Início » Piauí » Picos


Picos - Piauí



Picos faz parte do estado do Piauí. Conhecida como Cidade Modelo e Capital do Mel. Cidade jovem, tem como principal característica social a mistura étnica pois sua população é formada por indivíduos das mais diversas partes do país. Geograficamente é cortada pelo rio Guaribas, que apesar de ser um rio temporário, alivia o famoso calor das tardes picoenses.

Situa-se na região centro-sul do Piauí. É a cidade mais desenvolvida economicamente dessa região. Essa característica aliada ao seu posicionamento geográfico lhe conferem a condição de pólo comercial efervecente no Piauí (especialmente de combustíveis e mel). É cortada pela BR-316 (ou Rodovia Transamazônica), BR-407, BR-230 e fica muito próxima a BR-020. É uma das maiores produtoras de mel do país e destaca-se também por sediar uma unidade do Exército Brasileiro (3º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção).

A origem do município de Picos deu-se como a maioria das cidades piauienses mais conhecidas, através da atividade econômica que era a mais desenvolvida neste território, a pecuária (criação de gado). Segundo fontes históricas acredita-se que ela deu origem no povoado de Bocaina, ligado a capital Oeiras. Inicia-se com a chegada dos primeiros fazendeiros de gado vindo de Portugal nos anos de 1740, trazendo alguns escravos e gado, ocupando grandes territórios.

História da cidade de Picos Piauí

No Século XVIII, o português Félix Borges Leal, vindo da Bahia, instalou no local, a Fazenda Curralinho, às margens do rio Guaribas, região considerada excelente, para agricultura e criação de gado.

Com o decorrer dos anos, foram chegando vários parentes de Borges Leal que, juntamente com seus 11 filhos, iniciaram o núcleo populacional que deu origem à cidade de Picos, topônimo devido ao aspecto montanhoso da localidade.

As boas condições do solo, atraíam compradores de Pernambuco e Bahia, que ali realizavam bons negócios. Muitos deles acabaram por fixar residência no local, contribuindo para o crescimento do aglomerado urbano.

Em 1828, por iniciativa dos descendentes de Borges Leal, foi edificada a primeira capela, inicialmente, com o nome de São José e, mais tarde, de "Coração de Jesus".

Com adiantado estágio de desenvolvimento, foi a povoação elevada à categoria de Freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios, em 1851, e o seu território desmembrado de Oeiras. O progresso continuou, sendo a Freguesia elevada à categoria de Vila, em 1855. Cinco anos depois, ganhava categoria de Cidade.

Gentilico: picoense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Picos, pela resolução provincial nº 308, de 10-09-1851.

Elevado à categoria de município com a denominação de Picos, pela resolução provincial nº 397, de 17-12-1855, desmembrado de Oeiras. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-07-1859.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Picos, pela resolução provincial nº 33, de 12-12-1890.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede

Pelo decreto estadual nº 1279, de 26-06-1931, o município de Picos adquiriu o município de Patrocínio.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Picos e Patrocínio.

Pelo decreto estadual nº 1575, de 17-08-1934, desmembra do município de Picos o distrito de Patrocínio. Elevado à categoria de município.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Picos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Picos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: