Tudo sobre Bombinhas Estado de Santa Catarina
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Bombinhas
Coordenadas geográficas
O município de Bombinhas fica localizado na latitude -27.1382 e longitude -48.5146 e faz parte do estado de Santa Catarina.
Tamanho do Território de Bombinhas
Com um total de 35,923 km², Bombinhas de extensão territorial.
População de Bombinhas
De acordo com dados do IBGE, Bombinhas possui aproximadamente 19.193 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Bombinhas são chamados de bombinense.
Administração municipal
Prefeito atual:PAULO HENRIQUE DALAGO MULLER.
História de Bombinhas - Santa Catarina
Bombinhas faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º07′54" sul e a uma longitude 48º31′40" oeste, estando a uma altitude de 32 metros (IBGE). A população avaliada em 2004 era de 10 759 habitantes.
É o menor município de Santa Catarina, com uma Área de 34,5km². Tem praias lindas, como Mariscal, Praia da Sepultura, Praia do Retiro dos Padres e Praia de Quatro Ilhas
O município de Bombinhas foi criado em 30 de Março de 1992, tendo sido desmembrado do Município de Porto Belo e sendo constituído pela área territorial do então Distrito de Bombinhas.
História da cidade de A história de Bombinhas começa muito tempo antes da colonização. Os sítios arqueológicos, inscrições rupestres, oficinas líticas e a própria denominação de locais, como a Ilha do "Macuco", atestam a existência de tribos indígenas, na sua maioria tupi, na península. A localização dos sambaquis mostram que os índios preferiam morar perto do mar e viviam da pesca e cultivo de mandioca.
No ano de 1527, Sebastião Caboto, a serviço do rei da Espanha, chegou a enseada de Zimbros , dando-lhe o nome de são Sebastião, ocasião em que levou quatro nativos brasileiros para a Europa. Entre 1748 e 1756 foram enviados para todo o litoral catarinense, cerca de 6.071 pessoas, vindas das Ilhas dos Açores, território português. Algumas famílias fixaram-se nas imediações da Enseada das Garoupas, hoje Porto Belo, dando o nome de Nova Ericeira. Tempos depois, a península passou a se chamar Porto Belo. Com eles, vieram sua cultura popular, como as técnicas de pesca, o boi na vara, o carro de boi, a olaria de cerâmica utilitária e decorativa, a renda de bilro, etc. A chegada do colonizador conduziu às mudanças de costumes e, inclusive, do modo de ocupação das terras em relação aos indígenas. Os colonizadores preferiram fixar-se nos morro e dedicaram-se sobretudo, à agricultura.
Com auto-suficiência, a comunidade plantava, pescava, fazia farinha, açúcar, café em pó e escalava o peixe para conservar. Produzia suas roupas e, também, cestos, louças de barro, sabão e óleo de peixe para a iluminação. A fabricação da canoa de um pau só também é uma arte herdada dos índios carijós. O nome se dá por ser construída em um único tronco de madeira entalhado, que ganha a forma de canoa. O garapuvú, árvore abundantemente encontrada na região é preferida em função de sua leveza e por possuir o tronco reto em seus nós. A maioria dos pescadores de Bombinhas, mantém com extraordinário capricho as canoas herdadas dos avós, muitas delas com cerca de 100 anos.
Após 1960 a população desocupou o morro, passando ocupar a parte plana; a ela se adicionou uma população flutuante, na temporada de verão. A comunidade foi beneficiada pela melhoria das estradas de rodagem, pela disponibilidade de transportes coletivos, rede de água e eletricidade. A vinda dos primeiros turistas anunciava uma transformação na localidade e uma rápida ocupação. Na década de 70 cresceu rapidamente o número de casas de praia dos veranistas, sendo que nesta etapa, outras atividades vieram complementar a renda familiar. A Cidade que vivia da pesca passou a incrementar a renda familiar através do turismo, tanto pela locação de suas residências como com estabelecimentos comerciais. A partir dos anos 90, o fluxo de turistas aumenta a cada ano, e em 1992 a população vota a favor da emancipação política de Porto Belo. Atualmente, possui boa infra-estrutura turística, com ótimos hotéis e restaurantes, além de opções de lazer e entretenimento, que fazem de Bombinhas a décima quarta cidade mais visitada do país, em viagens de lazer.
Fonte: Prefeitura Municipal - Secretaria de Turismo
Autor do Histórico: JORGE LUIZ CARDOSO NUNES
DDD de Bombinhas, Santa Catarina
47
Como fazer uma ligação para Bombinhas:
0 + Operadora + 47 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 47 + telefone
- Vivo: 015 + 47 + telefone
- Aerotech: 017 + 47 + telefone
- Claro: 021 + 47 + telefone
- GVT: 025 + 47 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 47 + telefone
- TIM: 041 + 47 + telefone
- Sercontel: 043 + 47 + telefone
CEP de Bombinhas
Prefeitura Municipal de BombinhasEndereço: Rua Baleia Juvarte nº 328, José Armandio, Bombinhas - SC, CEP: 88215000
Telefone / Fax:(47) 3393-0516 (47) 3393-9500
Prefeito: PAULO HENRIQUE DALAGO MULLER
Hospitais em Bombinhas - SC
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde bombinense.
Cartórios na cidade de Bombinhas
Acesse a lista de Cartórios em Bombinhas. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Bombinhas Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Bombinhas - SC e localizar ruas e endereços do município catarinense.
Hotéis e Pousadas em Bombinhas
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Bombinhas. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Bombinhas
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Bombinhas.
Bombinhas fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Bombinhas - SC em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online