Início » Santa Catarina » Petrolândia


Petrolândia - Santa Catarina



Petrolândia é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º32′07" sul e a uma longitude 49º41′53" oeste, estando a uma altitude de 410 metros. A população avaliada em 2010 era de 6131 habitantes.

Possui uma área de 306,153 km².

História da cidade de inicialmente denominada Alto Perimbó, é cercada pela Serra Geral. Em tupi-guarani Perimbó significa buraco. Habitada inicialmente por índios, foi colonizada por gaúchos e catarinenses procedentes do Planalto Serrano e, em 1915, por famílias de origem alemã vindas do sul do estadoA região que constitui o território municipal chamou-se Alto Perimbó e com a mesma denominção, em 12 de julho de 1934, passou a categoria de distrito e pertencia ao município de Bom Retiro. Em 1948, com a emancipação do município de Ituporanga, desmembrou-se o município de Bom Retiro. Petrolândia passou a ser distrito do novo município de Ituporanga, mas com a denominação somente de Perimbó.

O nome Petrolândia originou-se pelo fato de que na época da criação do município, a Petrobrás, encontrava-se nas proximidades, com aparelhos de pesquisa de petróleo, sendo realizadas na localidade de Rio Galego, divisa com Serra dos Alves.

O município de Petrolândia foi criado pela lei nº 837 de 26 de julho de 1962, cuja instalação realizou-se no dia 16 de agosto de 1962.

Distritos: Sede e Rio Antinha

Gentílico: Petrolandense

Comarca: Ituporanga

Fonte: BIBLIOTECA IBGE - PREFEITURA MUNICIPAL - AMAVI

Autor do Histórico: GILMAR ORSI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Petrolândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Petrolândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: