Início » Santa Catarina » Agrolândia


Agrolândia - Santa Catarina



Agrolândia faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se na microrregião de Rio do Sul, tendo como principal atividade econômica a agropecuária. Foi colonizada pelos alemães sendo a principal etnia. O principal acesso ao município é pela rodovia SC-426, a partir da BR-470. Existem acessos secundários por Otacílio Costa, descendo a serra em estrada cascalhada, com um belíssimo visual do vale. Também existem acessos secundários a partir do município de Braço do Trombudo e por Ituporanga via Atalanta.

Por volta de 1880, quando se iniciava, palidamente, a colonização da área do Rio do Sul, teve início também, o povoamento do território de Agrolândia. Podem ser mencionados como seus primeiros moradores, os pioneiros Leopoldo e Oswaldo Zwicker, Atwig Will e a família Prochnow. Seu nome primitivo foi Trombudo Alto, por cruzar-lhe as terras o rio Trombudo. Distrito em 1957, alguns anos depois, precisamente de 12 de junho de 1962, foi elevado a município, através da Lei Estadual 831, com terras desmembradas de Trombudo Central. Deu-se a instalação do novo município, em 25 de julho do mesmo ano. Nas primeiras eleições municipais, foi eleito o senhor Adolfo Hedel.

O livro "Agrolândia de Trombudo Alto aos nossos tempos" cita como pioneiros de Agrolândia Eduard e Johann Will, Otto Zwicker, Wilhelm Kanitz e Otto, Leopold e Bruno Prochnow. E oito anos antes deles chegarem a Agrolandia já haviam chegado a Serra dos Alves José Alves da Silveira, Domingos Alves e Ricardo Alves, em 1908.

História da cidade de AGROLâNDIA

Em 1911, os irmãos, Ricardo e Domingos Alves Paes e alguns familiares, vindos do município de Lages, descobriram as terras da região. Procederam então o desmatamento e o plantio de milho e feijão. Em 1913 a família Alves Paes passou a residir definitivamente no local, dando origem ao nome da comunidade denominada de Serra dos Alves. Em 1917 vieram as primeiras famílias residirem na localidade, que de início denominou-se Trombudo Alto. "Trombudo" porque seu rio tinha muitas curvas semelhantes à uma tromba e "alto" por estar próximo à Serra Geral. Entre as famílias pioneiras estão as de Otto Zwicker, Otto e Leopoldo Prochnow e João e Eduardo Will. Logo após, outras famílias da colonização italiana de Rodeio, Rio dos Cedros e arredores, foram chegando e dedicando-se à agricultura e pecuária, atividades motivadoras do atual município. Em 1957 criou-se o distrito de Trombudo Alto, pela lei municipal nº 301, de 01-05-1957 e homologada pela Assembléia Legislativa do Estado de SC pela lei nº 308 de 29-08-1957, subordinado ao município de Rio do Sul. Pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, o distrito de Trombudo Alto passou a pertencer ao município de Trombudo Central. . Em 12-06-1962, através da Lei Estadual nº 831, passou a categoria de Município, desmembrando-se de Trombudo Central, e com o nome de Agrolândia. O nome deriva de O nome do Município origina-se de AGRO = agricultura e LoNDIA = cidade . A data da instalação do município ocorreu no dia 25-07-1962.

Gentílico: Agrolandense

Comarca:Trombudo Central

Fonte: BLIBLIOTECA IBGE, PREFEITURA MUNICIPAL

Autor do Histórico: GILMAR ORSI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Agrolândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Agrolândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: