Início » Goiás » Nova Glória


Nova Glória - Goiás



Nova Glória faz parte do estado de Goiás. Localizado na região do Vale do São Patrício, a 185 quilômetros de Goiânia e tem, segundo estimativa do IBGE em 2009, 8.632 habitantes.

Nova Glória desmembrou-se de Ceres no ano de 1980, pela lei n.º 8.842, de 10 de junho, sendo instalado em 1º de fevereiro de 1983 e teve como primeiro prefeito o Sr. Antônio da Cunha.

Quente semi-úmido.

História da cidade de Nova Glória

O município de Nova Glória surgiu com o Decreto-Lei nº 6.882, de 19 de fevereiro de 1941, quando o presidente da República criava a Colônia Agrícola Nacional de Goiás — Cang —, situada às margens do Rio das Almas no Vale do São Patrício. Foi nomeado para seu primeiro administrador Bernardo Sayão de Carvalho Araújo. O objetivo fundamental da Colônia era colonizar a área, fixando o homem à terra e substituindo a rotação da terra pela rotação da cultura. A Cang fornecia aos colonos lotes de terras que variavam de 26 a 32 hectares. Devido ao rápido progresso da Colônia, foi elevada à condição de Distrito de Ceres em 1943, e em 1953 foi criado o município de Ceres.

Por volta de 1947, surgia um novo povoado, constituído de imigrantes de vários países e dos estados brasileiros, a maioria mineiros. O fundador deste povoado, João Schettini, o batizou com o nome de Nova Glória, em homenagem à sua terra natal, São João da Glória, localizada em Minas Gerais.

A partir de 1950 é que o povoado começou a se desenvolver, devido à chegada da BR-014 — hoje BR-153 —, cuja rodovia cortava o povoado ao meio. São considerados pioneiros Antônio Filgueira de Morais, Avelino Baiano, Professor Orestes Vaz, Josias Rodrigues de Carvalho, entre outros.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nova Glória, pela lei estadual nº 8842, de 10-06-1980, desmembrado de Ceres. Sede no atual distrito de Nova Glória. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Glória: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Glória? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Geovani's avatarGeovani

    Boa noite!!...Estou realizando um trabalho sobre a cidade de Nova Glória . Queria saber sobre na época entre 1970 há 1975 como era a economia oque girava na cidade e alguns acontecimentos . Tenho conhecidos que passaram por aí morarão aí pouco tempo mais não tive muitas informações . Desde já obrigado

    #1 – 30/04/2017 - 04:22

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: