Início » Minas Gerais » Astolfo Dutra


Astolfo Dutra - Minas Gerais



Astolfo Dutra faz parte do estado de Minas Gerais localizado a leste da Zona da Mata. Sua população recenseada em 2010, segundo o IBGE, era de 13.049 habitantes. Sua economia se baseia na indústria de confecções. Local de nascimento do ator e escritor Luís Linhares.

O município encontra-se na Mesorregião da Zona da Mata mineira. A sede dista por rodovia 281km da capital Belo Horizonte.

A altitude da sede é de 260 m, sendo o ponto culminante do município a Serra do Grama (1300 m).O município está inserido na região denominada mar de morros, devido á grande concentração de serras e montanhas; mas apesar disso a sede do município encontra-se em um vale,rodeado por montanhas,tornando o clima da cidade extremamente quente. No município há grandes serras e montanhas apropriadas ao eco-turismo. O município é inserido na bacia do rio Paraíba do Sul, sendo banhado pelo rio Pomba e seus afluentes Xopotó e Paraopeba.

História da cidade de Astolfo Dutra

Por volta de 1770, desbravadores paulistas e portugueses aportaram na região onde se desenvolveu o município, às margens do rio pomba, atraídos não só pela riqueza aurífera, como pelas terras férteis e caça e pesca abundantes. Entre esses primeiros moradores estão ongelo Gomes Moreira, João Marques da Costa e Afonso de Lemos, que doaram terrenos para o patrimônio e construíram a Capela de Santo Antônio, em 1816. O núcleo que se formava tinha o nome de santo Antônio do Porto Alegre de Ubá.

Inicialmente o ouro e, depois, a fertilidade do solo provocou o incremento da agricultura, propiciando o progresso da localidade.

O pequeno porto existente no rio pomba determinou a mudança do nome para Porto de Santo Antônio.

Em homenagem ao ilustre homem público, advogado e Deputado Federal, Astolfo Dutra Nicácio, natural de Cataguases, o município recebeu o topônimo de Astolfo Dutra, pelos grandes serviços prestados às comunidades da região.

Gentílico: astolfodutrense.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Porto de Santo Antônio, pela lei provincial nº 2035, de 01-12-1873, e por lei nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pomba.

Pela lei provincial nº 3589, de 28-08-1888, o distrito de Porto de Santo Antônio deixa de pertencer ao município de Pomba para ser anexado ao de Cataguases.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Porto de Santo Antônio, figura no município de Cataguases.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Astolfo Dutra, pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembrado de Cataguases. Sede no atual distrito de Astolfo Dutra ex-Porto de Santo Antõnio. Constituído de 2 distritos: Astolfo Dutra e Dona Euzébia. Instalado em

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município de Astolfo Dutra é constituído de 2 distritos: Astolfo Dutra e Dona Eusébia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, são criados os distritos de Santana do Campestre e Sobral Pinto e anexado ao município de Astolfo Dutra. Sob a lei acima citada, desmembra do município de Astolfo Dutra o distrito de Dona Euzébia. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Astolfo Dutra, Santana do Campestre e Sobral Pinto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Porto de Santo Antônio para Astolfo Dutra alterado, pelo decreto-lei n 148, de 17-12-1938.

Transferência distrital

Pela provincial n 3589, de 28-08-1888, transfere o distrito de Porto de Santo Antônio do município de Pombas para o de Cataguases.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Astolfo Dutra: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Astolfo Dutra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: