Início » Piauí » Campinas do Piauí


Campinas do Piauí - Piauí



Campinas do Piauí faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 07º39′37" sul e a uma longitude 41º52′54" oeste, estando a uma altitude de 230 metros. A população avaliada em 2004 era de 5.598 habitantes.

A história de Campinas confunde-se com a história da fábrica de laticínios. Situada onde hoje é a sede do Município, A primeira Fábrica de Lacticínios do Nordeste foi fundada em 1876. O projeto foi elaborado pelo engenheiro alemão Alfredo Modrach e pelo doutor Antônio Sampaio com intuito de receber todo o leite advindo das antigas Fazendas Nacionais de Canudos, Pilões, Castelo e Olho D′Água dos Bois. Devido ao agrupamento em torno do prédio surgiu o então Povoado de Campos, onde moravam os diretores e funcionários da então fábrica, e Campos foi por muito tempo parte do Município de Simplício Mendes. Devido às grandes secas e à dizimação dos rebanhos, a fábrica sucumbiu restando hoje um imponente prédio em estado decadente necessitando ser tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural que é.

Campinas do Piauí foi elevada a categoria de cidade em 15.04.1964 juntamente com outros municípios arredores, desmembrada do município de Simplício Mendes.

História da cidade de Campinas do Piauí Piauí - PI

Em 1876, conforme projeto elaborado pelo arquiteto alemão, Alfredo Modrad e sob a administração do Dr. Antônio Sampaio, foi construída e instalada uma moderna indústria de laticínios, com o propósito de absorver toda a produção da bacia leiteira das Fazendas Canudos, Pilões, Castelo e Olho Dágua dos Bois, todas circunvizinhas e pertencentes ao complexo das antigas Fazendas Nacionais, hoje particulares.

Paralelamente à implantação da indústria, foram construídas várias casas para administração, engenheiros, diretores e operários, dando origem, assim, à formação do povoado Campos.

à sombra da indústria o povoado se desenvolvia, rapidamente. Entretanto, as sucessivas secas dizimaram grande parte dos rebanhos, culminando com a paralisação definitiva da indústria, ficando, apenas, a exploração dos vastos carnaubais, através de arrendamentos para a extração da cera de carnaúba, gerando vários empregos temporários e receita para o município.

Gentílico: campinense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Campinas do Piauí, pela lei estadual nº 2551, de 09-12-1963, desmembrado de Simplício Mendes. Sede no atual distrito de Campinas do Piauí ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-04-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Campinas do Piauí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Campinas do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: