Início » Santa Catarina » Pouso Redondo


Pouso Redondo - Santa Catarina



Pouso Redondo faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º15′29" sul e a uma longitude 49º56′02" oeste, estando a uma altitude de 354 metros. Sua população está em torno de 14.307 habitantes (IBGE 2008). Possui uma área de 363,91km².

Fica localizado na Microrregião de Rio do Sul, no Alto Vale da bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, a 264km de Florianópolis, próxima às cidades de Taió, Trombudo Central, Braço do Trombudo, Agronômica, Agrolândia, Rio do Sul e Rio do Oeste. Tem como principais atividades econômicas a agricultura (arroz e pecuária leiteira) e indústria cerâmica. Colonização de maior representação na região tem origem entre alemães e italianos.

Ainda no Século XIX, constituindo lugar de passagem das tropas de gado conduzidas por tropeiros, formou-se um pouco acima da sede do atual município uma clareira no meio da mata, que servia como lugar de parada dos tropeiros para descanso e pouso das tropas. Essa clareira tomou forma arredondada e era circundada por um pequeno córrego, o que facilitava em muito a permanencia dentro dos seus limites de bom número de animais.

História da cidade de Pouso Redondo Santa Catarina - SC

Em 1887, o imigrante alemão Gottlieb Reif foi contratado pelo governo imperial para a abertura de um caminho até o planalto catarinense. A população é em sua maioria, composta por descendentes alemães, italianos e portugueses. Conhecido por suas enormes plantações de arroz irrigado, o município se destaca como sendo a capital do arroz.

Tropeiros e viajantes passando pela precária estrada, localizada na altura do acesso a Taió, faziam pouso numa clareira de forma circular, o que deu origem ao topônimo de Pouso Redondo.

Augusto Peters, o primeiro morador do Município, estabeleceu-se em 1894, seguido de Leopoldo Knoblanch. Em 1933, a localidade passou a Distrito e, em 1958, foi elevado a Município.

Gentílico: pouso-redondense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pouso Redondo, por decreto estadual nº 332, de 07-03-1933, subordinado ao município de Rio do Sul. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Pouso Redondo figura no município de Rio do Sul. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Pouso Redondo permanece no município de Rio do Sul.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pouso Redondo, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Rio do Sul. Sede no antigo distrito de Pouso Redondo. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-08-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de distrito sede. Pela lei estadual nº 939, de 22-11-1963, é criado o distrito de Aterrado Torto e anexado ao município de Pouso Redondo. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Pouso Redondo e Aterrado Torto.Pela lei estadual nº 525, de 05-05-1981, o distrito de Aterrado Torto passou a denominar-se Aterrado.Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 2 distritos: Pouso Redondo e Aterrado. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pouso Redondo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pouso Redondo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: