Início » Minas Gerais » Leopoldina

Tudo sobre Leopoldina - Estado de Minas Gerais


Município de Leopoldina

Informações Gerais sobre Leopoldina

Qual a localização da cidade de Leopoldina?

O município de Leopoldina pertence ao estado Minas Gerais, ele fica localizado na latitude -21.5296 e longitude -42.6421.

Qual é o tamanho do território de Leopoldina?

943,076 km².

Qual a população de Leopoldina?

Aproximadamente 52.532 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Leopoldina?

leopoldinense.

Quem é o prefeito da cidade de Leopoldina?

Atualmente a cidade é administrada por PEDRO AUGUSTO JUNQUEIRA FERRAZ.

Avaliação geral do município: 3.8 / 5 para Leopoldina por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2019

Leopoldina é uma cidade do Estado de Minas Gerais. Pertence à Zona da Mata Mineira,. encontra-se a sudeste da capital do estado, distando desta 322 quilômetros. Dista 1077 quilômetros de Brasília, capital federal. Sua população foi contada, no ano de 2010, em 51136 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ocupa uma área de 942km², a qual representa 0,161% do estado de Minas Gerais, 0,102% da Região Sudeste e 0,011% de todo o território brasileiro.

A sede tem uma temperatura média anual de 21°C e, na vegetação do município, predomina a mata atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 12511 veículos. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município é de 0,778, considerando como médio em relação ao estado.

O município de Leopoldina teve sua emancipação política em 1854. Seu nome é uma homenagem à princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon, filha do Imperador D. Pedro II. Hoje é formado pela cidade de Leopoldina além dos distritos de Abaíba, Piacatuba, Providência, Ribeiro Junqueira e Tebas. A cidade, à época do ciclo do café, foi uma das mais importantes da antiga província de Minas Gerais. Com a grande crise econômica de 1929, a economia dos municípios mineiros ligados à cafeicultura sofreu grande abalo. Atualmente sua economia se apoia na pecuária leiteira, no cultivo de arroz e no setor de serviços.

História da cidade de LEOPOLDINA - MINAS GERAIS Monografia - n.° 481 - 2.ª edição Ano: 1970

A região foi primitivamente habitada pelos índios Puris. cujos aldeamentos se localizavam nas serranias dos Monos. O desbravamento do território teve início quando os primeiros brancos, em busca de terras férteis, acamparam às margens do córrego do Feijão Cru (origem dessa denominação: os exploradores que haviam improvisado uma cozinha se afastaram um pouco do rancho e, no regresso, encontraram o fogo apagado e o feijão ainda cru).

Em 1831, os fazendeiros Francisco Pinheiro de Lacerda e seu sogro Joaquim Ferreira de Brito, em cujas terras se achava o pouso de "Feijão Cru", fizeram doações para a construção de uma capela. Em torno desta se erigiu o povoado, que passou à categoria de Vila em 27 de abril de 1854, ao ser criado o Município, com o nome de Leopoldina, em homenagem à segunda filha de D. Pedro II.

O Imperador, por ocasião de sua demorada visita à Província de Minas Gerais, encerrou sua jornada em Leopoldina, a 30 de abril de 1881.

Formação Administrativa e Judiciária

O município e o distrito, com sede na povoação de São Sebastião do Feijão Cru e a denominação de Leopoldina, foram criados pela Lei provincial nº 666, de 27 de abril de 1854, aquele com território desmembrado do Município de Mar de Espanha.

Data de 20 de janeiro de 1855 a instalação do Município. Sua sede recebeu foros de cidade pela Lei provincial n° 1.116, de 16 de outubro de 1861.

A Lei estadual n° 2, de 14 de setembro de 1891, confirmou a criação do distrito-sede.

No quadro da Divisão Administrativa de 1911, o Município figura com 10 distritos - Leopoldina, Rio Pardo (depois Argirita), Piedade de Leopoldina, Tebas, Campo Limpo, Conceição da Boa Vista, Providência, Recreio, Santa Isabel e São Joaquim. Esta situação foi mantida até 1938, quando perdeu os distritos de Conceição da Boa Vista, São Joaquim e Recreio (Lei estadual de 17 de dezembro).

Pela Lei estadual n° 2.764, de 30 de dezembro de 1962, o Distrito de Argirita foi emancipado.

Atualmente, o Município é constituído de seis distritos: Leopoldina (sede), Abaíba (ex-Santa Isabel), Piacatuba (ex-Piedade de Leopoldina), Providência, Ribeiro Junqueira (ex-Campo Limpo) e Tebas.

Deve-se a criação da Comarca à Lei provincial n° 1.867, de 15 de julho de 1872.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Leopoldina?

32

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Leopoldina:

0 + Operadora + 32 + Telefone de destino

Como ligar para Leopoldina pela

CTBC Telecom: 012 + 32 + telefone
Vivo: 015 + 32 + telefone
Aerotech: 017 + 32 + telefone
Claro: 021 + 32 + telefone
GVT: 025 + 32 + telefone
Oi Telemar: 031 + 32 + telefone
TIM: 041 + 32 + telefone
Sercontel: 043 + 32 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Leopoldina?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Leopoldina Minas Gerais o CEP geral é 36700000.

Prefeitura Municipal de Leopoldina

Endereço: Rua Lucas Augusto, 68, Centro, Leopoldina - MG, CEP: 36700000
Telefone / Fax:(32) 3694-4292 (32) 3694-4214
Prefeito: PEDRO AUGUSTO JUNQUEIRA FERRAZ

Hospitais no município de Leopoldina - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde leopoldinense.

Relação de Cartórios no município de Leopoldina MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Leopoldina com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Leopoldina Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Leopoldina-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Leopoldina

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Leopoldina, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Leopoldina

Supervisor
Vaga de emprego cadastrada em 06/12/2021
Rheserva Consultoria - Leopoldina - MG

Supervisor Irá atuar na supervisão de operações entendendo os processos, otimizando, liderando pessoas e cuidando do atingimento dos resultados operacionais, além de suporte para a diretoria e pessoa responsável por levar a estratégia para ...

Sicoob Uni Sudeste - Estágio - Leopoldina/MG
Vaga de emprego cadastrada em 05/12/2021
Sicoob - Leopoldina - MG

Estágio - Leopoldina/MG CARGA HORÁRIA 30 horas semanais FORMAÇÃO: - Cursando Administração, Ciências Contábeis, Economia ou áreas correlatas. ATIVIDADES: - Atendimento aos Associados, auxílio no auto atendimento, senhas, atendim...

Operador de Empilhadeira
Vaga de emprego cadastrada em 31/10/2021
Mouragro - Leopoldina - MG

Profissional com Ensino Médio Completo. Certificação de Operador de Empilhadeira. Movimentar Cargas e Produtos com eficiência e segurança com o uso da Empilhadeira. Carregamento e Descarregamento de veículo de carga. Benefícios Pl...

Banco de Talentos PCD
Vaga de emprego cadastrada em 10/09/2021
Mouragro - Leopoldina - MG

Deseja trabalhar em uma empresa comprometida com seus colaboradores e clientes? Se sua resposta foi sim a Mouragro é seu lugar. Distribuidora do ramo Veterinário com mais de 40 anos de mercado. Vem com a gente e faça parte desse time ta...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Leopoldina

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Leopoldina, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Leopoldina do Estado de Minas Gerais


Municípios vizinhos de Leopoldina

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Leopoldina-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Cataguases - 16.0 km
Recreio - 18.0 km
Argirita - 21.2 km
Itamarati de Minas - 21.6 km
Laranjal - 24.7 km
Santana de Cataguases - 28.2 km
Volta Grande - 28.5 km
Dona Eusébia - 28.9 km
Estrela Dalva - 30.2 km
Santo Antônio do Aventureiro - 31.0 km
Astolfo Dutra - 32.3 km
Pirapetinga - 33.9 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Leopoldina: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Leopoldina através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: dynamic-media-cdn.tripadvisor.com
Fonte: media-cdn.tripadvisor.com
Fonte: alchetron.com
Fonte: zims-fr.kiwix.campusafrica.gos.orange.com
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: upload.wikimedia.org
×

Página de Leopoldina

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Leopoldina
Última Atualização: 09/12/2021

Você conhece Leopoldina? Deixe seu comentário:

Estados


Seriços