Início » Minas Gerais » Florestal


Florestal - Minas Gerais



Florestal faz parte do estado de Minas Gerais. Segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, possui 6.603 habitantes. Integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Está localizada a 70 km da capital Belo Horizonte, à 24 km de Pará de Minas e à 47 km de Itaúna. A cidade possui um campus da Universidade Federal de Viçosa. Foi praticamente fundado por Antonio Fraga, abastado comerciante e empresário do começo do século XX, que , com sua família, fornecia mantimentos para a cidade. Lá criou seus filhos Antonio Guimarães Fraga, Dalmo, Sandoval Armando, Mariinha, Sinval, Lourival e Dirceu. Todos eles foram para a capital estudar. Após alguns anos, Antonio Fraga faleceu deixando um imenso espólio que fora dividido com seus filhos, já casados e residentes em outras localidades. Ainda hoje, a família FRAGA tem um enorme renome e prestígio na cidade, bem como suas ramificações. A família Moura também fora muito importante, uma vez que seus membros trabalhavam no Campus da UFV e também na Prefeitura.

Site Oficial: http://www.florestalmg.com.br

História da cidade de Florestal

A história não conta muitos dados importantes na formação do Município de Florestal, sabe-se apenas que a riqueza do solo em cristal de rocha e rolado, além da imensa quantidade de madeira de lei, motivou a chegada dos primeiros habitantes na localidade.

O fundador e primeiro morador foi o Guarda-mor Salles, que chegou ao local por volta de 1845; ele era capitão-do-mato e estava a procura de escravos fugitivos de fazendas do estado. Posteriormente, chegaram o Senhor Elias Lopes, família Gonçalves Dias, família Francisco Rodrigues, Alfredo Andrade, Cristiano Alves Ferreira de Melo e Fontenelle Alves Ferreira de Melo. Iniciando então a construção da futura cidade de Florestal, onde hoje existe a sede municipal.

O primeiro nome que a localidade recebeu foi Guarda-mor Salles.

Até aproximadamente o ano de 1910, os moradores do povoado dependiam do então Distrito de Mateus Leme (hoje município), que na ocasião era Distrito de Pará de Minas, inclusive para votar nas eleições.

Gentílico: florestalense

Formação Administrativa

Em 1911, o povoado foi elevado a categoria de distrito, passando em seguida a se chamar Florestal, porém só três anos depois o distrito foi instalado.

A emancipação de Florestal se deu em 30 de dezembro de 1962 e o município foi instalado em 1º de março de 1963.

Fonte: Prefeitura Municipal de Florestal (MG); IBGE

Autor do Histórico: MARIA CRISTINA DE ALMEIDA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Florestal: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Florestal? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: