Início » Rio Grande do Norte » Parnamirim


Parnamirim - Rio Grande do Norte



Parnamirim é uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Região Metropolitana de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e à microrregião de Natal,. encontra-se ao sul da capital estadual, distando desta doze quilômetros. Ocupa uma área de 120,202km², e sua população foi contada no ano de 2010 em 202 413 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o terceiro município mais populoso do estado.

Conurbada à capital, Parnamirim vive um intenso crescimento econômico, especialmente no setor imobiliário, se tornando uma verdadeira extensão de Natal. A sede tem uma temperatura média anual de 21,1°C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2010 foram contabilizados 47 137 veículos. Sua taxa de urbanização é de 100% (2010), classificando Parnamirim como o município mais urbanizado do Rio Grande do Norte. O município contava, em 2009, com setenta estabelecimentos de saúde, e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,760, nomeado médio e o segundo maior no ranking estadual.

O município abriga o principal aeroporto do estado, além de ser sede do Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, primeira base do tipo no país. Pontos turísticos como o maior cajueiro do mundo e as praias de Cotovelo e Pirangi do Norte, somando por abrigar eventos e shows musicais durante a alta estação, fazem da cidade um dos principais destinos turísticos do estado.

História da cidade de Parnamirim Rio Grande do Norte - RN

Parnamirim, palavra de origem tupi-guarani, significa rio pequeno. Nessa localidade surgiram os primeiros sinais de povoamento e evolução. Era a época da expansão da aviação comercial e chagava ao Estado uma comitiva francesa comandada pelo aviador Paulo Vechet, com a finalidade de construir um campo de pouso e decolagem nas proximidades de Natal. Ele mesmo escolheu uma planície conhecida como Tabuleiro de Parnamirim, como melhor local para a instalação do aeródromo. O proprietário do terreno, o português João Machado, fez a doação da área.

O campo de Parnamirim, base principal para a fundação da futura cidade, foi inaugurada no dia 14 de outubro de 1927, com a aterrissagem do avião Nurgesser-ET-COOL, pilotado por Josep-Le-Brix e Diendonne Costes. No mesmo ano o avião Laté-25, estabelecia a linha aeropostal, dando registro definitivo ao campo de pouso. Era a época da Segunda Guerra Mundial, os franceses saíram da área e o campo de pouso de Parnamirim passou a exercer uma forte atração sobre os países do chamado bloco aliado, tendo à frente os Estados Unidos.

O interesse internacional era devido a estratégica localização do campo de aviação, localizado na chamada esquina do continente. Em 1941, o Brasil e os Estados Unidos, após várias negociações, fecharam um acordo, incluindo Parnamirim no projeto de estratégia bélica coordenado pelos americanos, e através do Decreto-Lei nº 4.142, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, foi criada a Base Aérea Brasileira, em Parnamirim, no ano de 1942.

De um encontro histórico entre os presidentes Getúlio Vargas, do Brasil e Franklim Roosevelt, dos Estado Unidos em 1943, ficou estabelecido, entre outras coisas, um acordo para que fosse construída uma base militar americana e outra brasileira, ao redor do antigo campo de pouso. Foi, também nesse ano, exatamente no dia 03 de novembro, que Parnamirim foi elevada à categoria de Vila, pertencente a Natal.

Com a chegada de operários vindos de várias partes do Estado e a própria dinâmica natural das organizações militares, brotava em Parnamirim um forte núcleo populacional o que já lhe dava ares de cidade que se desenvolvia e ao mesmo tempo acompanhava o subir e descer dos aviões de guerra, os comentários triunfantes, as angústias próprias desses tempos, a fé no sucesso, e a vitória que a história reservou. A cidade continuava a desenvolver-se, começavam os tempos de paz com o fim da Segunda Guerra, em 1945, e no dia 23 de dezembro de 1945, e no dia 23 de dezembro de 1948, Parnamirim foi elevada à condição de distrito de Natal. Dez anos depois , em 17 de dezembro de 1958, através da Lei nº 2.325, desmembrou-se da capital, tornando-se mundialmente conhecida como Cidade Trampolim da Vitória.

Em 6 de julho de 1973, a Assembléia Legislativa aprovou a Lei 4.278 mudando o nome do município de Parnamirim para "Eduardo Gomes", sem se quer pensar em fazer um plebiscito para saber a opinião da população. Os parnamirienses inconformados com a mudança do nome, continuaram a chamá-lo pelo nome histórico "Parnamirim".

Após 14 anos, o movimento pela volta do nome da cidade saiu das sombras e voltou às ruas através de um abaixo-assinado, iniciativa do comerciante José Siqueira de Paiva, onde 4.665 assinaturas foram coletadas.

O deputado Ruy Barbosa foi quem se dispôs a apresentar o projeto a Assembléia Legislativa e o assunto foi ao plenário no dia 25 de junho de 1987.

A lei 5.601 de 6 de agosto de 1987 devolveu o nome de Parnamirim ao município.

Gentílico: parnamirinense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Parnamirim, pela lei estadual nº 146, de 23-121948, subordinado ao município de Natal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Parnamirim, figura no município de Natal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Parnamirim, pela lei estadual nº 2325, de 17-12-1958, desmembrado de Natal. Sede no antigo distrito de Parnamirim. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela lei estadual nº 4278, de 06-12-1973, o município de Parnamirim passou a denominar-se Eduardo Gomes.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município de Eduardo Gomes ex-Parnamirim é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 5601, de 06-08-1987, o município de Eduardo Gomes volta a denominar-se Parnamirim.

Em divisão territorial datada de 18-VII-1980, o município de Parnamirim ex- Eduardo Gomes é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas municipais

Parnamirim para Eduardo Gomes alterado, pela lei estadual nº 4278, de 06-12-1973. Eduardo Gomes para Parnamirim alterado, pela lei nº estadual nº 5601, de 06-08-1987.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Parnamirim: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Parnamirim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: