Início » Pernambuco » Santa Cruz do Capibaribe


Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Santa Cruz do Capibaribe e arredores.

Santa Cruz do Capibaribe faz parte do estado de Pernambuco. Sendo a terceira maior cidade da Agreste Pernambucano em população com 91 891 habitantes segundo IBGE/2012, atrás apenas de Caruaru e Garanhuns. Santa Cruz do Capibaribe além de uma cidade pólo é a maior produtora de confecções de Pernambuco segundo o SENAI e a 2º maior produtora de confecções do Brasil, possuí o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz. É também conhecida como a Capital da Sulanca ou Capital das Confecções.

Santa Cruz do Capibaribe é o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, que com Toritama e Caruaru formam o destacado Triângulo das confecções.

Sua história remonta a 1750, quando o português Antônio Burgos, que por recomendações médicas procurava um local que favorecesse sua saúde, construiu uma cabana de taipa para se alojar com sua família e escravos na confluência do rio Capibaribe com o riacho Tapera.

História da cidade de Santa Cruz do Capibaribe Pernambuco - PE

Santa Cruz do Capibaribe teve como um de seus fundadores o português Antônio Burgos. Por volta de 1750, ele procurava terras de clima salubre devido a recomendações médicas. Burgos se instalou, com a família e os escravos, na confluência do Rio Capibaribe com o riacho Tapera, onde construiu uma cabana de taipa para se alojar.

Muito religioso, o português se preocupou logo em erguer ali uma capela e a sua frente uma grande cruz de madeira que deu origem ao nome da cidade. O crucifixo de madeira é conservado até hoje na Matriz de Santa Cruz do Capibaribe. A partir da construção da capela, iniciou-se o povoamento local e em 29 de dezembro de 1953 a vila foi elevada à categoria de cidade.

Gentílico: santa-cruzense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Cruz, pela lei municpal nº 2, de 18-04-1892, subordinado ao município de Taquaritinga.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santa Cruz figura no município de Taquaritinga.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga a denominar-se Taquaritinga do Norte.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Capibaribe figura no município de Taquaritinga do Norte.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe, Pela lei estadual nº 1818, de 29-12-1953, desmembrado de Taquaritinga. Sede no antigo distrito de Santa Cruz, atual Santa Cruz de Capibaribe. Constituído de 2 distritos: Santa Cruz do Capibaribe e Pará. Desmembrado de Taquaritinga. Instalado em 09-05-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Capibaribe e Pará.

Pela lei municipal nº 54, de 15-03-1958, é criado o distrito de Poço Fundo ex-povoado criado com terras do distrito de Pará e anexado ao município de Santa Cruz do Capibaribe.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Santa Cruz do Capibaribe, Pará e Poço Fundo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas distritais

Santa Cruz para Capibaribe alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943. Capibaribe para Santa Cruz do Capibaribe Alterado, pela lei estadual nº 1818, de 29-12-1953.

Transferência distrital

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Capibaribe passa a pertencer ao município de Taquaritinga do Norte ex-Taquaritinga.

Fonte: IBGE

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: