Início » Santa Catarina » Navegantes


Navegantes - Santa Catarina



Navegantes é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 26º53′56" sul e a uma longitude 48º39′15" oeste, estando a uma altitude de 12 metros. A população avaliada em 2012 era de 63.764 habitantes. O atual prefeito é Roberto Carlos de Souza.

Privilegiada pela natureza, a cidade de Navegantes nasceu voltada para o mar e logo foi colonizada por açorianos. Conta com um povo hospitaleiro e ostenta um dos mais belos balneários de Santa Catarina, com inúmeros pontos turísticos.

O primeiro morador de Navegantes, segundo os historiadores, foi João Dias Darzão, que veio de São Francisco do Sul para se estabelecer na foz do rio Itajaí-açú, frente a confluência do Itajaí-mirim, no lugar que antigamente chamava-se Fundadouro. Em 1715, Manuel Gonçalves de Aguiar, percorrendo a costa catarinense a fim de fazer um levantamento para a fundação de novas povoações, refere-se a João Dias como já tendo abandonado as suas terras.

História da cidade de O primeiro morador de Navegantes, segundo os historiadores, foi João Dias Darzão, que veio de São Fransisco do sul para se estabelecer na foz do rio Itajaí-açú, frente a confluência do Itajaí-mirim, no lugar que antigamente chamava-se Fundadouro. Em 1715, Manuel Gonçalves de Aguiar,Percorrendo as costas catarinenses, afim de fazer um levantamento, para a Fundação de novas povoações, refere-se a João Dias como já tendo abandonado as suas terras em virtude da pobreza da região em metais preciosos.

Foi em 16 de setembro de 1906, que os moradores fizeram seus primeiros movimentos, com abaixo assinados, para que a municipalidade desse um nome exato ao arraial,que até então, chamava-se "outro lado" ou povoado de santo Amaro. Fato que permaneceu até o ano de 1912. Como o arraial era habitado em sua maioria por Navegantes, o conselho Municipal deu o nome oficial ao arraial de Navegantes , em 17 de Dezembro de 1912.

Em 1962 , Navegantes conquistava sua emancipação Política e administrativa. A partir daí passou a ter vida própria e hoje é um dos municípios mais prósperos da foz do Rio Itajaí. Nestes 40 anos, a cidade que tinha uma praia quase desconhecida, está entre os balneários mais badalados da região.

Outro destaque fica por conta da indústria pesqueira, que hoje emprega mais de 60 por cento dos navegantinos , além é claro da construção naval que tem a mão de obra mais especializada do Brasil.

Fonte: Prefeitura Municipal de Navegantes

Autor do Histórico: JORGE LUIZ CARDOSO NUNES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Navegantes: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Navegantes? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: