Início » Santa Catarina » Rio do Oeste


Rio do Oeste - Santa Catarina



Rio do Oeste é uma cidade brasileira no Estado de Santa Catarina, na microrregião do Alto Vale do Itajaí. Está situada a 27° 11′ 33,76 S de latitude e 49° 47′ 48,36 W de longitude e sua altitude é de 365 metros.

Luiz Bertoli, que há muito planejava um movimento de colonização, foi incentivado pelo governador Vidal Ramos e motivado pelo vigário de Rodeio, Frei Lucínio Korte, com o qual tivera longos diálogos, a organizar a primeira expedição de reconhecimento. Viajaram com ele, Angelo Moser, Antonio Fronza, Battista Campregher, Battista Giotti, José Franzoi, José Largura, Luiz Girardi e Manoel Moratelli. Em maio de 1912, aportaram na confluência do rio do Oeste com o rio das Pombas, que deve seu nome ao grande número de pássaros dessa espécie existentes na região. O rio, por sua vez, deu origem à denominação incial de Barra das Pombas.

No final da década de 1920, a então "Freguezia de Barra das Pombas" recebeu o nome de "Villa Adolfo Konder", conforme documento de 27 de Agosto de 1927, que registra a visita do governador Adolfo Konder a "Barra das Pombas e Taió, sendo que a primeira teria a glória, em tempo vindouro, de receber o nome de Villa Adolfo Konder". Pouco tempo durou essa denominação, pois logo após a Revolução de 1930, o núcleo passou a chamar-se "Rio do Oeste".

História da cidade de A região de Rio do Oeste foi colonizada por imigrantes italianos oriundos da cidade de Trento. Frei Lucinio de Ascurra, em 1912, sugeriu aos imigrantes Luiz Bertoli Sênior, ongelo Moser, Batista Giotti, João Largura, Batista Campregher e Antônio Fronza que fundassem novas comunidades às margens do Rio Itajaí do Oestei, que aportaram em maio de 1912, na confluência do rio das Pombas com o rio do Oeste, razão do primitivo nome, Barra das Pombas.

No final da década de 1920, mudou-se o nome de Barra das Pombas para Villa Adolfo Konder, conforme documento de 27 de Agosto de 1927, que registra a visita do Governador Adolfo Konder a Barra das Pombas.

Pouco tempo durou a denominação de Villa Adolfo Konder, pois logo após a Revolução de 1930, este núcleo passou a chamar-se Rio do Oeste.

Por ocasião da nova divisão administrativa e judiciária do Estado, consequente a sanção da Lei Estadual n.º 247, de 30-12-1948, a localidade já com o nome de Rio do Oeste, foi elevada a Distrito.

Foi promulgado município com a denominação de Rio do Oeste, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrando-se de Rio do Sul. Foi instalado oficialmente a 23 de Julho de 1958.

Gentílico: Rioestense

Comarca: Rio do Oeste

Fonte: BIBLIOTECA IBGE - PREFEITURA MUNICIPAL - AMAVI

Autor do Histórico: GILMAR ORSI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rio do Oeste: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rio do Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: