Início » Rio Grande do Sul » Dona Francisca


Dona Francisca - Rio Grande do Sul



Dona Francisca faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Dona Francisca esta situada entre a serra de São Martinho e as várzeas do Rio Jacuí, situação privilegiada que lhe confere características ambientais únicas. Admirar a cidade, do outro lado do Rio, principalmente ao entardecer, é fruir de um quadro vivo em que as luzes do acaso vão colorindo sua paisagem recortada pelo verde profundo das matas nas encostas do Morro Santo Antônio.

O imponente Morro Santo Antônio, com 382,5metros de altura, é beleza natural de destaque do Município de Dona Francisca, onde em seu cume podemos visualizar uma Cruz. Atualmente a Cruz é de metal medindo 12 metros de altura e 6,5 metros de largura na qual pode ser visualizada a distância, principalmente a noite devido a iluminação existente. A primeira cruz colocada no local, data de 22 de novembro de 1959, por pessoas da comunidade lideradas pelo Padre Luizinho Vendrusculo, com o objetivo de proteger o Município. Na oportunidade foi recebido um telegrama do Papa João XXIII, concedendo a Paróquia de Dona Francisca uma Bênção Apostólica. A segunda cruz foi colocada em 1985 por um grupo de jovens franciscanos liderados por Alexandre Cassol Rampelotto, após a primeira ter pegado fogo. Depois dessa, a Prefeitura Municipal, no ano de 1995, colocou a cruz de metal acima descrita. Quase tudo na cidade foi feita pelas administrações de Nereu Cassol (PMDB) e Mauri Mezomo (PMDB).

História da cidade de Dona Francisca Rio Grande do Sul - RS

O atual município de Dona Francisca fazia parte da antiga Colônia, de Santo ongelo. Foi criado em 1883 e situa-se às margens direita do rio Jacuí. Pertencia ao Município de Cachoeira do Sul. A sede era a Fazenda Santo Antônio, de propriedade do Senhor José Gomes Leal, o qual, por volta de 1880, vendeu a propriedade à Família Mostardeiro, de Porto Alegre, uma vez que havia contraído dívida com a mesma e não possuía suficiente dinheiro para quitar o débito. Em 1881, Manoel José Gonçalves Mostardeiro ali fixou residência, com o fim de administrar a área. No ano seguinte, abriu a primeira escola, tendo como professora sua filha, Anália Mostardeiro.

Em 1883 é contratado um agrimensor para estabelecer as bases da colonização, implementada através dos imigrantes alemães e italianos. Destaca-se que o núcleo da atual sede do município foi delineado já naquele ano, pois o dito agrimensor elaborou um projeto de vila, contando com ruas e lotes delimitados. O nome Dona Francisca foi em homenagem à esposa do Sr. Mostardeiro.

Os colonos alemães fixaram-se em Linha ávila e os italianos, oriundos do Vêneto e Treviso, onde hoje é Linha Grande, Linha do Moinho e Linha do Soturno. O rápido desenvolvimento econômico, fruto do trabalho dos imigrantes, fez com que Cachoeira do Sul, no primeiro quarto deste século, instalasse em Dona Francisca a sede do 5º distrito,constituído pelas localidades de Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Linha ávila, Santos Anjos, Polêsine e Vale Vêneto. Em 1934, chegaram da Itália as Irmãs Palotinas, criando a primeira Congregação da Ordem na América Latina e fundando a Escola São Carlos. Em 1959, Dona Francisca solicitou emancipação.

Decretada a emancipação foi realizado um plebiscito para escolher a sede do município, entre Dona Francisca e Faxinal do Soturno, povoado do mesmo distrito, este foi vencedor. Em 1965, Dona Francisca consegue sua autonomia, pela Lei nº 4993, de 17 de julho de 1965, desmembrando-se de Faxinal.

Sua instalação foi em 19 de fevereiro de 1967, e o primeiro mandatário o Sr. Obaldino Tessele, nomeado Interventor pelo Governador do Estado. O atual prefeito é o Sr. Carlos Alberto Menezes Vargas, do PMDB, que governa com um legislativo (câmara de vereadores) composto por nove edis. O Município de Dona Francisca faz parte da AMCENTRO e está também vinculado ao Conselho de Desenvolvimento da Região Centro (COREDE-CENTRO).

Gentílico: francisquense

Formação Administrativa

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Dona Francisca: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Dona Francisca? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: