Início » Pernambuco » Vertentes


Vertentes - Pernambuco



paz e desenvolvimento

Vertentes faz parte do estado de Pernambuco. Administrativamente, Vertentes é formado pelo distrito sede e pelos povoados de São João Ferraz, Serra de Cachoeira, Livramento, Capela Nova e Serra Seca.

Relatam as fontes históricas, que a civilização penetrou naquelas terras quando, antes de 1750, a Coroa Portuguesa doou a Dona Maria Ferraz do Brito uma "data terra", partindo de perto do Rio Capibaribe, indo atingir os limites com o Estado da Paraíba e as águas fertilíssimas e majestosa Serra de Taquaritinga. Nostálgica de seu amado e nunca esquecido Portugal, Dona Maria Ferraz de Brito transmitiu por permuta a "data terra" recebida das mãos D`EL Rei para Francisco Carneiro Bezerra Cavalcante, Legítimo fundador de Vertentes, tronco das famílias vertentenses, Cavalcante e Correia de Araújo. Seus descendentes exploraram as cercanias, fizeram edificações, organizaram fazendas e deram o nome atual pela existência de duas vertentes de água.

História da cidade de Vertentes Penambuco - PE

Relatam as fontes históricas, que a civilização penetrou naquelas terras quando, antes de 1750, a Coroa Portuguesa doou a Dona Maria Ferraz do Brito uma "data terra", partindo de perto do Rio Capibaribe, indo atingir os limites com o Estado da Paraíba e as águas fertilíssimas e majestosa Serra de Taquaritinga. Nostálgica de seu amando e nunca esquecido Portugal, Dona Maria Ferraz de Brito transmitiu por permuta a "data terra" recebida das mãos D`EL Rei para Francisco Carneiro Bezerra Cavalcante, Legítimo fundados de Vertentes, tronco das famílias vertentenses, Cavalcante e Correia de Araújo. Seus descendentes exploraram as cercanias, fizeram edificações, organizaram fazendas e deram o nome atual pela existência de duas Vertentes vindas da terra.

Gentílico: vertentense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Vertentes, pela lei municipal nº 2, de 18-04-1892, desmembrado de Taquaritinga. Em divisão Administrativa referente ano de 1911, o distrito de Vertentes figura no município Taquaritinga

Elevado à categoria de município com a denominação de Vertentes, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembrado de Taquaretinga. Sede no antigo distrito de Vertentes. Constituído de 3 distritos: Vertentes, Santa Maria e Torres, Desmembrado de Taquaritinga. Instalado em 01-01-1929.

Pela lei municipal de 16-11-1928, é criado o distrito de Frei Miguelinho e anexado ao município de Vertentes. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria e Torres. Pelo decreto-lei estadual nº 92, de 31-03-1938, o distrito de Santa Maria passou a denominar-se Ibiapina. Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, transfere do município de Vertentes o distrito de Torres passando a pertencer ao município de Taquaritinga. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Vertentes, Frei Miguelinho e Ibiapina ex-Santa Maria. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Ibiapina passou a denominar-se Cambucá. Em divisão Territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Vertentes, Cambucá e Frei Miguelinho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 4955, de 20-12-1963, desmembra do município de Vertentes o distrito de Santa Maria do Cambucá ex-Cambucá. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 4977, de 20-12-1963, desmembra do município de Vertentes o distrito de Frrei Miguelinho. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vertentes: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vertentes? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: