Início » Rio Grande do Sul » Ivorá


Ivorá - Rio Grande do Sul



Ivorá faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Ivorá faz parte do estado do Rio Grande do Sul, com 2.424 habitantes (IBGE: 2009). Foi fundado em 9 de maio de 1988, separando-se então do município de Julio de Castilhos. Entretanto, sua história inicia-se em maio de 1883, quando Manuel J. Siqueira Couto, diretor da Colônia de Silveira Martins, iniciou a medição dos lotes coloniais que seriam destinados aos imigrantes italianos lá acampados.

Colonização Italiana:

História da cidade de Em 25 de setembro de 1883 foram distribuídos lotes coloniais e assentadas as primeiras famílias de imigrantes italianos.

Inicialmente, esses lotes foram chamados de Núcleo Norte, em referência a Colônia de Silveira Martins, núcleo da colonização.

Mais tarde, foi denominada Nova Udine em homenagem a Udine, na Itália.

Logo de início, surgiu a Capela construída pela comunidade e surgiu a vila à qual o Instituto Histórico e Geográfico do estado deu nome de Ivorá, uma denominação indígena que significa "Rio da Praia Formosa".

A Quarta leva de imigrantes a se estabelecer no Rio Grande do Sul, chegou em 1976, e se instalou na então denominado Núcleo Colonial Italiano de Silveira Martins.

Núcleo Norte (Ivorá), a primeira denominação do atual município de Ivorá, foi fundado em 25 de setembro de 1883, onde se estabeleceram famílias oriundas de údine, Friuli e de Vêneto.

Recebeu a denominação de Núcleo Norte por localizar-se ao norte de Silveira Martins, sede da colonização. Em 1° de janeiro de 1939, Núcleo Norte passou a categoria de Vila com o nome de Ivorá, pelo motivo de que durante a Segunda Guerra Mundial, sugeriu-se que cidades e vilas cujos nomes eram de procedência italiana, fossem substituídos por topônimos em língua portuguesa.

Este então é o motivo pelo qual Nova údine passou a chamar-se de Ivorá, nome de origem indígena que significa Rio Bonito.

Fonte: IBGE E CONF.NACIONAL DE MUNICIPIOS

Autor do Histórico: HOMERO DA SILVA POMPEO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ivorá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ivorá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: