Início » Minas Gerais » Jaboticatubas

Tudo sobre Jaboticatubas - Estado de Minas Gerais


Município de Jaboticatubas

Informações Gerais sobre Jaboticatubas

Qual a localização da cidade de Jaboticatubas?

O município de Jaboticatubas pertence ao estado Minas Gerais, ele fica localizado na latitude -19.5119 e longitude -43.7373.

Qual é o tamanho do território de Jaboticatubas?

1114,972 km².

Qual a população de Jaboticatubas?

Aproximadamente 19.858 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Jaboticatubas?

jaboticatubense.

Quem é o prefeito da cidade de Jaboticatubas?

Atualmente a cidade é administrada por ENEIMAR ADRIANO MARQUES.

Avaliação geral do município: 3.9 / 5 para Jaboticatubas por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2019

Jaboticatubas faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população aferida em 2008 era de 16.248 habitantes. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

História da cidade de A Cidade de Jaboticatubas teve origem nas sesmarias. No século XVIII, Félix da Costa, Ermitão da Caridade, iniciou as obras de construção do mosteiro de Macaúbas e na busca ansiosa de recursos, deparou com terras de aparência fértil e agradável na barra do Jaboticatubas, Rio das Velhas abaixo. Surgiu-lhe a idéia de conseguir posse daquela região, a qual seria colonizada para o sustento das recolhidas. Assim, de 1.716 a 1.750, a glebas foram sendo adquiridas através de Cartas de Sesmarias e incorporadas ao Mosteiro, que conseguiu a posse legalizada da região em 1.791, pela Rainha D. Maria, de Portugal.

Para dar continuidade às obras e manter as recolhidas, o Mosteiro negociou partes das terras, surgindo, então, as primeiras fazendas de gado.

Em 1.753, o Capitão Manuel Gomes da Mota, proprietário da Fazenda do Ribeirão, mandou erigir uma Capela dedicada à Imaculada Conceição, onde aos poucos, foi se formando um povoado, núcleo da atual Cidade.

Com a morte do Capitão Manuel Gomes da Mota, a Fazenda do Ribeirão passou às mãos de Antônio Raposo de Oliveira, quando foi criado o Curato do Ribeirão do Raposo em 1.841.

O Curato foi elevado à condição de freguesia pela Lei nº 912 de 04 de junho de 1.858, sob a jurisdição da Paróquia de Taquaraçu de Cima, pertencendo a Caeté. No ano seguinte, foi instalada a paróquia pelo Cônego Domingos Borges de Araújo.

Em 1.860, chegou à freguesia um filho da terra, recém-ordenado, o Revmo Padre Messias Marques Afonso, que providenciou, além da reforma da antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição, a construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora das Dores. Por sua incansável atividade com vistas ao desenvolvimento da Cidade, costuma-se, com justa razão, considerar o Padre Messias como sendo o verdadeiro fundador de Jaboticatubas.

A freguesia foi desmembrada de Caeté em 1.878 e passou a Distrito do Ribeirão de Jaboticatubas, jurisdicionado a Santa Luzia, pela Lei nº 2.485, de 8 de novembro.

Enfim, no ano de 1.938, já com o território desmembrado de Santa Luzia, o Município de Jaboticatubas foi criado pela Lei nº 148, de 17 de dezembro, compreendendo os Distritos da Sede, Baldim e Riacho Fundo, os dois últimos emancipados em 1.948 e 1.962, respectivamente.

MUDANçA DE NOMES

- 1.753: Fazenda do Ribeirão

- 1.841: Ribeirão do Raposo

- 1.858: Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Jaboticatubas

- 1.878: Distrito do Ribeirão de Jaboticatubas

- 1.938: Jaboticatubas

ORIGEM E SIGNIFICADO DO NOME

Jaboticatubas é uma palavra formada do tupi: yabuti-guaba-tyba, o jaboticabal. Jabuti-guaba pode também exprimir comida de cágado, fruto de que se alimenta o jaboti(Interpretação de Alfredo de Carvalho, em o Anuário, II Vol., à pág. 343).

A denominação Jaboticatubas provém do nome do ribeirão que banha a localidade, o qual, por sua vez, foi assim designado em virtude da abundância de pés de jabuticatubas, planta da família das mirtácias, gênero Eugênia, típica de solos úmidos de cerrado ocorrentes na área central de Minas Gerais. Por tradição adquirida, os moradores locais preferem a grafia antiga Jaboticatubas, que todavia não encontra respaldo nas prescrições ortográficas vigentes.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTICATUBAS

Autor do Histórico: GLADSTON POLICARPO

Qual o DDD da Cidade Jaboticatubas?

31

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Jaboticatubas:

0 + Operadora + 31 + Telefone de destino

Como ligar para Jaboticatubas pela

CTBC Telecom: 012 + 31 + telefone
Vivo: 015 + 31 + telefone
Aerotech: 017 + 31 + telefone
Claro: 021 + 31 + telefone
GVT: 025 + 31 + telefone
Oi Telemar: 031 + 31 + telefone
TIM: 041 + 31 + telefone
Sercontel: 043 + 31 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Jaboticatubas?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Jaboticatubas Minas Gerais o CEP geral é 35830000.

Prefeitura Municipal de Jaboticatubas

Endereço: Pça. N. Sª. da Conceição, 38, Centro, Jaboticatubas - MG, CEP: 35830000
Telefone / Fax:(31) 3683-1021 (31) 3683-1021
Prefeito: ENEIMAR ADRIANO MARQUES

Hospitais no município de Jaboticatubas - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde jaboticatubense.

Relação de Cartórios no município de Jaboticatubas MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Jaboticatubas com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Jaboticatubas Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Jaboticatubas-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Jaboticatubas

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Jaboticatubas, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Jaboticatubas

Agente de Relac. Caixa PAB
Vaga de emprego cadastrada em 24/11/2021
Jaboticatubas - MG

Atuar na Rede de Agências Itaú com foco no desenvolvimento de competências comerciais por meio do atendimento ao cliente, orientação sobre produtos bancários e geração de novos negócios. Benefícios: Vale Transporte, Vale Refeição, Vale Al...

Gerente de recursos humanos
Vaga de emprego cadastrada em 05/11/2021
Senior Village Group - Jaboticatubas - MG

Gerente de recursos humanos Gerenciar a área de recursos humanos, planeja e desenvolve estratégias de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, planos de cargos e salários, administração pessoal e relações trabalhistas e sindic...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Jaboticatubas

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Jaboticatubas, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Jaboticatubas do Estado de Minas Gerais


Municípios vizinhos de Jaboticatubas

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Jaboticatubas-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Taquaraçu de Minas - 17.6 km
Lagoa Santa - 21.6 km
Nova União - 25.3 km
Vespasiano - 27.6 km
Santa Luzia - 29.4 km
Confins - 29.7 km
São José da Lapa - 31.0 km
Pedro Leopoldo - 34.1 km
Baldim - 34.6 km
Bom Jesus do Amparo - 34.6 km
Matozinhos - 36.9 km
Funilândia - 37.6 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Jaboticatubas: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Jaboticatubas através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Fonte: media-cdn.tripadvisor.com
Fonte: www.jaboticatubas.mg.gov.br
Fonte: www.jaboticatubas.mg.gov.br
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: i.ytimg.com
Fonte: cdn.brasildefato.com.br
Fonte: static.consolidesuamarca.com.br
Fonte: www.pousadacachoeiradaserra.com.br
Fonte: www.jaboticatubas.mg.gov.br
Fonte: www.pousadacachoeiradaserra.com.br
×

Página de Jaboticatubas

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Jaboticatubas
Última Atualização: 05/12/2021

Você conhece Jaboticatubas? Deixe seu comentário:

Estados


Seriços