Início » Santa Catarina » São João Batista


São João Batista - Santa Catarina



São João Batista faz parte do estado de Santa Catarina. Sua área é de 204km² e a população atual é de aproximadamente 26.260 habitantes. Destaca-se por ser a cidade brasileira que mais cresceu em em termos populacionais, nos últimos 5 anos. Foi a 1ª colônia italiana do Brasil, com o nome de Nova Itália. A economia do município se baseia na Indústria calçadista.

São João Batista foi fundada em 1834, com a chegada do capitão João de Amorim Pereira. Em 1836, chega o primeiro grupo de imigrantes - 132 colonos vindos da Sardenha, Itália, trazidos por uma sociedade particular de colonização. Foi a primeira colônia italiana do Brasil. São João Batista tornou-se município em julho de 1958, quando se desmembrou de Tijucas.

Situada no Vale do Rio Tijucas, São João Batista destaca-se pela produção de calçados são 150 indústrias voltadas para o setor. Colonizada por italianos e açorianos, teve a sua economia inicialmente baseada na agricultura, até surgirem as fábricas de calçados, que transformaram a cidade no maior pólo calçadista no Estado. Nos meses de janeiro e fevereiro, São João Batista promove uma grande feira de calçados, a FECCAT - Feira de Calçados Catarinense, atraindo milhares de turistas, além dos diversos eventos e rodadas de negócios que são promovidas durante o ano.

História da cidade de São João Batista Santa Catarina - SC

O INíCIO efetivo de seu povoamento data do século passado, levado a efeito, principalmente, por lusos - brasileiros. Houve no vale do Tijucas muitas concessão de sesmaria para estimular a fixação de habitantes.

Na exploração das terras da Foz do Tijucas até São João Batista, distinguiu-se João Melo e Alvin, engenheiro militar. Todavia, o progresso do Município, sem dúvida, se deve à indústria açucareira, instalada na região em 1944, por iniciativa de Valério Gomes e Benjamim Duarte da Silva.

São João batista foi criado em 1958, com terras desmembradas de Tijucas.

Gentílico: sãobatistense ou batistense

Formação Administratica:

Distrito criado com a denominação de São João Batista, pela lei provincial nº 90, de 1904-1838, suboridinado ao município de Tijucas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São João Batista figura no município de Tijucas.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de São João Batista permanece no município de Tijucas.

Elevado à categoria de município com a denominação de São João batista, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Tijucas. Sede no antigo distrito de São João Batista. Constituído de 4 distritos: São João Batista, Boiteuxburgo, Major e Tijipió. Desmembrado de Tijucas. Instalado em 19-07-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: São João Batista, Boiteuxburgo, Major e Tijipió.

Pela lei estadual nº 756, de 03-10-1961, desmembra do município de São João Batista os distritos de Major Gercinio, ex-Major e Boiteuxburgo. Para formar o novo município de Major Gercinio.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: São João Batista e Tijipió.

Assim permanecendo em divisão territorial datad de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São João Batista: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São João Batista? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: