Início » Santa Catarina » Blumenau


Blumenau - Santa Catarina



Blumenau é uma cidade da Região Sul, localizado no estado de Santa Catarina, na mesorregião do Vale do Itajaí e microrregião de Blumenau. Cidade-sede da região metropolitana do Vale do Itajaí, é a terceira cidade mais populosa do estado, a 11ª da Região Sul e única cidade média-grande de Santa Catarina, constituindo um de seus principais pólos industriais, tecnológicos e universitários.

Fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via Rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas. Este desembarcou à foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel. O intervalo ocupado entre as fozes dos ribeirões Velha e Garcia definiu o atual centro da cidade.

A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo que em 2012 acontece entre os dias 10 e 28 de outubro, e o stammtisch, tradicional reunião de associações na rua XV de Novembro. O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ainda ocorrerem reuniões de CTG e diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial acha seu nicho na Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente.

História da cidade de Blumenau Santa Catarina - SC

Habitado por silvícolas e por feras, os férteis campos do Vale do Itajaí permaneceram inexplorados economicamente até quase o término da primeira metade do século XIX. Entretanto, desde começos da centúria, atenções governamentais se voltaram para o seu aproveitamento. Em 1821, Vasconcelos Drumond chegou mesmo a despender, sem resultado apreciável, cerca de cinco mil cruzados, na tentativa de colonizá-lo. Segundo documentos existentes nos arquivo públicos, outras tentativas sucederam à de Drumond, todas improficuas, por diversas razões.

Blumenau está intimamente ligado à vida do pioneiro que lhe deu o nome Hermann Bruno Otto Blumenau, nascido em 1819, no Ducado de Brunswick, Alemanha.

Influenciado por seus notáveis amigos Humboldt e Fritz Muler e pelo cônsul geral do Brasil na Prússia, João Stutz Blunemau, doutor em filosofia e prático em farmácia, entrou em atendimentos com a Sociedade de Proteção ao Emigrados Alemães, sediada em Hamburgo, que o convidou a visitar o Brasil, a seu serviço.

Aqui chegando em 19 de junho de 1846, Blumenau, após visitar o Rio Grande do Sul, permaneceu cerca de oito meses na Capital do Império, aprendendo português a fim de examinar com segurança a situação das colônias alemães.

Em 1847, associou-se a Fernando Hackradt, com quem percorreu demoradamente

o Vale do Itajaí, a partir de janeiro de 1848, escolhendo para instalar uma colônia germânica território de ambas as margens do Itajaí, a começar da margem do Garcia, até onde fosse necessário, para estabelecer o maior número possível de famílias.

No intuito de legalizar a posse das terras que devassara, Blumenau foi à capital da Província, tendo deixado Hackradt com a incumbência de dar início aos preparativos para a futura colonização.

Circunstâncias as mais diversas, a maioria de ordem burocrática, dificultaram o andamento dos papéis em que Blumenau solicitava apoio do governo à sua pretensão. Apesar disso, em 1849, obteve do Presidente da Província a concessão de 2 léguas quadradas de terras e nela construiu um engenho de serrar madeira e alguns ranchos. A essa época, dissolvia-se em Hamburgo a Sociedade de Proteção aos Emigrantes Alemães, também chamada Companhia Protetora. A ocorrência modificou os planos do Pioneiro que, apesar de dispor de recursos insuficientes, constituiu com Fernando Hackradt a empresa exploradora Blumenau & Hackradt, a fim de prosseguir em seu intento.

Deixando seu sócio às margens do Ribeirão da Velha, com boa soma em dinheiro para as despesas com ranchos, roças e engenhos e para a compra de alguns terrenos vizinhos, no Garcia e à margem esquerda do Itajaí , embarcou para a Alemanha onde publicou seu livro "Suedbrasilien Auswanderung und Kolonisation" , verdadeira apologia à colonização alemã no Brasil, isso em princípios de 1850.

Gentílico: blumenauense. Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Blumenau, pela lei provincial nº 694, de 3107-1873, subordinado ao município de Itajaí.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Blumenau, pela lei provincial nº 860, de 04-02-1880, desmembrado de Itajaí. Sede na antiga vila de Blumenau. Constituído de 3 distritos: Blumenau, Indaial e Gaspar. Instalado em 10-01-1883.

Elevado à condição de cidade, pela lei estadual nº 197, de 28-07-1894. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Indaial e Gaspar. Pela lei municipal nº 80, de 02-03-1912, é criado o distrito de Harmônia e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 98, de 16-09-1916, é criado o distrito de Encruzilhada e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 120, de 16-04-1919, são criados os distritos de Rodeio e Ascurra e anexado ao município de Blumenau.

Nos quadro de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o município é constituído de 7 distritos: Blumenau, Ascurra, Encruzilhada, Indaial, Hamônia, Rodeio e Gaspar.

Pela lei municipal nº 142, de 16-08-1921, é criado o distrito de Massaranduba e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 148, de 30-05-1922, é criado o distrito de Benedito Timbé e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 1650, de 05-10-1929, foi extinto o distrito de Rodeio, sendo seu território anexado ao distrito sede de Blumenau.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 9 distritos: Blumenau, Ascurra, Benedito Timbó, Encruzilhada, Indaial, Harmônia, Rodeio, Massaranduba e Gaspar.

Pelo decreto estadual nº 498, de 17-02-1934, transfere o distrito de Harmônia do município de Blumenau para o Dalbérgia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 6 distritos: Blumenau, Ascurra, Indaial, Massaranduba, Rio do Testo e Gaspar. Menos os distritos de Encruzilhada, Rodeio e Benedito Timbó foram anexados ao distrito sede do município de Blumenau.

Pelo decreto-lei estadual nº 86, de 31-03-1938, desmembra do município de Blumenau os distritos de Indaial e Ascurra. Para formar o novo município de Indaial. Sob a mesma lei acima citado desmembra o distrito de Gaspar. Elevado à categoria de município.

Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de Massaranduba passou a denominar-se Itoupava. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Itoupava e Rio Testo. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Itoupava e Rio Testo.

Pela lei estadual nº 380, de 19-12-1958, desmembra do município de Blumenau o distrito de Rio Testo. Elevado à categoria de município com a denominação de Pomerode.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Blumenau e Itoupava.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Pela lei municipal nº 251, de 17-12-1999, é criado o distrito de Grande Garcia exlocalidade, criado com área dos bairros Garcia, da Glória, Ribeirão Fresco, Progresso, Vila Formosa e localidade Valparaíso.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Itoupava e Grande Garcia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Blumenau: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Blumenau? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. kevin's avatarkevin

    compra e venda de créditos neteller e Skrill em blumenau

    #1 – 30/12/2017 - 11:58

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: