Início » Pernambuco » Santa Cruz do Capibaribe


Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco



Santa Cruz do Capibaribe faz parte do estado de Pernambuco. Sendo a terceira maior cidade da Agreste Pernambucano em população com 91 891 habitantes segundo IBGE/2012, atrás apenas de Caruaru e Garanhuns. Santa Cruz do Capibaribe além de uma cidade pólo é a maior produtora de confecções de Pernambuco segundo o SENAI e a 2º maior produtora de confecções do Brasil, possuí o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz. É também conhecida como a Capital da Sulanca ou Capital das Confecções.

Santa Cruz do Capibaribe é o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, que com Toritama e Caruaru formam o destacado Triângulo das confecções.

Sua história remonta a 1750, quando o português Antônio Burgos, que por recomendações médicas procurava um local que favorecesse sua saúde, construiu uma cabana de taipa para se alojar com sua família e escravos na confluência do rio Capibaribe com o riacho Tapera.

História da cidade de Santa Cruz do Capibaribe Pernambuco - PE

Santa Cruz do Capibaribe teve como um de seus fundadores o português Antônio Burgos. Por volta de 1750, ele procurava terras de clima salubre devido a recomendações médicas. Burgos se instalou, com a família e os escravos, na confluência do Rio Capibaribe com o riacho Tapera, onde construiu uma cabana de taipa para se alojar.

Muito religioso, o português se preocupou logo em erguer ali uma capela e a sua frente uma grande cruz de madeira que deu origem ao nome da cidade. O crucifixo de madeira é conservado até hoje na Matriz de Santa Cruz do Capibaribe. A partir da construção da capela, iniciou-se o povoamento local e em 29 de dezembro de 1953 a vila foi elevada à categoria de cidade.

Gentílico: santa-cruzense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Cruz, pela lei municpal nº 2, de 18-04-1892, subordinado ao município de Taquaritinga.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santa Cruz figura no município de Taquaritinga.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga a denominar-se Taquaritinga do Norte.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Capibaribe figura no município de Taquaritinga do Norte.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe, Pela lei estadual nº 1818, de 29-12-1953, desmembrado de Taquaritinga. Sede no antigo distrito de Santa Cruz, atual Santa Cruz de Capibaribe. Constituído de 2 distritos: Santa Cruz do Capibaribe e Pará. Desmembrado de Taquaritinga. Instalado em 09-05-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Capibaribe e Pará.

Pela lei municipal nº 54, de 15-03-1958, é criado o distrito de Poço Fundo ex-povoado criado com terras do distrito de Pará e anexado ao município de Santa Cruz do Capibaribe.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Santa Cruz do Capibaribe, Pará e Poço Fundo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas distritais

Santa Cruz para Capibaribe alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943. Capibaribe para Santa Cruz do Capibaribe Alterado, pela lei estadual nº 1818, de 29-12-1953.

Transferência distrital

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Capibaribe passa a pertencer ao município de Taquaritinga do Norte ex-Taquaritinga.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Cruz do Capibaribe: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Cruz do Capibaribe? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: