Início » Minas Gerais » Itajubá

Tudo sobre Itajubá - Estado de Minas Gerais


Município de Itajubá

Informações Gerais sobre Itajubá

Qual a localização da cidade de Itajubá?

O município de Itajubá pertence ao estado Minas Gerais, ele fica localizado na latitude -22.4225 e longitude -45.4598.

Qual é o tamanho do território de Itajubá?

294,835 km².

Qual a população de Itajubá?

Aproximadamente 96.389 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Itajubá?

Itajubense.

Quem é o prefeito da cidade de Itajubá?

Atualmente a cidade é administrada por CHRISTIAN GONÇALVES TIBURZIO E SILVA.

Avaliação geral do município: 4.7 / 5 para Itajubá por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2019

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Fevereiro de 2008.

Itajubá é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Localizado na Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas e na Microrregião homônima.

"Itajubá" é uma palavra tupi que significa "braço de pedra", através da junção dos termos itá ("pedra") e îybá ("braço"). É uma referência à Cachoeira de Itagybá, que se localiza no município próximo de Delfim Moreira.

História da cidade de ITAJUBÁ MINAS GERAIS Monografia - no° 566 Ano: 1973

ASPECTOS HlSTÁRICOS

ANCHIETA Couto de Magalhães e Moreira Pinto explicam que o vocábulo "Itajubá, significa pedra amarela", isto é, ouro, ou então, "Itajubá" - madeira da localidade, de cor amarelo vivo; entretanto, temose como versão exata a dos historiadores Geraldino Campista e J. Armelim Bernardo Guimarães, que entendem que a palavra quer dizer: "cachoeira", "cascata", "rio das pedras".

Itajubá foi o terceiro topônimo dado à localidade. De início denominou-se Boa Vista e depois, com a construção do primeiro templo, chamou-se Capela Nova.

Em fins do século XVII o Padre João de Faria, seu cunhado Antônio Gonçalves Viana e outros bandeirantes, sob o comando de Borba Gato, encontraram ricas zonas de garimpagem na legendária Mantiqueira, na área em que mais tarde se constituiria o Itajubá Velho, ou seja, o atual Município de Delfim Moreira. Em 1740, novos descobridores foram atingindo a localidade aí erguendo suas casas e, em 1752, uma igreja, cuja construção foi requerida pelo Capitão Manuel Corrêa da Fonseca, natural de Portugal. Em torno da igreja formou-se o arraial ao qual se chamou "Descoberto", e que foi logo transformado em vila e denominado "Soledade de Itajubá".

Ao tempo em que era vigário colado o padre Lourenço da Costa Moreira, o povoado já não se apresentava aos olhos dos garimpeiros como zona rica. Abandonado pelos descobridores que desceram o Sapucaí e instalaram-se cinco léguas abaixo, passou a ser conhecido como Itajubá Velho.

Em 19 de março de 1819, ocorria a fundação de Itajubá, então chamada Boa Vista, quando o padre Lourenço da Costa Moreira - que também abandonara Itajubá Velho - celebrou a primeira missa, numa capela tosca, coberta de sapé. A nova povoação da Boa Vista prosperou rapidamente, sempre atraindo os habitantes da antiga localidade. Concluído o templo, entendeu o povo de buscar em Soledade de Itajubá a tradicional imagem de Nossa Senhora da Soledade. A procissão, que partiu de Boa Vista, foi recebida hostilmente em Itajubá Velho, ficando o lugar da refrega conhecido pelo nome de "Encontro". Os habitantes de Boa Vista de Itajubá obtiveram outra imagem de Nossa Senhora da Soledade e a entronizaram festivamente.

O Município tem seu nome ligado a alguns dos mais importantes fatos da nossa História, como a Inconfidência Mineira, a Guerra do Paraguai, a I e a II guerras mundiais e principalmente a Abolição, quando por um acordo entre si, os senhores do Município, antes da sanção do Decreto, concederam liberdade aos seus cativos, apoiando a ação dos que lutavam com essa finalidade. O acontecimento mereceu louvores nos meios abolicionistas e José do Patrocínio denominou Itajubá a "Cidade da Luz".

Formação Administrativa e Judiciária EM 18 de setembro de 1753, o arraial denominado Soledade de Itajubá foi elevado à categoria de curato. Esse curato passou a .ser conhecido como Itajubá Velho, em conseqüência do surgimento de um novo núcleo populacional, perto de Boa Vista, ao qual todos passaram a chamar de Itajubá.

Formação Administrativa

Em 14 de julho de 1832, Decreto imperial criou a freguesia de Boa Vista de Itajubá. Em virtude de sua franca prosperidade, seu território foi desmembrado do de Campanha, por força da Lei n°. 355, de 27 de setembro de 1848, recebendo foros de vila e de cabeça do Município. A instalação ocorreu em 27 de junho de 1849.

Com o sancionamento da Lei provincial número 1.149, de 4 de outubro de 1862, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade.

Refere-se à criação do distrito-sede a Lei estadual n°. 2, de 14 de setembro de 1892.

Na Divisão Administrativa de 1911 e nos quadros da apuração do Recenseamento Geral de 1920 o Município se denominava simplesmente Itajubá e se dividia em 3 distritos: Itajubá, Soledade de Itajubá e Piranguçu. Essa composição distrital se manteve até 1938, quando, por força do Decreto-lei estadual n°. 148, de 17 de dezembro, que fixou o quadro territorial do Estado para vigorar no qüinqüênio 1939-1943,

o Município de Itajubá perdeu o distrito de Delfim Moreira (ex-Soledade de Itajubá), incluído no Município de mesmo nome. Dessa forma Itajubá figurou apenas com o distrito-sede de Piranguçu.

De acordo com o quadro da divisão territorial judiciário-administrativa do Estado, fixado pelo Decreto-lei estadual n°. 1.058, de 31 de dezembro de 1943, para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, compunha-se de 3 distritos; Itajubá, Bicas do Meio c Piranguçu.

Constituído dos distritos de Itajubá, Bicas do Meio, Lourenço Velho e Piranguçu nos quadros fixados pelas leis números 336, de 27 de dezembro de 1948 e 1.039, de 12 de dezembro de 1953, para vigorar nos períodos do 1949-1953, 1954-1958, respectivamente, assim permaneceu na Divisão Territorial de 1960.

Por força da Lei estadual n°. 2.764, de 30 de dezembro de 1962, os distritos de Piranguçu e Bicas do Meio foram desmembrados para a constituição dos municípios de Piranguçu e Wenceslau Braz, respectivamente. Em conseqüência, Itajubá passou a figurar com dois distritos: o da Sede e o de Lourenço Velho, situação que ainda permanece.

Itajubá é sede de Comarca da 3.oª entrância. Sua jurisdição se estende aos municípios de Delfim Moreira, Marmelópolis, Piranguçu e Wenceslau Braz.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Itajubá?

35

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Itajubá:

0 + Operadora + 35 + Telefone de destino

Como ligar para Itajubá pela

CTBC Telecom: 012 + 35 + telefone
Vivo: 015 + 35 + telefone
Aerotech: 017 + 35 + telefone
Claro: 021 + 35 + telefone
GVT: 025 + 35 + telefone
Oi Telemar: 031 + 35 + telefone
TIM: 041 + 35 + telefone
Sercontel: 043 + 35 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Itajubá?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Itajubá Minas Gerais o CEP geral é 37500000.

Prefeitura Municipal de Itajubá

Endereço: Avenida Dr. Jerson Dias, 500, Estiva, Itajubá - MG, CEP: 37500000
Telefone / Fax:(35) 3692-1702 (35) 3692-1703
Prefeito: CHRISTIAN GONÇALVES TIBURZIO E SILVA

Hospitais no município de Itajubá - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde Itajubense.

Relação de Cartórios no município de Itajubá MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Itajubá com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Itajubá Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Itajubá-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Itajubá

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Itajubá, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Itajubá

Montador de Equipamentos
Vaga de emprego cadastrada em 04/12/2021
General Electric - Itajubá - MG

Auxiliar na realização das atividades relacionadas à montagem de equipamentos elétricos de alta tensão e montar subconjuntos elétricos dos produtos, seguindo Carta de Fabricação (CF), desenhos e orientações superiores, visando atender as et...

Técnico em Eletrotécnica - Fiscalização de Obras
Vaga de emprego cadastrada em 03/12/2021
Jequitiba Engenharia - Itajubá - MG

Técnico em Eletrotécnica - Fiscalização de Obras Fiscalização da Obra, Elaboração de Relatórios, Análise de Projetos e demais rotinas do cargo. Certificação Conhecimento Possuir Experiência comprovada em Execução ou fiscalização de instalaç...

Engenheiro Eletricista - Fiscalização de Obras
Vaga de emprego cadastrada em 03/12/2021
Jequitiba Engenharia - Itajubá - MG

Engenheiro Eletricista - Fiscalização de Obras Fiscalização da Obra, Elaboração de Relatórios, Análise de Projetos e demais rotinas do cargo. Certificação Conhecimento Possuir Atestado com CAT em Execução ou fiscalização de instalações elét...

Supervisor de Logística
Vaga de emprego cadastrada em 02/12/2021
Itajubá - MG

Consultoria divisão responsável pelo Recrutamento e Seleção de cargos de média, alta gestão e especialistas, em parceria com grande indústria produtora de marcas líderes em eficiência e resultados que atendem as mais diversas necessidades d...

Especialista de Recursos Humanos
Vaga de emprego cadastrada em 02/12/2021
Itajubá - MG

Nesta função, você será responsável por executar vários processos operacionais de RH e apoiará a equipe em todas as categorias de serviços de RH, incluindo integração de empregados, desligamentos, manutenção de dados, relatórios, métricas, ...

SUPERVISOR DE ARMAZÉM - ITAJUBÁ em Itajubá/MG - Salário: R$ 6000.01 - 7000 por mês
Vaga de emprego cadastrada em 28/11/2021
Itajubá - MG

Sobre a Vaga de Emprego Atividades a serem desenvolvidas: Esta posição tem como objetivo a coordenação dos processos de warehouse. Fornece orientação operacional diária e lidera a equipe de armazém responsável por produtos de revenda e ...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Itajubá

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Itajubá, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Itajubá do Estado de Minas Gerais


Municípios vizinhos de Itajubá

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Itajubá-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Piranguinho - 8.06 km
Piranguçu - 11.9 km
São José do Alegre - 12.8 km
Maria da Fé - 15.6 km
Wenceslau Braz - 16.1 km
Brazópolis - 17.1 km
Pedralva - 20.4 km
Delfim Moreira - 20.6 km
Conceição das Pedras - 29.4 km
Marmelópolis - 30.4 km
Cristina - 31.0 km
Santa Rita do Sapucaí - 31.8 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Itajubá: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Itajubá através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: i.ytimg.com
Fonte: s2.glbimg.com
Fonte: i.pinimg.com
Fonte: media-cdn.tripadvisor.com
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: uploads.bemparana.com.br
Fonte: www.itajuba.mg.gov.br
Fonte: www.guiadoturismobrasil.com
Fonte: 3.bp.blogspot.com
×

Página de Itajubá

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Itajubá
Última Atualização: 05/12/2021

Você conhece Itajubá? Deixe seu comentário:

Estados


Seriços