Início » Mato Grosso » Conquista d'Oeste


Conquista d'Oeste - Mato Grosso



Conquista d′Oeste faz parte do estado de Mato Grosso. A população avaliada em 2011 é de aproximadamente de 4.000 habitantes.

O município de Conquista d′Oeste foi criado através da Lei Estadual nº 7.233, de 28 de dezembro de 1999, com território desmembrado do Município de Pontes e Lacerda.

O núcleo de povoamento que deu origem ao atual município desenvolveu-se em uma região a cerca de 98km do município-mãe, devendo-se as dificuldades dos seus moradores à distância entre as localidades e também, da própria Prefeitura, em manter em dia as necessidades essenciais desta povoação, tais como conservação de estradas e destinação de verbas para os setores de saúde e educação. A formação da vila se deu em virtude da ocupação da fazenda Conquista, por posseiros, originando o processo regular de ocupação.

História da cidade de O municipio de Conquista D`Oeste foi criado a partir da Lei Estadual nº 7.233, de 28 de dezembro de 1999, de autoria do deputado José Riva, com território desmembrado do município de Pontes e Lacerda.

O núcleo que deu origem ao atual município desenvolveu-se numa região distante 100 kms do município-mãe, Pontes e Lacerda, daí a dificuldade dos moradores da localidade e também, da própria prefeitura em manter em dia as necessidades essenciais de um povoado, tais como conservação de estradas e destinação de verbas para os setores de saúde e educação.

No período da emancipação política e administrativa a própria prefeitura de Pontes e Lacerda se empenhou no desmembramento do seu antigo distrito, já que em documento de 13 de outubro de 1999, o prefeito da cidade demonstrou seu apoio a importância da realização de uma consulta plebiscitária.

O mesmo procedimento veio do vereador e presidente da Câmara municipal de Pontes e Lacerda, Francisco Martins de Souza Filho. Nesta mesma época o empresário Walmir Guse doou terreno ao futuro município (para construção dos prédios da Câmara e da Prefeitura Municipal).

Na primeira eleição municipal da localidade, em 3 de outubro de 2000, foi escolhido para comandar o executivo o sr. Walmir Guse, um benemérito do lugar.

O nome da cidade, Conquista D`Oeste, representa o ideal de um povo que conquistou o espaço que ocupa, com muito esforço e dedicação ao futuro do lugar. O termo D`Oeste localiza geograficamente o ponto em que está assentado o território municipal.

Fonte: Enciclopédia Ilustrada de Mato Grosso, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM

Autor do Histórico: SEBASTIãO DE ASSUNçãO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Conquista d'Oeste: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Conquista d'Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: