Início » Minas Gerais » Pará de Minas


Pará de Minas - Minas Gerais



Pará de Minas é uma cidade do interior do estado de Minas Gerais, a cidade faz parte da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte. Com uma população de 85.908 habitantes e uma área de 551 km² é a terceira maior cidade do Colar Metropolitano de Belo Horizonte, a distância a capital Belo Horizonte é de 73 km.

A cidade é destacada como a capital do frango e do suíno aonde apresenta grande produção destes.

"Pará" é um termo tupi que significa "mar".

História da cidade de Pará de Minas

Minas Gerias - MG

Pará de Minas teve origem em fins do século XVII, num povoado que se formou ao longo de uma das trilhas das bandeiras paulistas que buscavam o ouro das minas de Pitangui, atravessando o território que se estende entre os rios Paraopeba e São João.

Havia um ponto de pouso, localizado às margens do ribeirão Paciência - penúltima etapa do roteiro dos bandeirantes, onde muitos se deixaram ficar, dedicando-se ao trato da terra e à criação. Entre os que se fixaram no local estava o mercador português Manuel Batista, alcunhado o "Pato Fôfo", apelido que, segundo a tradição, provinha de sua vaidade em aparentar grandes recursos. Manuel Bandeira foi, assim, o desbravador da região e um dos seus primeiros moradores, tendo resultado dos seus esforços a construção da primeira capela local, que, em sua homenagem foi cognominada "capela de Nossa Senhora da Piedade do Patafufo" (corrutela de Pato Fofo). Também o arraial que começou a se formar no local chamou-se, inicialmente,"Arraial do Patafufo".

Gentílico: pará-minense

Formação Administrativa

A capela, dedicada ao culto de N. Sra. da Piedade de Patafufo, foi elevada a Paróquia em 8 de abril de 1846, pela Lei provincial no° 312, ficando subordinada à Freguesia de Pitangui.

Dois anos depois, alterado o topônimo para Patafúfio, passou à categoria de Vila (Lei provincial no° 386, de 9 de outubro de 1848). Em 1850 a Vila foi suprimida por não satisfazer as condiçãoes impostas pela lei anterior. A restauração ocorreu oito anos depois, pela Lei provincial no° 882, de 8 de junho de 1858, recebendo a denominação de Vila do Pará.

Novamente foi suprimido o Município, tendo a Lei n°. 1.889, de 15 de julho de 1872, incorporado seu território ao Termo de Pitangui. Restabeleceu-o porém, a Lei provincial n°. 2.081 de 23 de dezembro de 1874, que criou o Município do Pará, compondo-se das mesmas freguesias de sua primitiva criação, e tendo a Vila do Pará como sede do Município. A reinstalação ocorreu a 25 de março de 1875.

A Vila do Pará foi elevada à categoria de cidade pela Lei provincial no° 2.416, de 5 de novembro de 1877.

A partir da Divisão Territorial fixada para 1911 o Município sofreu diversas alteraçãoes em sua formação administrativa, sendo-lhe adicionados ou suprimidos distritos.

A Lei no° 1.039, de 12 de dezembro de 1953, que criou o distrito de Carioca com território desmembrado de Igaratinga, deu a Pará de Minas a formação que prevalece atualmente, confirmada em 31 de dezembro de 1958, e constituída pelo distrito-sede (de mesmo nome) e os de Carioca, Florestal, Igaratinga e São José da Varginha. A denominação Pará de Minas passou a vigorar em 1921, por força da Lei no° 806 de 22 de setembro.

De acordo com a Lei no° 4.416 de 16 de setembro de 2004, foi criado o distrito de Tavares de Minas e alterado as descriçãoes dos distritos de Carioca, Torneiros, Ascensão e Córrego do Barro.

O município possui 06 distritos: Pará de Minas (distrito-sede), Ascensão, Carioca, Córrego do Barro, Tavares de Minas e Torneiros.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pará de Minas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pará de Minas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: