
Vaga cadastrada em 15/11/2019
Recrutar Recursos Humanos - Blumenau - SC

Estágio administrativo Conhecimento: Ensino médio completo. Conhecimento em informática. Vivência com atendimento ao público, vendas internas, virtuais e mídias sociais. Atividades da função: Atendimento ao público, contato telefônico, env...

Auxiliar de vendas
Vaga cadastrada em 15/11/2019
Recrutar Recursos Humanos - Blumenau - SC

Auxiliar de vendas Conhecimento: Curso técnico (completo ou cursando) na área. Com vivência em manutenções hidráulicas. Atividades da função: Montagens e consertos de equipamentos hidráulicos e bombas hidráulicas. Horário de Trabalho: 07:3...

Consultor(a) de Vendas - Parque Europeu
Vaga cadastrada em 15/11/2019
Blumenau - SC

Consultor(a) de Vendas - Parque Europeu Descrição da Vaga Responsabilidades: Realizar atendimento encantador, valorizando e priorizando a satisfação dos nossos clientes; Fazer a demonstração e a experimentação dos produtos em loja, p...

Monitor de estacionamento
Vaga cadastrada em 15/11/2019
Recrutar Recursos Humanos - Blumenau - SC

Monitor de estacionamento Conhecimento: Ensino fundamental. Vivência na função. Atividades da função: Limpeza da residência, cozinhar, lavar e passar roupas. Horário de Trabalho: 08:00 às 14:00 ( segunda a sexta) Beneficios: Formação Aca...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Blumenau

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Blumenau, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Blumenau do Estado de Santa Catarina

Condições de Tempo Hoje (15/11/2019), Blumenau - SC:

Tempo bom (noite)

Temperatura: 18º C
Humidade do Ar: 94%
Velocidade do Vento: 8 km/h

Previsão para os próximos dias:

16/11/2019 - Chuva. Max: 26 Min: 16
17/11/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 26 Min: 16
18/11/2019 - Tempo bom (dia). Max: 26 Min: 15
19/11/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 27 Min: 16
20/11/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 25 Min: 17

Municípios vizinhos de Blumenau

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Blumenau-SC em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Gaspar - 11.8 km
Indaial - 16.4 km
Guabiruba - 20.4 km
Timbó - 22.0 km
Pomerode - 22.4 km
Ilhota - 24.4 km
Brusque - 25.7 km
Luiz Alves - 26.1 km
Rio dos Cedros - 27.9 km
Rodeio - 29.1 km
Ascurra - 30.7 km
Botuverá - 31.7 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Blumenau: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Blumenau através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Blumenau Santa Catarina n-1
imagem de Blumenau Santa Catarina n-2
imagem de Blumenau Santa Catarina n-3
imagem de Blumenau Santa Catarina n-4
imagem de Blumenau Santa Catarina n-5
imagem de Blumenau Santa Catarina n-6
imagem de Blumenau Santa Catarina n-7
imagem de Blumenau Santa Catarina n-8
imagem de Blumenau Santa Catarina n-9
imagem de Blumenau Santa Catarina n-10
imagem de Blumenau Santa Catarina n-11
imagem de Blumenau Santa Catarina n-12
imagem de Blumenau Santa Catarina n-13
imagem de Blumenau Santa Catarina n-14
imagem de Blumenau Santa Catarina n-15
imagem de Blumenau Santa Catarina n-16
imagem de Blumenau Santa Catarina n-17
imagem de Blumenau Santa Catarina n-18
imagem de Blumenau Santa Catarina n-19

Página de Blumenau

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Blumenau
Última Atualização: 15/11/2019

Você conhece Blumenau? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: