Início » Minas Gerais » Matozinhos

Tudo sobre Matozinhos - Estado de Minas Gerais

Município de Matozinhos

Informações Gerais sobre Matozinhos

Qual a localização da cidade de Matozinhos?

O município de Matozinhos pertence ao estado Minas Gerais, ele fica localizado na latitude -19.5543 e longitude -44.0868.

Qual é o tamanho do território de Matozinhos?

252,280 km².

Qual a população de Matozinhos?

Aproximadamente 37.473 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Matozinhos?

matozinhense.

Quem é o prefeito da cidade de Matozinhos?

Atualmente a cidade é administrada por ANTONIO DIVINO DE SOUZA do PMDB.

Avaliação geral do município: 4.8 / 5 para Matozinhos por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Matozinhos faz parte do estado de Minas Gerais. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua população aferida pelo IBGE em 2010 era de 32.973 habitantes.

Antigo distrito criado em 1823/1891 e desde 1923 domina o município de Pedro Leopoldo, foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 1058 31 de dezembro de 1943.

História da cidade de Matozinhos Minas Gerais - MG

Os remanescentes da antiga bandeira de Dom Rodrigo de Castelo Branco foram primeiros habitantes civilizados que chegaram à região onde hoje se localiza Matozinhos. Após a morte do bandeirante, seus companheiros dispersos procuraram se instalar, apossando-se das terras ao redor de onde se encontravam. Há vestígios comprovantes de que toda a região fora anteriormente habitada por indígenas, muito embora não se conheça ao certo suas tribos e costumes característicos.

As terras de Matozinhos saíram das que compunham três antigas sesmarias doadas ao tenenteJosé de Souza Viana, a Dona Isabel Maria Barbosa de ávila Lôbo Leite Pereira e ao tenente Antônio de Abreu Guimarães.

O povoado, que foi denominado Matozinnho, iniciou se ao redor da capela do Senhor Bom Jesus, que foi edificada no local onde fora descoberta uma imagem do santo, entre ruínas de antigo acampamento. O senhor Bom Jesus, passou então a ser o padroeiro do lugar e até hoje, multidões de fiéis fazem romaria à cidade, no mês de setembro.

Em 23 de agosto de 1823 o povoado foi elevado à categoria de freguesia, com o nome de "Freguesia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos", e até 1943, pertenceu sucessivamente a Sabará, Santa Luzia e Pedro Leopoldo. Em 1º de janeiro de 1944 foi elevado a município, com nome de Matozinhos, sendo elevado a Sede de Comarca em junho de 1955.

A inaguração da estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1895, produziu novos reflexos progressistas, como a instalação da primeira fábrica de tecidos de lã em Minas Gerais, em 1908, na localidade denominada Periperi. Matozinhos está localizado em um planalto, por isso o aspecto geral do seu território é montanhoso, sendo o Pico da Roseira seu ponto mais elevado, com

1.011 metros de altitude. Outras atrações compõem o cenário turístico de Matozinhos. A formação de rocha calcário revelam a grande riqueza arqueológica e espeleológica da região, onde se destacam as grutas "Cerca Grande", "Poções e "Ballet", sendo que nesta última encontra-se o painel de pintura rupestre denominado "Ritual de Fecundidade".

Construções antigas como as da igrejinhas de São José, construída em arquitetura colonial, no século XVIII, são também relíquias da cidade. Referência especial merece a Fazenda de Jaguara, sede do chamado "Vinculo da Jaguara", que se constituiu em importante estabelecimento rural do período colonial.

Filhos ilustres ajudaram a criar parte da história, tais como Bento Gonçalves, Caio Martins e Agripa de Vasconcelos, Cavalgadas, Jubileu do Senhor Bom Jesus, congados, folia de reis, enfim, as festas mais típicas do interior mineiro também são acontecimentos na cidade. Bons restaurantes, hóteis e um povo acolhedor estão de braços abertos para receber você e sua família. Venha conhecer um pouco da história de Minas e suas belezas naturais em Matozinhos, a 47 km da capital mineira.

Gentílico: matozinhense

Formaçao Administrativa

Distrito criado com a denominação de Matozinhos, pelo alvará de 25-08-1823, e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Santa Luzia dos Rios das Velhas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Matozinhos figura no município de Santa Luzia dos Rio das Velhas.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Matozinhos deixa de pertencer ao município de Santa Luzia do Rio das Velhas para ser anexado ao novo município de São Leopoldo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Matozinhos figura no município de São Leopoldo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Matozinhos, pela lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado de São Leopoldo. Sede no antigo distrito de Matozinhos. Constituído de 3 distritos: Matozinhos, Capim Branco e Prudente de Morais, todos desmembrados de São Leopoldo. Não temos a data de instalação.

Pela lei nº 336, de 27-12-1948, é criado o distrito de Mocambeiro com terras desmembradas do distrito de sede de Matozinho e anexado ao município de Matozinhos.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Matozinhos, Capim Branco, Mocambeiro e Prudente de Morais.

Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembra do município de Matozinhos o distrito de Capim Branco. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Matozinhos, Mocambeiro e Prudente de Morais.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Matozinhos o distrito de Prudente de Morais. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Matozinhos e Mocambeiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, transfere o distrito de Matozinhos do município de Santa Luzia do Rio das Velhas para o de São Leopoldo.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Matozinhos?

31

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Matozinhos:

0+Operadora+31+Telefone de destino

Como ligar para Matozinhos pela

CTBC Telecom:012 + 31 + telefone
Vivo:015 + 31 + telefone
Aerotech:017 + 31 + telefone
Claro:021 + 31 + telefone
GVT:025 + 31 + telefone
Oi Telemar:031 + 31 + telefone
TIM:041 + 31 + telefone
Sercontel:043 + 31 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Matozinhos?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Matozinhos Minas Gerais o CEP geral é 35720000.

Prefeitura Municipal de Matozinhos

Endereço: Pça. Bom Jesus, 99, Centro, Matozinhos - MG, CEP: 35720000
Telefone / Fax:(31) 3712-4144 (31) 3712-4083
Prefeito: ANTONIO DIVINO DE SOUZA do PMDB

Hospitais no município de Matozinhos - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde matozinhense.

Relação de Cartórios no município de Matozinhos MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Matozinhos com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Matozinhos Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Matozinhos-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Matozinhos

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Matozinhos, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Matozinhos

Auxiliar de Faturamento
Vaga cadastrada em 10/10/2019
Matozinhos - MG

Atividades: Realizar faturamento, acompanhamento do fluxo de produção, organização de documentos, dentre outras atividades. Requisitos: Ter experiencia a partir de 1 ano. Ter disponibilidade de horário. Residir em matozinhos ou capim ...

GERENTE ADMINISTRATIVO - EM MATOZINHOS - MG - CÓD - 25541 em Matozinhos/MG - Salário: R$ 4000 por mês
Vaga cadastrada em 05/10/2019
Selecao Profissional - Matozinhos - MG

Sobre a Vaga de Emprego Atividades a serem desenvolvidas: Cargo: Gerente Administrativo Quantidade: 1 Estado/País: MG - Brasil Cidade: Matozinhos Descrição: Gerenciar atividades na área administrativa. acompanhar processos e result...

Auxiliar Administrativo
Vaga cadastrada em 03/10/2019
Matozinhos - MG

- Ensino médio completo ou cursando ensino superior em Administração ou áreas afins; - Conhecimento do Pacote Office, será considerado um diferencial conhecimento em Excel intermediário a avançado; - Disponibilidade de horários; - Fácil ...

Analista programador mobile
Vaga cadastrada em 02/10/2019
EMPRESA DE TECNOLOGIA EM BH - Matozinhos - MG

Analista programador mobile Irá atuar com análise e desenvolvimento de produtos de software. Beneficios: Vale Transporte; Vale Alimentação/Cesta Básica; Assistência Médica; Seguro de vida; Assistência Odontológica; Formação Acadêmica: De...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Matozinhos

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Matozinhos, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Matozinhos do Estado de Minas Gerais

Condições de Tempo Hoje (13/11/2019), Matozinhos - MG:

Nublado

Temperatura: 24º C
Humidade do Ar: 68%
Velocidade do Vento: 9 km/h

Previsão para os próximos dias:

14/11/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 29 Min: 18
15/11/2019 - Trovoadas. Max: 30 Min: 20
16/11/2019 - Trovoadas. Max: 27 Min: 20
17/11/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 26 Min: 18
18/11/2019 - Trovoadas. Max: 26 Min: 18

Municípios vizinhos de Matozinhos

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Matozinhos-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Capim Branco - 4.63 km
Pedro Leopoldo - 9.90 km
Prudente de Morais - 11.6 km
Confins - 12.8 km
Sete Lagoas - 19.4 km
São José da Lapa - 20.7 km
Funilândia - 21.1 km
Lagoa Santa - 22.3 km
Vespasiano - 22.6 km
Ribeirão das Neves - 23.1 km
Esmeraldas - 32.7 km
Baldim - 32.8 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Matozinhos: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Matozinhos através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Matozinhos Minas Gerais n-1
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-2
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-3
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-4
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-5
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-6
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-7
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-8
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-9
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-10
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-11
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-12
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-13
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-14
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-15
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-16
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-17
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-18
imagem de Matozinhos Minas Gerais n-19

Página de Matozinhos

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Matozinhos
Última Atualização: 13/11/2019

Você conhece Matozinhos? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: