Tudo sobre São Gonçalo do Pará Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de São Gonçalo do Pará

Coordenadas geográficas

O município de São Gonçalo do Pará fica localizado na latitude -19.9822 e longitude -44.8593 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de São Gonçalo do Pará

Com um total de 265,730 km², São Gonçalo do Pará de extensão territorial.

População de São Gonçalo do Pará

De acordo com dados do IBGE, São Gonçalo do Pará possui aproximadamente 12.218 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em São Gonçalo do Pará são chamados de são-gonçalense.

Administração municipal

Prefeito atual:OSVALDO DE SOUZA MAIA.

História de São Gonçalo do Pará, Minas Gerais

Ouvir com robot

São Gonçalo do Pará é uma cidade localizada no Centro-oeste do estado de Minas Gerais.

A criação do povoado de São Gonçalo do Pará teve ligação muito estreita com os surtos revolucionários dos mineradores da Capitania de Minas Gerais, em 1717. Felipe de Freitas Mourão-(Árvore Genealógica), português, faiscador de ouro, trabalhava nas minas de Pitangui na época colonial. Por estar envolvido em movimentos revolucionários contra a cobrança de impostos sobre ouro, fugiu junto com sua esposa, Estefânia de Mourão Bravo. Subiram em direção à nascente do Rio Pará e encontraram com portugueses fugitivos de Vila Rica (Pero Gonçalves de Amaranto e Estácio Campos de Borgonha).

Felipe de Freitas foi convidado pelos portugueses para ser capataz de escravos. Dava ordens nos garimpos e nas roças; depois, saía em busca de vestígio de ouro. Ele e alguns escravos enveredaram pelas matas próximas ao rio Pará explorando o terreno, chegaram a um ribeirão cujas terras onde ficavam suas margens eram boas para o cultivo de plantações. Deram ao lugar o nome de ribeirão dos Morais. Construíram ranchos de pau-a-pique com reboco e recobertos de sapé.

História da cidade de São Gonçalo do Pará

A criação do povoado de São Gonçalo do Pará teve ligação muito estreita com os surtos revolucionários dos mineradores da Capitania de Minas Gerais, em 1717. Felipe de Freitas Mourão, português, faiscador de ouro, trabalhava nas minas de Pitangui na época colonial. Por estar envolvido em movimentos revolucionários contra a cobrança de impostos sobre ouro, fugiu junto com sua esposa, Estefânia de Mourão Bravo.

Subiram em direção à nascente do Rio Pará e encontraram com portugueses fugitivos de Vila Rica (Pero Gonçalves de Amaranto e Estácio Campos de Borgonha). Felipe de Freitas foi convidado pelos portugueses para ser capataz de escravos. Dava ordens nos garimpos e nas roças; depois, saía em busca de vestígio de ouro. Ele e alguns escravos enveredaram pelas matas próximas ao rio Pará explorando o terreno, chegaram a um ribeirão onde em suas proximidades havia terras boas para o cultivo de plantaçãoes. Deram ao lugar o nome de Ribeirão dos Morais. Construíram ranchos de pau-a-pique com reboco e recobertos de sapé.

Terminadas as construçãoes no ribeirão, para lá se transferiram em 18 de dezembro de 1723. Entronizaram numa capela recém-construída a imagem de São Gonçalo do Amarante, que traziam em suas bagagens. Era o santo a quem os portugueses tinham uma grande devoção.

Felipe prolongou suas andanças, levando consigo escravos, e chegou a um local com uma grande reserva de madeira de lei. Neste local, iniciaria a formação do primitivo arraial, que futuramente levaria o nome de São Gonçalo do Pará. Em 1735, deram por encerradas todas as construçãoes, inclusive de uma capela com a imagem de São Gonçalo do Amarante. Houve a sugestão de se chamar este local de Pará Acima.

Felipe de Freitas afirmou ter feito uma parada naquele local, perto das margens do Rio Pará, quando viera de Pitangui; por isso, o povoado receberia o nome de Paragem do Pará em 7 de setembro de 1735.

De 1751 a 1755, uma nova igreja foi construída no mesmo local da antiga capela, com estilo barroco. Em 1750 o povoado passou a se chamar São Gonçalo do Pará, fazendo referência ao Rio Pará, o mesmo que trouxe os fundadores e hoje é linha divisória do atual município.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Gonçalo do Pará, pela lei provincial n°. 765, de 02-05-1856, e lei estadual n°. 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pará.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Gonçalo do Pará figura no município de Pará.

Assim permanecendo nos quadros de apuração de recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela lei estadual n°. 806, de 22-09-1921, o município de Pará tomou o nome de Pará de Minas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Gonçalo do Pará figura no município de Pará de Minas (ex-Pará).

Assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Gonçalo do Pará, pela lei n°. 336, de 27-12-1948, desmembrado de Pará de Minas. Sede no antigo distrito de São Gonçalo do Pará. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: Douglas Inácio Teixeira

DDD de São Gonçalo do Pará, Minas Gerais

37

Como fazer uma ligação para São Gonçalo do Pará:

0 + Operadora + 37 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 37 + telefone
  • Vivo: 015 + 37 + telefone
  • Aerotech: 017 + 37 + telefone
  • Claro: 021 + 37 + telefone
  • GVT: 025 + 37 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 37 + telefone
  • TIM: 041 + 37 + telefone
  • Sercontel: 043 + 37 + telefone

CEP de São Gonçalo do Pará

O Código Postal (CEP) geral de São Gonçalo do Pará, Minas Gerais, é 35516000.

Prefeito: OSVALDO DE SOUZA MAIA

Hospitais em São Gonçalo do Pará - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde são-gonçalense.

Cartórios na cidade de São Gonçalo do Pará

Acesse a lista de Cartórios em São Gonçalo do Pará. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de São Gonçalo do Pará Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de São Gonçalo do Pará - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Previsão do tempo na região são-gonçalense

Veja a previsão do tempo em São Gonçalo do Pará: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de São Gonçalo do Pará

Confira as cidades vizinhas de São Gonçalo do Pará - MG em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre São Gonçalo do Pará através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.8 de 5 estrelas para o Município são-gonçalense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 15/06/2024 - São Gonçalo do Pará - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Paleont%C3%B3logo

Dia do Paleontólogo

A Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que...

Saiba Mais
Dia+Mundial+da+energia+e%C3%B3lica

Dia Mundial da energia eólica

O relatório sobre crescimento da economia verde divulgado no Fórum Econômico Mundial de Davos (Su...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Conscientiza%C3%A7%C3%A3o+contra+a+Viol%C3%AAncia+de+Idosos

Dia Mundial de Conscientização contra a Violência de Idosos

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a ser observado em 15 de jun...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
(Mateus 18:20)
Bíblia Online

 

Estados