Início » Minas Gerais » Dona Eusébia


Dona Eusébia - Minas Gerais



Dona Eusébia faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 6.066 habitantes.

O povoado que deu origem à cidade começou a se formar a partir de 1928. Uma fazendeira da região chamada Euzébia de Souza Lima doou terras para a construção da estação ferroviária e da igreja de Nossa Senhora das Dores.

O município encontra-se na Mesorregião da Zona da Mata mineira, com 70,21 quilômetros quadrados de extensão. A sede, a 222 metros de altitude, está ligada a Belo Horizonte pela BR-285 numa distância de 302 quilômetros.

História da cidade de Localizado na Zona da Mata, co 70,21 quilômetros quadrados de área, o Município tem como riqueza principal a Água Mineral Fonte Hélios, que exporta para outras regiãoes, além do consumo interno. A sede, a 222 metros de altitude, está ligada a Belo Horizonte pela BR-285 numa distância de 302 quilômetros. As Bacias Hidrográficas dos Rios Pomba e Chopotó são seus principais recursos hídricos. O Clima é tropical ameno, a temperatura estável. A atual cidade teve origem no povoado formado às margens do Rio Pomba, a partir de 1920. Seu nome é uma homenagem à Senhora Euzébia de Souza Lima, uma fazendeira humilde que hospedava em sua casa trabalhadores ferroviários. Foi a fazendeira quem doou terras para a construção da estação ferroviária da Cidade e para a construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Cidade. O município foi criado pela divisão administrativa do Estado de Minas Gerais, em Dezembro de 1962.

Fonte: Secretaria da Cultura em 12/09/2008.

Autor do Histórico: SÁRGIO ABRITTA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Dona Eusébia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Dona Eusébia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: