Início » Rio Grande do Sul » Santa Maria


Santa Maria - Rio Grande do Sul



Santa Maria faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Com 262.368 habitantes, segundo o censo IBGE/2011, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região que possui quase 1 milhão de habitantes.

Santa Maria é considerada cidade universitária, graças a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criada por José Mariano da Rocha Filho.

História da cidade de SANTA MARIA RIO GRANDE DO SUL Monografia - n.º 106 Ano: 1984

NOTAS HlSTóRlCAS Em 1777, os reinos de Espanha e Portugal firmaram um convênio denominado Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas, destinado a demarcar os limites entre suas possessões . Com este objetivo uma comissão mista hispano-portuguesa atingiu, em 1787, o território onde hoje constitui o Município de Santa Maria.

Do acampamento, localizado nas proximidades da Vila de Boca do Monte, a expedição demandou o forte espanhol de Santa Tecla, onde se bipartiu a comissão portuguesa, assumindo a chefia da 2 a Subdivisão Demarcadora o Coronel Francisco João Róscio, que prosseguiu até atingir Santo Angelo, em território das Missões Orientais.

Em virtude dos desentendimentos havidos com o comissário espanhol, D. Diogo de Albear, os trabalhos de demarcação foram interrompidos, retirando-se João Róscio, de Santo Angelo, e estabelecendo acampamento, em 1797, no arroio dos Ferreiros, onde atualmente se ergue a cidade.

Após a retirada da Subdivisão, cinquenta famílias guaranis, constituídas de índios civilizados, agricultores e operários, procedentes das Missões Orientais, ali se instalaram.

Contando com boa posição geográfica, com excelentes pastagens e terras propícias a culturas de cereais, o povoado prosperou e já em 1812, era curato, sob a invocação de Santa Maria da Boca do Monte .

A partir de 1828, com a chegada do 28.° Batalhão de Estrangeiros, constituído de alemães assalariados para a luta contra os orientais, intensificou-se o povoamento da região

Vários militares, após a dissolução da tropa, radicaram-se em Santa Maria, atraindo colonos de São Leopoldo e imediações, iniciando-se o ciclo germanico de colonização, que muito influiu para o desenvolvimento da comunidade.

Em 1835, Santa Maria apresentava aspectos de progresso e prosperidade; em toda a sua área existiam mais de cem estabelecimentos pastoris.

Em 1857, Santa Maria foi elevada a Vila, ocorrendo a instalação do Município em 1858. Adquiriu a Vila, foros de Cidade, em 1876.

A população do Município participou de vários acontecimentos históricos nacionais, entre os quais a guerra contra Rosas, a do Paraguai e a Revolução Farroupilha , quando se travou em seu território a batalha da Porteirinha.

Formação Administrativa O Distrito foi criado em 17 de novembro de 1837 pela Lei Provincial n.° 6 e o Município, em 16 de dezembro de 1857, pela Lei Provincial n.° 400.

Compõem-no os distritos de: Santa Maria, Arroio do Só, Boca do Monte, Camobi, Dilermando de Aguiar, Itaara, Santa Flora, São Martinho e Silveira Martins.

A Comarca foi criada em maio de 1878. Atualmente, é de 3 a entrância.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Maria: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Maria? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: