Tudo sobre Ceará-Mirim Estado do Rio Grande do Norte

Informações Gerais sobre a cidade de Ceará-Mirim

Coordenadas geográficas

O município de Ceará-Mirim fica localizado na latitude -5.64323 e longitude -35.4247 e faz parte do estado do Rio Grande do Norte.

Tamanho do Território de Ceará-Mirim

Com um total de 724,381 km², Ceará-Mirim de extensão territorial.

População de Ceará-Mirim

De acordo com dados do IBGE, Ceará-Mirim possui aproximadamente 73.099 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Ceará-Mirim são chamados de ceará-miriense.

Administração municipal

Prefeito atual:JULIO CESAR SOARES CAMARA.

História de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte

Ouvir com robot

Ceará-Mirim faz parte do estado do Rio Grande do Norte, localizado na Grande Natal,na microrregião de Macaíba, na mesorregião do Leste Potiguar e no Polo Costa das Dunas. De acordo com o censo realizado pelo IBGE no ano 2012, sua população é de 69.005 habitantes. Área territorial de 740km². Localizado a 28km da capital do estado, Natal.

Além de Canguaretama e São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim é um dos três municípios do estado do Rio Grande do Norte que ganharão unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Inicialmente povoada por índios Potiguares às margens do rio pequeno, posteriormente rio Ceará-Mirim. Os Potiguares fizeram seus primeiros contatos com o mundo ocidental através do comércio de pau-brasil com franceses e espanhóis. Posteriormente, com a consolidação da colonização do Brasil, foi ocupada pelos portugueses.

História da cidade de Ceará-Mirim Rio Grande do Norte - RN

A história da povoação do Ceará Mirim está ligada aos índios Potiguares que viviam às margens do rio Pequeno depois chamado rio Ceará Mirim, que de maneira clandestina comercializavam o pau-brasil com os franceses e os espanhóis, recebendo em troca especiarias e, por último com os portugueses, seus colonizadores. O pau-brasil existente em quantidade na região era transportado através de um rudimentar sistema de navegação aproveitando as águas do rio Gramoré.

Os portugueses, juntamente com Antônio Felipe Camarão, o famoso índio Poty, que chefiava a tribo dos Potiguares tomaram a iniciativa no sentido de organizarem um povoamento. Fundaram um convento na aldeia do Guajiru, e numa área de terra concedida aos padres da Companhia de Jesus, construíram uma igreja, um prédio destinado a cadeia e a câmara municipal. Com o trabalho desenvolvido na organização do povoado, os padres conquistaram a estima dos índio de Guajiru.

Os índios estavam satisfeitos com os padres jesuítas, os colonizadores portugueses não, pois queriam as terras férteis do vale e para isso procuraram afastar do caminho a presença incômoda e ética dos jesuítas. Com o afastamento dos jesuítas, os colonizadores portugueses passaram a administrar sem a presença do elemento religioso e sem qualquer tipo de fiscalização. Uma Carta Régia do Marquês de Pombal proibiu sumariamente, sem qualquer motivo nem explicação, a participação de jesuítas na organização administrativa e de ensino do povoado.

Com o afastamento dos jesuítas, os índios pressionados pelos colonizadores acabaramnegociando suas terras com estranhos. Nessa época, chegaram os negros vindos da áfrica, e com eles começava o trabalho cativo e formação dos engenhos de cana-de-açúcar, que vieram a comandar a economia e a história do vale do Ceará-Mirim. Nascia, assim, uma civilização própria com base nos senhores de engenho, conscientes do domínio econômico que exerciam, e de uma fidalguia poderosa e elegante. Era o final do século XIX, o vale prosperava e crescia com a produção canavieira.

Por algum tempo conservou-se um núcleo de ostentação e luxo. Surgiram os bailes aristocratas, as carruagens forradas com seda e as festas ricas e pomposas. Esses traços que marcaram uma Era caracterizaram, no tempo, a etapa patriarcal e escravocrata do açúcar.

Gentílico: ceará-minirense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Extremoz, por alvará de 06-06-1755, desmembrado de Natal. Sede na povoação de Extremoz. Instalado em 03-05-1760.

Pela resolução provincial nº 321, de 18-08-1855, a sede de Extremoz foi transferida para a povoação de Boca da Mata com a denominação de Ceará-Mirim.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Ceará-Mirim, pela resolução provincial nº 837, de 09-06-1882

Pela lei municipal nº 2, de 30-11-1892, são criados os distritos de Capela, Extremoz e Murú e anexado ao município de Ceará-Mirim.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído

do distrito sede. Não figurando os distritos de Capela, Extremoz e Murú.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência de Sede

Extremoz para Ceará-Mirim alterado, pela resolução provincial nº 321, de 18-08-1855.

Fonte: IBGE

DDD de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte

84

Como fazer uma ligação para Ceará-Mirim:

0 + Operadora + 84 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 84 + telefone
  • Vivo: 015 + 84 + telefone
  • Aerotech: 017 + 84 + telefone
  • Claro: 021 + 84 + telefone
  • GVT: 025 + 84 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 84 + telefone
  • TIM: 041 + 84 + telefone
  • Sercontel: 043 + 84 + telefone

CEP de Ceará-Mirim

O Código Postal (CEP) geral de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte, é 59570000.

Prefeito: JULIO CESAR SOARES CAMARA

Hospitais em Ceará-Mirim - RN

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde ceará-miriense.

Cartórios na cidade de Ceará-Mirim

Acesse a lista de Cartórios em Ceará-Mirim. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Ceará-Mirim Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Ceará-Mirim - RN e localizar ruas e endereços do município potiguar.

Hotéis e Pousadas em Ceará-Mirim

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Ceará-Mirim. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Ceará-Mirim

Auxiliar de Vendas - Ceará Mirim
Vaga de emprego cadastrada em 14/06/2024
Gentil Negócios - Ceará-Mirim - RN

SOBRE A GENTIL NEGÓCIOS Em 2010, a família Gentil criou a Gentil Negócios, uma empresa que já nasceu com 40 anos de know-how em gestão de franquias e varejo. Com sedes em Natal, São Luís e São Paulo, o grupo vem trabalhando em três vertente...

Auxiliar de Vendas - Ceará Mirim
Vaga de emprego cadastrada em 14/06/2024
Gentil Negócios - Ceará-Mirim - RN

Atuará nas atividades internas e demais funções pertinentes ao cargo. Necessário experiência na área de atuação. Beneficios: Formação Acadêmica: Não informado Experiência: Salário: A combinar Cargo: Assistente de vendas Em...

Empreendedor(a) - Energia sustentável
Vaga de emprego cadastrada em 11/06/2024
Reverde - Ceará-Mirim - RN

Seja um(a) Empreendedor(a) Reverde e atue no setor de energia solar oferecendo soluções de energia sustentável para comércios e residências locais. Remuneração inicial de até 10% do consumo médio de energia do consumidor conectado à Reverde...

Auxiliar de Vendas - Ceará Mirim
Vaga de emprego cadastrada em 07/06/2024
Gentil Negócios - Ceará-Mirim - RN

SOBRE A GENTIL NEGÓCIOS Em 2010, a família Gentil criou a Gentil Negócios, uma empresa que já nasceu com 40 anos de know-how em gestão de franquias e varejo. Com sedes em Natal, São Luís e São Paulo, o grupo vem trabalhando em três verten...

Pessoa Operadora de Caixa - Centro
Vaga de emprego cadastrada em 21/05/2024
Pague Menos - Ceará-Mirim - RN

Somos gente que cuida de gente. Cada um com características, histórias e qualidades únicas, mas todos unidos pelo mesmo propósito: viver plenamente. Temos orgulho da nossa história, por isso fazemos o nosso melhor hoje, sem deixar de olhar ...

Mais vagas...


Notícias sobre Ceará-Mirim

Confira as últimas notícias de hoje em Ceará-Mirim.

Previsão do tempo na região ceará-miriense

Veja a previsão do tempo em Ceará-Mirim: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Ceará-Mirim

Confira as cidades vizinhas de Ceará-Mirim - RN em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Ceará-Mirim através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.7 de 5 estrelas para o Município ceará-miriense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 16/06/2024 - Ceará-Mirim - Rio Grande do Norte.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Unidade+Nacional

Dia da Unidade Nacional

O Brasil é uma república presidencialista, cujo governo se divide em três poderes: executivo, leg...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
(1 João 1:9)
Bíblia Online

 

Estados