Início » Santa Catarina » Ibirama


Ibirama - Santa Catarina



Ibirama é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Encontra-se a uma latitude 27º03′25" sul e a uma longitude 49º31′04" oeste, estando a uma altitude de 150 metros. A população avaliada em 2011 era de 17 447 habitantes (12 870 eleitores cadastrados para as eleições municipais de 2008 ).

"Ibirama" é uma palavra tupi que significa "terra promissora", através da junção dos termos yby ("terra") e ram ("promissor", "que será").

Até o século XVI, a região onde se localiza a cidade situava-se na fronteira entre o território tradicional dos índios carijós, no litoral e o território tradicional dos índios caingangues, no interior. A partir desse século, com a chegada dos exploradores europeus, as populações indígenas nativas passaram a ser perseguidas por estes para servirem de mão de obra escrava.

História da cidade de Ibirama Santa Catarina - SC

Em 1897, foi organizada em Hamburgo, Alemanha, a Sociedade Colonizadora Hanseática, com o objetivo de colonizar as terras devolutas dos vales dos rios Hercílio e Itapocu, concedidas pelo Governo de Santa Catarina. No mesmo ano, chegaram à barra do Ribeirão Taquaras, o diretor A .W. Sellin, o engenheiro Emílio Odebrecht, seis operários brasileiros e um alemão como cozinheiro. A comitiva subiu o Rio Itajaí-Açu até à confluência com o Rio Itajaí do Norte, onde Sellin achou o lugar favorável e bem localizado para sede da Colônia, e deu-lhe o nome de Hansa-Hamônia. Em julho de 1899, veio residir no lugar, com muito ânimo, o primeiro colono, o Sr.Willy Luderwald e sua esposa e, no final do mesmo ano, chegaram as famílias de: Karl Engelhardt, Ludau Kitzenger, Ochmanne e Conrado Wagner, este último, solteiro. Novos colonizadores foram chegando e se dedicando à agricultura e pecuária e, em pouco tempo, foram surgindo incipientes, mas promissoras atividades industriais, especialmente nos ramos de laticínios, madeiras, féculas e produtos derivados de suínos.

O distrito foi criado com denominação Paz de Hamônia, pela Resolução nº 60, de 12-03-1912, subordinado ao município de Blumenau.

Foi promulgado município com a denominação de Dalbérgia, pelo Decreto Estadual nº 498, de 17-02-1934, desmembrando-se de Blumenau e constituído dos municípios Paz de Hamônia, José Boiteux e Gustavo Richard, tendo sua sede entre Nova Breslau e Nova Bremem.

Pelo Decreto Estadual nº 516, de 27-02-1934, ficou criado o distrito de Dalbérgia sede do município do mesmo nome a que se refere o Decreto nº 498.

Pelo Decreto Estadual nº 1, de 07-05-1935, o município de Dalbérgia teve seu toponímo alterado para Hamônia, tendo sua sede mudada para o antigo distrito de Hamônia.

O Decreto nº 517 de 28-02-1934 decreta que a sede do município de Dalbérgia será instalada provisóriamente em Hamônia, sede do distrito de mesmo nome.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 941, de 31-12-1943, o município de Hamônia passou denominar-se Ibirama e o distrito de Getúlio Vargas denominar-se Presidente Getúlio. Ibirama é um termo indígena que significa: Ibi-terra, Rama - abundância, ou seja, terra

da fartura, terra da abundância.

Pela Lei Estadual nº 247, de 30-12-1948, é criado o distrito de Mirador, desmembrando-se do distrito de Presidente Getúlio e anexado ao município de Ibirama.

A Lei estadual nº 133, de 30-12-1953, desmembra do município de Ibirama, os distritos Presidente Getúlio, Gustavo Richard e Mirador. Para formar o novo muncípio de Presidente Getúlio.

Pela lei estadual nº 630, de 19-12-1960, é criado o distrito de Dalbérgia e anexado ao município de Ibirama.

Distrito: Sede e Dalbérgia

Gentílico: Ibiramense

Comarca: Ibirama

Fonte: BIBLIOTECA IBGE, PREFEITURA MUNICIPAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ibirama: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ibirama? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: