Tudo sobre Santana de Pirapama Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de Santana de Pirapama

Coordenadas geográficas

O município de Santana de Pirapama fica localizado na latitude -18.9962 e longitude -44.0409 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de Santana de Pirapama

Com um total de 1255,832 km², Santana de Pirapama de extensão territorial.

População de Santana de Pirapama

De acordo com dados do IBGE, Santana de Pirapama possui aproximadamente 7.696 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Santana de Pirapama são chamados de pirapamenho.

Administração municipal

Prefeito atual:DALTON SOARES SILVA.

História de Santana de Pirapama, Minas Gerais

Ouvir com robot

Santana de Pirapama faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2006 era de 8.175 habitantes.

A história do município começa em 1834, com a fundação do distrito de Traíras, nome dado pela tradição de usar nomes de peixes em comum com a região, sendo a traíra um deles. Em 1948, desmembrada de Codisburgo, Pirapama foi elevada a status de município.

Não se conhece registros sobre o povoamento inicial do Arraial de Traíras, que deu origem a atual cidade de Santana de Pirapama. Segundo Teodoro Sampaio, ′Assentada em uma colina, à margem direita do rio das Velhas, em terrenos da sesmaria de Nossa Senhora da Conceição dos Gerais, junto à barra do córrego Traíras, bom porto àquele tempo, começou, provavelmente há uns duzentos anos, a povoação com o nome desse córrego -Tarahira′.

História da cidade de Santana de Pirapama

Assentada em uma colina, à margem direita do rio das Velhas, esta localizada a cidade de Santana de Pirapama, antiga Traíras, sede do município de Santana de Pirapama, edificada em terrenos de uma das sesmarias do Padre Jorge Martins Curvelo de àvila. Alias, vale ressaltar, todo município esta compreendido em sesmarias do Padre Curvelo.

Em terrenos da sesmarias de Nossa Senhora da Conceição dos Gerais, junto da Barra do córrego Traíras, bom porto aquele tempo, começou, provavelmente há uns duzentos anos, a povoação com o nome desse córrego — Tarahira, segundo Teodoro Sampaio. O Tupi na Língua Nacional, córrego Taraguira, ou Tar-a-guira, ou o que Bamboleia ou se contorce. É o nome do peixe de água doce, que vive mergulhado na vasa (Eruthimus taraeira), Art. Traíra — Taraíra.

Em princípios de 1834, foi criado o distrito de Traíras, que se estendia até a barra do rio Paraúna, no rio das Velhas e aos 19 de junho de 1834, foi aberto o primeiro livro do Cartório de Paz.

Em 1850 foi criada a Paróquia de Santana de Traíras.

Pela Lei nº 1294, de 30 de outubro de 1866, sofreu o distrito a sua primeira mutilação em território, para ser criado o distrito de Ponte do Paraúna.

Pertenceu o distrito de Traíras ao município de Curvelo até 17 de dezembro de 1938, quando, novamente mutilado em grande extensão, e com o nome de Pirapama, passou a integrar o município de Cordisburgo. Não foi do agrado dos trairenses o Ato governamental da referida agregação.

Gente altiva, sentindo-se capaz de viver vida autônoma, pleitearam os já pirapamenhos sua emancipação político-administrativa. Tendo à frente o Vigário da freguesia, o então Padre Roque Venâncio da Silva, auxiliado por uma grande leva de cidadãos do próprio distrito, nomeada em memorável assembléia popular, não pouparam esforços para a concretização do ideal — a emancipação de Pirapama

A Lei nº 336, de 28 de dezembro de 1948, coroando de êxito dos esforços da lutadora gente, que tudo fazia para emancipar seu distrito, elevou-o à categoria de município com o topônimo de Santana de Pirapama.

No dia 1 de janeiro de 1949, foi solenemente instalado o município pelo Juiz de Paz, Sr. João Cândido dos Santos, representando o Juiz de Direito da comarca de Sete Lagoas.

A primeira diretoria executiva da Câmara Municipal de Santana de Pirapama estava assim constituída: João Cândidos Santos, Presidente; farmacêutico Omar de Oliveira, Vice-Presidente, e farmacêutico Geraldo ávila, Secretário.

O atual nome do município — Santana de Pirapama — resultou da junção do nome da Padroeira e Pirapama, de origem indígena que, segundo opinião vulgar, significa Peixe Bravo (Pira-peixe, pama-bravura).

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Traíras, pela Lei Provincial nº 471, de 01-06-1850, e Lei Estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Curvelo

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Traíras figura no município de Curvelo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17-12-1938, o distrito de Traíras foi transferido do município de Curvelo para o novo município de Cordisburgo.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Traíras figura no município de Cordisburgo.

Pelo Decreto-Lei Estadual 1058, de 31-12-1943, o distrito de Traíras passou a denominar-se Pirapama.

No quadro fixado para vigorara no período de 1944-1948, o distrito de Pirapama (ex-Traíras) figura no município de Cordisburgo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santana de Pirapama, pela Lei Estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Cordisburgo.

Sede no atual distrito de Santana de Pirapama (ex-Pirapama). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede

Pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, o município de Santana de Pirapama adquiriu do Conceição de Mato Dentro o distrito de Fechados.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Santana de Pirapama e Fechados.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Traíras para Pirapama, alterado pelo Decreto-Lei Estadual 1058, de 31-12-1943.

Pirapama para Santana de Pirapama, alterado pela Lei Estadual nº 336, de 27-12-1948.

Transferência distrital

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17-12-1938, transfere o distrito de Traíras do município de Curvelo para o novo município de Cordisburgo.

Fonte: IBGE

DDD de Santana de Pirapama, Minas Gerais

31

Como fazer uma ligação para Santana de Pirapama:

0 + Operadora + 31 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 31 + telefone
  • Vivo: 015 + 31 + telefone
  • Aerotech: 017 + 31 + telefone
  • Claro: 021 + 31 + telefone
  • GVT: 025 + 31 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 31 + telefone
  • TIM: 041 + 31 + telefone
  • Sercontel: 043 + 31 + telefone

CEP de Santana de Pirapama

O Código Postal (CEP) geral de Santana de Pirapama, Minas Gerais, é 35785000.

Prefeito: DALTON SOARES SILVA

Hospitais em Santana de Pirapama - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde pirapamenho.

Cartórios na cidade de Santana de Pirapama

Acesse a lista de Cartórios em Santana de Pirapama. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Santana de Pirapama Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Santana de Pirapama - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas em Santana de Pirapama

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Santana de Pirapama. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Santana de Pirapama

No momento não encontramos vagas de emprego em Santana de Pirapama / MG, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Notícias sobre Santana de Pirapama

Confira as últimas notícias de hoje em Santana de Pirapama.

Previsão do tempo na região pirapamenho

Veja a previsão do tempo em Santana de Pirapama: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Santana de Pirapama

Confira as cidades vizinhas de Santana de Pirapama - MG em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Santana de Pirapama através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.9 de 5 estrelas para o Município pirapamenho  por Cidades do meu Brasil atualizado até 22/06/2024 - Santana de Pirapama - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Orquid%C3%B3filo

Dia do Orquidófilo

Orquidófilo ou Orquidicultor é o indivíduo especializado no cultivo de orquídeas, tanto profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Aerovi%C3%A1rio

Dia do Aeroviário

Um aeroviário é um trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce funções em empresas de transpor...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas obras.
(Salmos 145:9)
Bíblia Online

 

Estados