Tudo sobre Rubiataba Estado de Goiás

Informações Gerais sobre a cidade de Rubiataba

Coordenadas geográficas

O município de Rubiataba fica localizado na latitude -15.1617 e longitude -49.8048 e faz parte do estado de Goiás.

Tamanho do Território de Rubiataba

Com um total de 748,264 km², Rubiataba de extensão territorial.

População de Rubiataba

De acordo com dados do IBGE, Rubiataba possui aproximadamente 19.815 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Rubiataba são chamados de rubiatabense.

Administração municipal

Prefeito atual:WEBER SIVIRINO DA COSTA.

História de Rubiataba, Goiás

Ouvir com robot

Rubiataba faz parte do estado de Goiás. Localizado na região do Vale do São Patrício, a 220 quilômetros de Goiânia e tem, segundo estimativa do IBGE em 2010, 23.156 habitantes.

Em 1940, por iniciativa do Governo do Estado de Goiás desejoso de criar uma colônia agrícola estadual às margens do Rio São Patrício, propõe uma divisão de partes da terra, a qual já está ordenadamente sendo dividida pelos agricultores numa região situada à margem direita do Rio Novo, entre os córregos “Barra Funda”, “Cipó” e “da Serra”, geograficamente bem situada, plana e circulada de matas, córregos e rios. Para tal fim designou-se uma área de 7.000 hectares na qual, foi projetada a futura cidade rural, circundada de pequenas áreas para chácaras destinadas ao abastecimento local de hortaliças, frutas, leite e ovos, distanciando do perímetro pequenas propriedades rurais.

Alguns pequenos produtores, percebendo que um núcleo urbano poderia transformar-se em “Centro Popular” do processo de ocupação já iniciado, reúnem-se na casa sede da Gleba no ano de 1947. Presentes mais de uma dezena de produtores rurais, Alvino Luiz da Silva explicou que o motivo da reunião era a discussão da possibilidade de se “fundar um povoado na região do Rio Novo” para facilitar o abastecimento das famílias que, até então, se deslocavam a longas distancias para comprar uma simples caixa de fósforo, um quilo de açúcar ou sal, sendo escolhida para a fundação do povoado a área de João Tavares – a parte desmatada. Povoado este que em 1951 contava com mais de 20 mil pessoas.

História da cidade de Rubiataba

Rubiataba foi primitivamente habitada por elementos dedicados à formação de lavouras, registrando-se os pioneiros: José Custódio, Manoel Francisco do nascimento e Gabriel Pereira do Nascimento, que chegaram à região em 1945.

O projeto do núcleo populacional surgiu, efetivamente, em 1949, por iniciativa do Governo do Estado, objetivando a criação de uma colônia agrícola na mata de São Patrício.

Em 1950, iniciou-se, sob planificação, a construção da colônia, com o nome de "Rubiataba" (rubiácea = café; e taba = aldeia), em virtude da existência do cafezal nativo, cultura que dominou a região na época.

Uma área de 150.000 há de terras de cultura foi dividida em 3.000 quinhões de 10 alqueires goianos, doados aos agricultores vindos de várias partes do país.

Em 1952, o povoado já apresentava características de cidade, mais de 20.000 habitantes, com notável particularidade; todas as ruas e praças, critério ainda mantido, recebem a denominação de "madeiras" e "frutas" (Rua Jatobá, Aroeira , etc.).

Cidade planejada, desenvolveu-se rapidamente, passando diretamente de povoado a município, em 12 de outubro de 1953, pela Lei Estadual nº 807.

Passada a fase áurea do café e da colonização agrícola e com a evasão de produtores para outras regiões do norte, consequência também de localização um tanto afastada da Rodovia Belém-Brasília, o grande centro urbano, cercado de terras fertilíssimas, carece de impulso para seu desenvolvimento econômico.

Gentílico: rubiatabense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Rubiataba, ex-povoado, pela lei estadual nº 807, de 12-10-1953, desmembrado de Goiás. Sede no atual distrito Rubiataba ex-povoado. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei municipal nº 44, de 12-12-1958 é criado o distrito de Valdelândia e anexado ao município de Rubiataba.

Pela lei municipal nº 45, de 12-12-1958 é criado o distrito de Morro Agudo de Goiás ex-povoado e anexado ao município de Rubiataba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Rubiataba, Morro Agudo de Goiás e Valdelândia.

Pela lei estadual nº 10425, de 05-01-1988, desmembra de Rubiataba o distrito de Morro Agudo de Goiás.

Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 2 distritos: Rubiataba e Valdelândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD de Rubiataba, Goiás

62

Como fazer uma ligação para Rubiataba:

0 + Operadora + 62 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 62 + telefone
  • Vivo: 015 + 62 + telefone
  • Aerotech: 017 + 62 + telefone
  • Claro: 021 + 62 + telefone
  • GVT: 025 + 62 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 62 + telefone
  • TIM: 041 + 62 + telefone
  • Sercontel: 043 + 62 + telefone

CEP de Rubiataba

O Código Postal (CEP) geral de Rubiataba, Goiás, é 76350000.

Prefeitura Municipal de Rubiataba
Endereço: Av. Caraíba, 385, Bela Vista, Rubiataba - GO, CEP: 76350000
Telefone / Fax:(62) 3325-1250 (62) 3325-1514
Prefeito: WEBER SIVIRINO DA COSTA

Hospitais em Rubiataba - GO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde rubiatabense.

Cartórios na cidade de Rubiataba

Acesse a lista de Cartórios em Rubiataba. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Rubiataba Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Rubiataba - GO e localizar ruas e endereços do município goiano.

Notícias sobre Rubiataba

Confira as últimas notícias de hoje em Rubiataba.

Previsão do tempo na região rubiatabense

Veja a previsão do tempo em Rubiataba: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Rubiataba

Confira as cidades vizinhas de Rubiataba - GO em uma distância de até 50 km.

Nova América - 18.4 km
São Patrício - 20.9 km
Nova Glória - 24.8 km
Ceres - 27.2 km
Rialma - 29.3 km
Itapaci - 35.8 km
Uruana - 39.6 km
Santa Isabel - 43.3 km
Rianápolis - 44.5 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Rubiataba através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.3 de 5 estrelas para o Município rubiatabense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 03/03/2024 - Rubiataba - Goiás.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Meteorologista

Dia do Meteorologista

A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças e sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; caminham, e não se fatigam.
(Isaías 40:31)
Bíblia Online

 

Estados