Início » Piauí » Bocaina


Bocaina - Piauí



Bocaina faz parte do estado do Piauí.

Encontra-se a uma latitude 33º21′26,60" Norte e a uma longitude 44º26′07,42" Leste, estando a uma altitude de 235 metros. A população avaliada em 2009 era de 4.371 habitantes com um numero de eleitores tríplice em relação a população. Bocaina fica a 18km (quilometros)de Picos.

Possui uma área de 275,16km².

História da cidade de Bocaina Piauí - PI

A FAZENDA Bocaina foi povoada em 1712, pelo português Antônio Borges Leal Marinho, sua mulher Maria da Conceição de Sousa Brito, dois irmãos Francisco e Albino Borges Leal Marainho e alguns escravos.

Borges Marinho instalou-se à margem direita do rio Guarituba, na confluência com o riacho Barrocão. Ali fez benfeitorias, firmou marcos e sinais convencionais de sua posse, implantando uma criação de gado.

Em 1729, o missionário padre Antônio Leal celebrou a primeira missa e sugeriu a edificação de uma capela, o que só foi feito em 1742. Tendo atingido um bom nível de desenvolvimento, Bocaina obteve sua emancipação política em 1963.

Gentílico: bocainense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bocaina, pela lei estadual nº 2561, de 19-12-1963, desmembrado de Picos. Sede no atual distrito de Bocaína ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-04-1964.

Em divisões territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bocaina: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bocaina? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. MENEZAEL RODRIGUES DE SOUSA's avatarMENEZAEL RODRIGUES DE SOUSA

    A igreja Evangélica Assembléia de Deus em Lagoinha, Pi via Sig. Pacheco Piauí. tem a honra de convidar a você para participar dos culto: Aos domingos, as quartas feira e as sextas temos culto de ensinamento da palavra de DEUS. Neste mundo onde crise é o assunto de todos. Temos a mensagem de boas novas uma noticia do céu para todos que aqui adentrar. O Samista Davi disse: Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho Sl 119,105. Pra quem anda em trevas só existe uma forma de viver na luz aceitando esta palavra no coração. Jesus disse; Aquele que, me segue não andarás em trevas. De sorte que a meio todas as informações negativas e pessimista, Jesus é a razão e a expressão de uma esperança inconfundível.

    #2 – 06/01/2017 - 00:56

  2. menezael-rodrigues's avatarmenezael-rodrigues

    A CIDADE DE BOCAINA RECEBE SEXTA FEIRA DIA 18 DO CORRENTE MÊS, O CANTOR SAMUEL MARIANO. EM PARCERIA COM A IGREJA EVANGELICA ASSEMBLÉIA DE DEUS DESTA CIDADE O PROJETO QUERO ALMAS. PELA AMANHÃ EVANGELISMO PESSOAL E A TARDE CONCENTRAÇÃO EVANGELISTICA. DE Á QUEREMOS AGRADECER A DEUS E O CANTOR SAMUEL MARIANO POR TAMANHA INICIATIVA.

    #1 – 12/09/2015 - 12:40

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: