Início » Piauí » Santana do Piauí


Santana do Piauí - Piauí



Santana do Piauí faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 06º56′52" sul e a uma longitude 41º31′07" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. A população avaliada em 2004 era de 4 864 habitantes. Possui uma área de 155,76km². É interligada ao município de Picos (poló econômio da região) através da Rodovia Deputado Sá Urtiga , que foi inaugurada em 18 de dezembro de 2007.

História da cidade de Santana do Piauí

Santana do Piauí surgiu por volta de 1860, com a denominação de povoado ´Saco do Engano´, município da cidade de Picos, localizado ao leste da capital do estado a 316 km Saco do Engano foi emancipado no ano de 1992, com o nome de Santana do Piauí e tem como principal atividade agrícola o plantio e colheita da mandioca, com cerca de 80 casas de farinhada que funcionam de junho a setembro. Plantação de feijão, milho, pequenas hortas e agora está ganhando fôlego o plantio de caju e a produção de mel. Santana se tornou município sob o Governo de Feitas Neto.

A emancipação pode acontecer após a realização de um plebiscito com toda a população para determinar se mesma desejava a emancipação política da localidade. Na ocasião destacou-se a atuação de muitos líderes políticos da localidade, dentre eles Manoel Borges Sobrinho, que em 1988 foi eleito vereador representando a localidade na Câmara Municipal de Picos. Manoel Borges foi um dos principais batalhadores pela emancipação da localidade. Ele foi também o primeiro prefeito, administrando o município entre 1993 e 1997.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santana do Piauí, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias da Constituição Estadual de 05-10-1989, com área territorial e limites estabelecidos pela Lei Estadual nº 4477, de 29-04-1992, desmembrado de Picos.

Sede no atual distrito de Santana do Piauí (ex-localidade de Saco do Engano).

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.cnm.org.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santana do Piauí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santana do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: