Início » Rio Grande do Norte » Natal

Município de Natal

Tudo sobre Natal - Estado do Rio Grande do Norte


Natal é um município que pertence ao Estado do Rio Grande do Norte, o tamanho total de seu território é 167,264 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de - habitantes, quem nasce em Natal (gentilício) chama-se: natalense.
As coordenadas geográficas de Natal, Rio Grande do Norte são: latitude: -5.79357 e longitude: -35.1986, atualmente a cidade é administrada por CARLOS EDUARDO NUNES ALVES do PDT.

Avaliação geral do município: 4.3 / 5 para Natal por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar e à Microrregião de Natal. Com uma área de 170,298km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial (maior apenas que Vitória), distando 2507 quilômetros de Brasília, a capital nacional.

Fundada em 1599, às margens do rio Potenji, a cidade é mundialmente conhecida e conta com importantes monumentos, parques e museus e pontos turísticos, como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, no Centro Histórico, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o Museu Câmara Cascudo, o Parque da Cidade, o Museu de Cultura Popular, o Parque das Dunas, a Catedral Metropolitana e praias como Ponta Negra e dos Artistas, e eventos de grande repercussão, como a Feira Internacional de Artesanato (FIART), o Carnatal, as festas juninas, as comemorações natalinas e a Festa do Boi. É também conhecida como a "Capital Espacial do Brasil", devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, atualmente localizada no município limítrofe de Parnamirim.

Historicamente, a cidade teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942 durante a Operação Tocha, já que os aviões da base aliada americana se abasteciam com combustível no lugar que hoje é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, sendo classificada como "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo". Abriga três das sete maravilhas do Rio Grande do Norte: a Fortaleza dos Reis Magos, o Frasqueirão, o Morro do Careca. A capital potiguar será também uma das doze sedes da Copa do Mundo de 2014.

História da cidade de Natal

Rio Grande do Norte -RN

A história da Capitania do Rio Grande do Norte, teve início em 1535 com a chegada de uma frota comandada por Aires da Cunha, enviada pelo donatário João de Barros e o Rei de Portugal, para colonizar as terras da região. Face a resistência encontrada por parte dos índios potiguares e piratas franceses, traficantes de pau-brasil, tal missão não pode ser alcançada.

No dia 25 de dezembro de 1597, sessenta e dois anos após a frustada tentativa de Aires da Cunha, uma esquadra comandada pelo Almirante Antônio da Costa Valente e integrada por Francisco de Barros Rego, Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque, entrava na barra do Rio Potengi, e com essa entrada histórica teve início a povoação em toda área.

A primeira providência da expedição foi tomar precauções contra o ataque invasor, e, doze dias depois da chegada, no dia 6 de janeiro de 1598, começaram a construção de um forte sobre os arrecifes localizados nas redondezas da chamada Boca da Barra, que foi chamado de "Reis Magos", por sua construção ter sido iniciada no dia consagrado aos Santos Reis.

O forte foi concluído no dia 24 de junho do mesmo ano e nas circunvizinhanças, logo, se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de Cidade dos Reis, numa clara referência à edificação que lhe deu origem.

Tempos depois o povoado mudou de nome, passando a se chamar Cidade do Natal. Para alguns escritores o nome Natal é explicado em duas versões: a primeira refere-se ao dia em que a esquadra penetrou na barra do Potengi e a segunda tem ligação direta com a data da demarcação do sítio primitivo da cidade, realizada por Jerônimo de Albuquerque, no dia 25 de dezembro de 1599.

Com a presença holandesa na região, a vida da cidade que começava a evoluir foi inteiramente mudada, e, no período de 1633 a 1654, ainda sob o domínio holandes, o Forte dos Reis passou a se chamar de Forte de Keulen e a Cidade do Natal, Nova Amsterdã. Com a saída dos holandeses, a vida da cidade voltou à normalidade, mas seu crescimento foi acentuadamente lento e gradual, nos primeiros séculos de sua existência. Segundo o historiador Câmara Cascudo, no livro História da Cidade do Natal, em 31 de dezembro de 1805, Natal tinha 6.393 habitantes, e no último ano do século XIX, a cidade já tinha uma população de 16.056 pessoas.

Somente a partir de 1922, a cidade começou a se desenvolver em ritmo mais acelerado. As primeiras atividades urbanas tiveram início no bairro da Ribeira, localizado na parte baixa da cidade, próximo a foz do Rio Potengi, expandindo-se em direção ao centro, atual bairro da Cidade Alta. Na década de 1940, a deficiente estrutura física da cidade, provocou o adensamento das áreas urbanizadas, sobrecarregando-as de novos logradouros, notadamente no bairro do Alecrim.

Pela sua privilegiada posição geográfica, localizada no litoral nordestino na chamada esquina do Continente ou esquina do Atlântico, Natal, com o advento da Segunda Guerra Mundial, cresceu e evoluiu com a presença de contingentes militares brasileiros e aliados, consumando seu progresso com a construção das bases aérea e naval, local de onde as tropas partiam para o patrulhamento e para a batalha, na defesa do Atlântico Sul e na realização das campanhas militares no norte da áfrica; fatos esses que lhe valeram o cognome de Trampolim da Vitória.

Gentílico: natalense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Natal, pela lei municipal nº 92, de 30-04-1904.

Elevado à categoria de vila com a denominação Natal. Sede no atual distrito de Natal. Instalado em 25-12-1599.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Natal, Cidade Alta e Cidade Nova.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído do distrito sede. Não figurando os distritos de Cidade Alta e Cidade Nova.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948, é criado o distrito de Parnamirim e anexado ao município de Natal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Natal e Parnamirim.

Pela lei estadual nº 53, de 21-12-1953, é criado o distrito de Redinha ex-povoado e anexado ao município de Natal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Natal, Parnamirim e Redinha.

Pela lei estadual nº 2325, de 17-12-1958, desmembra do município de Natal o distrito de Parnamirim. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Natal e Redinha.

Pela lei estadual nº 2987, de 03-12-1963, é criado o distrito de Igapó e anexado ao município de Natal.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Natal, Igapó e Redinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município aparece constituído do distrito sede. Não figurando os distritos de Igarapó e Redinha, pois os mesmos foram anexados ao distrito sede de Natal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Natal,RN

84

Como fazer uma ligação para a cidade de Natal:

0+Operadora+84+Telefone de destino

Como ligar para Natal pela

CTBC Telecom:012 + 84 + telefone
Vivo:015 + 84 + telefone
Aerotech:017 + 84 + telefone
Claro:021 + 84 + telefone
GVT:025 + 84 + telefone
Oi Telemar:031 + 84 + telefone
TIM:041 + 84 + telefone
Sercontel:043 + 84 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Natal-RN

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Natal Rio Grande do Norte o CEP geral é 59025090.

Prefeitura Municipal de Natal

Endereço: Rua Ulisses Caldas, 81, Cidade Alta, Natal - RN, CEP: 59025090
Telefone / Fax: (84) 3232-8850
Prefeito: CARLOS EDUARDO NUNES ALVES do PDT

Médicos no município de Natal - Rio Grande do Norte

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde natalense.

Relação de Cartórios no município de Natal RN

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Natal com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Natal Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Natal-RN, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município potiguar.

Hotéis e Pousadas na cidade de Natal

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Natal, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Natal

Analista ambiental
Vaga cadastrada em 24/03/2019
Natal - RN

Analista ambiental Responsável pela programação e manutenção do sistema de gestão ambiental, responsável pela criação de relatórios sobre danos ambientais, atuando junto aos órgãos públicos de fiscalização ambiental como o IBAMA, IDEMA, IG...

Técnico em enfermagem
Vaga cadastrada em 24/03/2019
Natal - RN

Técnico em enfermagem Irá atuar com assistência ao médico. Beneficios: Formação Acadêmica: Técnico completo em Enfermagem. Experiência: Desejável experiência como técnico em enfermagem. Salário: A combinar Cargo: Técnico em enfermagem...

Analista de gestão fundiária
Vaga cadastrada em 24/03/2019
Natal - RN

Analista de gestão fundiária Planejar, elaborar, organizar, acompanhar e executar planos e projetos relacionados à regularização fundiária, pesquisando e aplicando princípios teóricos e técnicas relativas ao seu campo de atuação, analisar,...

Garçom
Vaga cadastrada em 23/03/2019
Natal - RN

Salário: A combinar Local da vaga: Natal - RN Horário de trabalho: A combinar. Atividades Profissionais Boa comunicação, bom relacionamento interpessoal trabalhar em equipe. Requisitos Experiência: Ensino Médio completo....

Consultor de Vendas Quiosque - Natal-RN
Vaga cadastrada em 23/03/2019
Natal - RN

Atividades: Atendimento ao cliente e vendas; Apresentação e auxílio no uso do site para o cliente; Manutenção da organização do display de produtos; Acompanhamento de metas e objetivos estabelecidos; Apoio ao pós-vendas. Pré-requis...

Promotor de Merchandising
Vaga cadastrada em 23/03/2019
Natal - RN

Salário: A combinar Local da vaga: Natal - RN Horário de trabalho: 44h semanais. Atividades Profissionais Sugerir e elaborar novas possibilidades de melhorias sobre exposição de produtos nos PDV?s (pilhas, ilhas, vitrines e cria...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Natal

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Natal, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Natal do Estado do Rio Grande do Norte

Condições de Tempo Hoje (24/03/2019), Natal - RN:

Trovoadas

Temperatura: 28º C
Humidade do Ar: 76%
Velocidade do Vento: 12 km/h

Previsão para os próximos dias:

25/03/2019 - Trovoadas. Max: 30 Min: 24
26/03/2019 - Trovoadas. Max: 28 Min: 23
27/03/2019 - Trovoadas. Max: 28 Min: 23
28/03/2019 - Trovoadas. Max: 28 Min: 23
29/03/2019 - Trovoadas. Max: 28 Min: 23

Municípios vizinhos de Natal

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Natal-RN em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

São Gonçalo do Amarante - 14.0 km
Parnamirim - 15.3 km
Extremoz - 15.5 km
Macaíba - 18.5 km
Ceará-Mirim - 30.0 km
Maxaranguape - 31.0 km
São José de Mipibu - 31.9 km
Nísia Floresta - 33.3 km
Monte Alegre - 33.8 km
Vera Cruz - 37.6 km
Ielmo Marinho - 39.0 km
Senador Georgino Avelino - 41.1 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Natal: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Natal através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Natal Rio Grande do Norte n-1
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-2
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-3
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-4
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-5
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-6
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-7
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-8
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-9
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-10
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-11
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-12
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-13
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-14
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-15
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-16
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-17
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-18
imagem de Natal Rio Grande do Norte n-19

Você conhece Natal? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: