Início » Santa Catarina » Governador Celso Ramos


Governador Celso Ramos - Santa Catarina



Governador Celso Ramos é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º18′53" sul e a uma longitude 48º33′33" oeste, estando a uma altitude de 40 metros. Estima-se que sua população seja de 12999 habitantes, de acordo com os dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE. Possui a economia concentrada na pesca e no turismo, que é elevado no verão, com destaque para as suas mais de 30 praias, baías e penínsulas, além de belas reservas ecológicas. O município também é conhecido por promover a Farra do Boi, que consiste numa tauromaquia, espécie de tourada, onde o animal é solto pelas ruas da cidade, onde então é perseguido pelos moradores e maltratado até a morte. A brincadeira é um ritual que faz parte da cultura açoriana a qual tentam manter viva para preservar suas origens.

A colonização da região do atual município de Governador Celso Ramos começou no século XVIII, com a chegada de imigrantes açorianos atraídos pela pesca da baleia, dando origem à Armação da Piedade. Como esta não oferecia condições para o desenvolvimento, os seus habitantes transferiram-se para a localidade de Ganchos, onde hoje está a sede do município. O território do atual município pertenceu a Biguaçu até 1963.

As igrejas sempre foram ponto de encontro da comunidade que, além do culto, discutia formas de se defender dos indígenas.

História da cidade de Governador Celso Ramos

Em meados de 1500, alguns vicentistas chegaram às terras do município pela primeira vez. Por volta do ano de 1745 colonizadores vindos das Ilhas dos Açores e da Madeira aqui se instalaram. Com a vindas de outros portugueses, instalaram-se novos povoados a partir de 1747, na qual podemos destacar: Fazenda da Armação, Costeira da Armação, Palmas, Canto e Ganchos e outros no litoral catarinense.

O núcleo inicial foi Armação da Piedade, fundado pelos portugueses atraídos pela pesca da baleia Como o local não oferecia condições para se ampliar, transferiram-se para o lugar denominado Ganchos, onde se acha a sede Municipal, aproximadamente oito quilômetros do primitivo.

Gentílico:

Formação Administrativa

O distrito foi criado com a denominação de Ganchos pela lei municipal nº 119, de 28/10/1918, subordinado ao município de Biguaçu. Permaneceu como distrito de Biguaçu até a divisão administrativa de 1948.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Ganchos, pela lei estadual nº 929, de 06/11/1963.

Pela lei estadual nº 1065, de 12/05/1967, o município de Ganchos passou a denominar-se Governador Celso Ramos.

Em divisão territorial datada de 1963, o município já denominado Governador Celso Ramos é constituído de distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Fonte: Prefeitura Municipal; IBGE

Autor do Histórico: SIRLEY MÜLLER LENCINA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Governador Celso Ramos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Governador Celso Ramos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: