Início » Goiás » Santa Isabel


Santa Isabel - Goiás



Santa Isabel faz parte do estado de Goiás. Localizado na região do Vale do São Patrício, a população estimada pelo IBGE em 2007 era de 3.485 habitantes e a área é de 17 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,34 hab/km².

Seus limites são São Luís do Norte a norte, Goianésia a leste, Jaraguá a sudeste, Rianápolis a sul, Rialma a oeste e Nova Glória a noroeste.

A cidade possui nove escolas. Seis de ensino fundamental, duas pré-escolas e uma de ensino médio.

História da cidade de Santa Isabel

O povoamento de Santa Isabel teve início por volta de 1947, quando José Camelo de Faria, alcunhado ´José Cearense´, procedente de Castrinópolis — Jaraguá, adquiriu parte da fazenda Terra Branca, estabelecendo-se ali com sua família.

Posteriormente, vieram várias famílias, procedentes de Minas Gerais e Bahia, atraídas pela fertilidade das terras e pelas notícias da promissora região, formando-se o lugarejo voltado para a exploração da agropecuária.

Em 1949, já com vários estabelecimentos comerciais, José Camelo de Faria procedeu ao loteamento de parte de suas terras para a fundação do povoado que recebeu o nome de ´Santa Isabel´, em homenagem à esposa do fundador e à padroeira local.

Mais tarde deu-se nova doação para edificação da Igreja Católica de Santa Isabel. E, em 16 de novembro de 1960, o povoado passou à condição de distrito, através da Lei Municipal nº 21, integrando o Município de Jaraguá.

Depois de vários movimentos em prol da emancipação, através de abaixo-assinados com centenas de eleitores, o distrito alcançou sua autonomia político-administrativa, pela Lei Estadual nº 9187, de 14 de maio de 1982, instalado oficialmente em 1º de fevereiro de 1983.

Gentílico: santa-isabelense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Isabel ex-povoado, pela lei municipal nº 21, de 16-11-1960, subordinado ao município de Jaraguá.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito figura no município de Jaraguá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Isabel, pela lei estadual nº 9187, de 14-05-1982, desmembrado de Jaraguá. Sede no antigo distrito de Santa Isabel ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte:

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Isabel: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Isabel? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. jose gomes's avatarjose gomes

    eu ainda não conheço a cidade de santa isabel GO, mas quero conhecer muito em breve, só não sei ainda como fazer para chegar ate ai saindo de Brasilia DF? se poderem mi ajudar agradeço, atenciosamente.

    #1 – 23/10/2016 - 19:45

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: